Advogado de Lula vai insistir na absolvição
Em coletiva após a sessão da Quinta Turma do STJ que reduziu a pena imposta ao ex-presidente Lula no caso do tríplex no Guarujá nesta terça-feira, 23, o advogado do petista Cristiano Zanin Martins (foto) reafirmou que o foco da defesa continua sendo a absolvição, e considerou a decisão desta tarde um "início". "Não podemos...
Em coletiva após a sessão da Quinta Turma do STJ que reduziu a pena imposta ao ex-presidente Lula no caso do tríplex no Guarujá nesta terça-feira, 23, o advogado do petista Cristiano Zanin Martins (foto) reafirmou que o foco da defesa continua sendo a absolvição, e considerou a decisão desta tarde um "início".
"Não podemos deixar de registrar que houve um primeiro passo em relação à necessidade de debelar arbitrariedades ou abusos praticados contra o ex-presidente Lula. Pela primeira vez, um tribunal reconheceu que a pena aplicada ao ex-presidente, tanto pelo ex-juiz Sergio Moro quanto pelo TRF-4, é abusiva. É pouco, mas é o início", afirmou o defensor do petista.
Zanin, contudo, não deixou de criticar o julgamento desta tarde e disse ainda que o STJ recorreu a "formalidades" para deixar de examinar o mérito do caso.
"Respeitamos o posicionamento exposto hoje pelos ministros, mas expressamos a inconformidade da defesa em relação ao resultado, já que entendemos que a absolvição é o único resultado possível, por isso vamos recorrer", afirmou o defensor.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de o petista conseguir a progressão para o regime semiaberto ainda neste ano, Zanin evitou falar em cálculos da pena e reiterou que o foco da defesa continua a ser a absolvição. Segundo o advogado, sequer foi instaurado um procedimento na Justiça Federal em Curitiba para que possa ser calculada a eventual remição de pena do ex-presidente.
Por unanimidade, a Quinta Turma do STJ reduziu nesta tarde a sentença do petista de 12 anos e um mês de prisão para oito anos, dez meses e vinte dias. Lula está preso na carceragem da PF em Curitiba desde abril do ano passado.
Além desta condenação, o petista também foi sentenciado a 12 anos e 11 meses pelo episódio do sitio utilizado por ele em Atibaia e que, assim como o tríplex, recebeu melhorias bancadas por empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobrás. Neste caso, porém, a defesa de Lula ainda não apresentou seu recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sandra
2019-04-24 20:52:40Basta acelerar o andamento dos dvs processos do corrupto, que ele não vai conseguir sair da cadeia!!!!
Josué
2019-04-24 17:04:08O pagamento pra este advogado é feito através de transferências entre contas no exterior. Ninguém precisa saber, é só transferir. A amante do Lula, só numa mala diplomática, aquelas que ninguém abre, numa das viagens patrocinadas por nós, levou para Portugal, pro Banco Espírito, 27.000.000,00 de euros. Da para pagar zanins e mais zanins.
André
2019-04-24 14:54:28Os juízes precisam acelerar os outros processos do Lula que, provavelmente irão condená-lo a mais anos de cadeia! E os processos de Zé Dirceu? O gato comeu?
Roberto
2019-04-24 14:45:48Quanto se gastando com esse LADRÃO. O DIREITOS são apenas para quem tem DINHEIRO
Alberto
2019-04-24 11:25:50País engraçado esse nosso O indivíduo que tem dinheiro, tá ai, toda hora com recursos e mais recursos para ser libertado, no entanto, o coitado que rouba uma galinha pra matar a fome às vezes, apodrece na cadeia... Temos uma completa inversão de valores nesse país dominado pelos "Vagabundos, Pilantras, etc., etc."
Paulo
2019-04-24 10:47:25Não foi absolvido e sim condenado em terceira instância, esta claro, então o discurso absurdo da defesa é cortina de fumaça, aos idiotas de plantão, e ainda resta julgamento no TRF 4 do caso sítio de Atibaia, não é mesmo? Que aumentará sua pena com certeza, já sentenciado em 1a instância, pobre Brasil com farsa no Olimpo dos deuses... tola ilusão fim da lava jato... ainda responde a 6 processos criminais na justiça federal, o maior corrupto mundial do séc 20, Pobre Brasil
PAULO
2019-04-24 10:41:58Olha! Estou curioso mesmo é com o desenrolar da notícia de tempos atrás com relação aos 78 milhões de reais de que o escritório do Zanin teria recebido através de outra banca, fruto de uma Federação do Comércio do Rio, cujo presidente está preso . Verdade isso?
Leandro
2019-04-24 10:27:13Esse canalha tinha td pra colocar o país no topo das Nações, mas resolveu roubar... roubar muito. Entulhar a máquina pública de apaniguados incompetentes com salários altíssimos. Será lembrado por ter sido o maior ladrão do mundo. Não vamos deixar esquecer isso.
Leandro
2019-04-24 10:20:25Lula mesmo usando advogados carissimos, perdeu em todas as instancias sem q ao menos um dos varios ministros q o PT indicou, votasse a favor dele. As razoes q o levaram à prisao, ja prenderam varios outros presidentes na América do sul e em portugal, sem falar q já tem um corpo estendido no Peru. Mas vc fala com um desses doentes petistas e eles continuam a dizer - não há provas. Será q tem tratamento pra eles? Um alternativo..., pelo menos? Choque elétrico !!!
Geraldo
2019-04-24 10:13:49Não existe um prazo para o recurso ao TRF4 no caso do sítio de Atibaia?