URGENTE: Raquel Dodge arquiva inquérito com censura a Crusoé
Em manifestação enviada ao ministro Alexandre de Moraes, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge (foto), informou nesta terça-feira, 16, que foi arquivado o inquérito que havia sido instaurado de ofício pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Tofolli, em 14 de março, para apurar ataques à corte. Foi como relator deste inquérito que Moraes determinou...
Em manifestação enviada ao ministro Alexandre de Moraes, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge (foto), informou nesta terça-feira, 16, que foi arquivado o inquérito que havia sido instaurado de ofício pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Tofolli, em 14 de março, para apurar ataques à corte. Foi como relator deste inquérito que Moraes determinou a censura à reportagem "O amigo do amigo do meu pai", publicada por Crusoé.
Segundo o Ministério Público Federal, "a providência tem como fundamento o respeito ao devido processo legal e ao sistema penal acusatório estabelecido na Constituição de 1988, segundo o qual o Ministério Público é o titular exclusivo da ação penal, fato que provoca efeitos diretos na forma e na condução da investigação criminal".
No documento que enviou a Moraes, Dodge afirma que, embora os autos ainda não tenham sido enviados ao Ministério Público Federal, houve o cumprimento de medidas cautelares sem atuação do titular da Procuradoria da República, para avaliação dos parâmetros legais da medida ou em cumprimento ao controle externo da atividade policial. A procuradora-geral da República destacou também que "a decisão do relator do inquérito proibiu exibição de matéria jornalística".
Dodge enfatizou a importância da separação das funções no processo de persecução penal como uma garantia do indivíduo e da sociedade, essenciais para construir o Estado Democrático de Direito. "O sistema penal acusatório é uma conquista antiga das principais nações civilizadas, foi adotado no Brasil há apenas trinta anos, em outros países de nossa região há menos tempo e muitos países almejam esta melhoria jurídica. Desta conquista histórica não podemos abrir mão, porque ela fortalece a justiça penal", afirmou a procuradora em um dos trechos da manifestação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Mauricio
2019-04-17 10:46:46Um mundo surreal. Vai levar muito tempo pra sanear esses 3 poderes maléficos
Alexandre
2019-04-17 07:25:25Enfim, alguém que está bem "montada" no DIREITO. Alexandre de Moraes e Dias Toffoli não deveriam "montar" em bicho que não conhecem.
Mauro
2019-04-16 23:23:19Parabéns Procuradora! Tardiamente! Deve ter sido forçada de alguma maneira. Também não confio nela!
Pedro
2019-04-16 21:33:41Quem investiga não julga, quem julga não investiga. No caso, o STF jamais poderia instaurar inquérito e sequer propor ação penal. Ele é parte, não titular. Em razão disso, a Procuradora Geral República, Raquel Dodge, merece nossos aplausos pela intransigente defesa da Constituição e de todo o Ordenamento Jurídico da República.
luizantonio-rj
2019-04-16 18:16:36Quem controla um ministro do stf? Eles mesmos? Com todo aquele corporativismo calhorda? Ou o senado? Aquele que agora é presidido por um frouxo novo?
AA
2019-04-16 18:07:06CRUSOÉ....agradeça ao MORAES... promoveu gratuitamente o maior MARKETING para a revista !!!
CARLOS
2019-04-16 17:53:21Menos mal, decisão tardia mas necessária. Importante manter este STF sob vigilância e não dar espaço para este tipo de absurdo. Parabéns Crusoé!!👍👍👍
Tereza
2019-04-16 17:44:16Parabéns Crusoe , não deu em nada e ainda vcs devem ter ganho muitos assinantes. Hahaha
Jânio Matos
2019-04-16 17:44:09Lamentável a atitude de determinados membros do STF usurpando funções que não lhes cabem além de atropelarem suas próprias funções como guardiões da Constituição. Infelizmente o Senado Federal tem se acovadado na suas funções, pois se não existissem tantos requerimentos de CPI's engavetados certamente não estaríamos vivenciando tais agressões à democracia.
ANA
2019-04-16 17:36:38Só depende de nós. Enquanto precionarmos, haverá resultado positivo.