Comissão da Câmara aprova convocação de Guedes para explicar offshore
A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara aprovou nesta terça-feira, 5, a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), para explicar movimentações financeiras no exterior por meio de uma offshore. O requerimento foi apresentado pelo deputado Kim Kataguiri após o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos revelar que Guedes criou em 2014 a...

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara aprovou nesta terça-feira, 5, a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), para explicar movimentações financeiras no exterior por meio de uma offshore.
O requerimento foi apresentado pelo deputado Kim Kataguiri após o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos revelar que Guedes criou em 2014 a empresa Dreadnoughts nas Ilhas Virgens Britânicas.
Nas redes sociais, Kataguiri argumentou que Guedes fez alterações no Conselho Monetário Nacional para beneficiar offshores e defendeu publicamente que a reforma do Imposto de Renda não as atingisse.
"Além disso, Guedes já defendeu por diversas vezes que o dólar continuasse alto, aumentando a inflação para os brasileiros e prejudicando nossa indústria. Por tudo isso a convocação se faz necessária para que o Ministro se explique", completou.
Manter valores no exterior não é algo ilegal, desde que isso seja declarado à Receita Federal. Uma possibilidade, porém, é a de que Guedes tenha violado o 5º Código de Conduta da Alta Administração Federal, de 2000. Segundo o texto, funcionários públicos de alto escalão não podem manter aplicações financeiras no exterior ou no Brasil que possam ser afetadas por políticas financeiras.
No Senado, a Comissão de Assuntos Econômicos aprovou um convite a Guedes e ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que mantém, também nas Ilhas Virgens Britânicas, as empresas Cor Assets e ROCN, que são as iniciais de seu nome.
A sessão está agendada para 19 de outubro. Neste caso, por se tratar de um convite, os dois não são obrigados a comparecer.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Amauri
2021-10-05 23:31:54Paulo Guedes é banqueiro, sempre foi rico, a questão das empresas offshore não é uma novidade, além disso ser absolutamente legal. Qualquer um aqui que tivesse esse dinheiro todo estaria com ele no exterior para se proteger da sanha tributária brasileira que sustenta um monte de vagabundos. Senhores, não sejamos hipócritas. O Brasil sempre foi e sempre será lugar de exploração e exportação de capitais, não se iludam. Quem quiser um futuro melhor, que de um jeito de sumir daqui
Humberto
2021-10-05 20:30:30Depois deste “Pequeno”, Escândalo deputado Sabino, pediu para recolocar estudo de Taxar rendimento de contas de Brasileiros no exterior, na Reforma Tributária!!
Humberto
2021-10-05 20:25:53Total de valor estimado em contas no exterior, pertencente à brasileiros , valor aproximado 292 bilhões de Dólares (Mais de 1,5 trilhões de reais),imagina se houvesse tributação em no máximo 20% os rendimentos obtidos lá fora , não precisaria aumento de imposto aqui , como o IOF!! Importante o Paulo Gogó Guedes, mandou tirar da reforma tributária este parecer por que ??? Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
João
2021-10-05 15:15:14Guedes em 2015 já tinha 50.000.000 de reais nessa offshore declarados no IR,Ao contrário do Gedel que tinha isso em espécie dentro de malas e declarados só para a MÃE. Parem de ser invejosos e recalcados e deixem o homem trabalhar!!!!!
AIRTON
2021-10-05 13:25:22Pena que o gado não consegue entender. É muito "complexo" pra cabeça com chifres.
Eliete
2021-10-05 13:00:35Pode ser legal, porém é imoral.As atuações de Guedes, são todas favoráveis aos seus próprios negócios e totalmente desfavorável ao País.Os nossos congressistas aprovam leis que favorecem somente aos corruptos lesando mortalmente milhões de brasileiros.Deixamos de ser um País em desenvolvimento para cairmos num sub sub sub País. Parabéns CONGRESSISTAS.
Almino
2021-10-05 12:42:52São todos farinha do mesmo saco. Só os idiotas continuam lambendo o chão de uns e de outros. #SOUTERCEIRAVIA
Mário
2021-10-05 12:40:48O Cara sempre foi milionário . Deve ter varias e varias contas em offshores , como todo bom milionário brasileiro. Ou estrangeiro .
Mário
2021-10-05 12:38:19Todos santinhos !
ENDERSON
2021-10-05 12:11:55Deputados não estão acostumados com dinheiro ganho, fruto do trabalho, aplicado em conta no exterior, que no dia dia deles, é para esconder dinheiro de propina e caixa 2! Paulo Guedes estava a muitos anos no exterior, dirigindo bancos e ganhando em dólar, e é normal que aplique seu dinheiro onde cobram o menor imposto. A canalhice de quem vê isso como crime é porque está medindo Paulo Guedes com sua própria régua!!!