O Supremo também tem culpa
Para o ex-ministro do STF Francisco Rezek, que também foi juiz da Corte Internacional de Haia, a Suprema Corte tem uma parcela de responsabilidade pela crise institucional em curso no país
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Na manhã do primeiro domingo de agosto, Francisco Rezek recebeu um chamado de Luís Roberto Barroso enquanto descansava em sua casa de campo no sul de Minas Gerais. Barroso queria que o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral assinasse uma carta rebatendo as acusações de fraude nas urnas eletrônicas feitas por Jair Bolsonaro. A ideia era que todos aqueles que dirigiram o TSE, desde a Constituição de 1988 – Rezek presidiu o tribunal de 1989 a 1990 –, subscrevessem o documento para demonstrar o quão descabidos eram os questionamentos do presidente da República. O ex-ministro, que também foi juiz da Corte Internacional de Haia, não hesitou em aderir.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Odair
2021-12-14 11:19:12Bons tempos em que os ministros do STF eram pessoas preparadas para exercerem cargo tão importante. Hoje em dia, qualquer advogadozinho, como Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, para não falar de Dias Toffoli, podem ser nomeados ministros do supremo. Temos hoje, o pior presidente, o pior congresso e o pior STF da história.
JOSE CLAUDIO
2021-11-07 23:26:46Aliás, o maior culpado. Deram a certeza de impunidade para políticos e empresários corruptos. As intâncias inferiores fizeram a sua parte, mas o STF as desmoralizou por questões puramente partidárias e pessoais. Por meio do juridiquês, alguns ministros conseguem defender até o capeta contra Jesus Cristo, sempre com a desculpa de que o cidadão é leigo. A justiça nasceu do sentimento do povo, mas eles continuam achando que somos imbecis. Esses caras estão gerando um carma pesado para eles mesmos.
LSB
2021-10-01 10:12:11—> Reconhece q a esquerda usa da violência há décadas, mas está preocupado se a direita não vai fazer pior! Doutrinado mil vezes: Um robô q jamais conseguiu sequer cogitar ou suspeitar q não pensa por si só nem com isenção! Jamais conseguiu perceber seu próprio duplo padrão de julgamento pois sofreu lavagem cerebral p/ acreditar q não é duplo padrão... seria verdade! No mais, reconhece q é atestado de fracasso entregar nossa soberania a um Tribunal Internacional, mas apoia Moro q sonha c/ isso..
LSB
2021-10-01 10:05:40—-> Como bom doutrinado, ACHA que “direita” é fascismo! Não entende ABSOLUTAMENTE nada de conservadorismo ou liberalismo clássico (e não passa pela cabeça q virou mingau, que tais correntes políticas são absolutamente anti fascistas!). De fato, NUNCA, NUNCA, NUNCA, conseguiu sequer suspeitar do parentesco do fascismo com o socialismo e a social democracia. Um doutrinado “completo” e bem “acabado”, preso desde sempre às FAKE NEWS sobre economia que grassam nas madrassas de Direito! —->
LSB
2021-10-01 10:00:33Desonesto intelectualmente e ignorante. Não à toa, estamos onde estamos: foram tais nulidades que “construíram” este Brasil. Frente aos “arroubos” autoritários de Bolso, o juizeco é implacável; já frente aos absurdos do “supreminho”, RECONHECE a tirania praticada (juiz abrindo inquérito, acusando e julgando), mas aí não vê risco nenhum de ruptura institucional mesmo diante do extenso rol de absurdos elencados pelo entrevistador (“passa pano”, releva; enfim, um peso, duas medidas) —->
Napoleão
2021-09-30 14:36:44Como o Ministro foi pedagógico! Como foi direto ao ponto.
Napoleão
2021-09-30 14:30:48Impressionante a lucidez do Min. Francisco Rezek.
Vimar Maddarena
2021-09-27 19:54:41O pretenso, e manifestadamente desejado, golpe de Jair Bolsonaro , foi guilhotinado, pulverizado, fuzilado, no dia do Soldado. O recado dado pelo Sr. General, Comandante do Exército, foi claro, direto e transparente, a um calado Bolsonaro: " Não haverá divisão em nosso país".
Cleidi
2021-09-24 01:42:52Crusoé já vinha me cansando sobre matérias e colunas sobre o louco do presidente. edições massantes e cansativas. já não as lia mais a não ser Sérgio Moro, e Carlos Fernando a cada 15 dias. A entrevista do presidente STF dessa semana foi a melhor entrevista desde o início dessa revista. perfeita, ele nos disse tudo o que queríamos ouvir. verdadeiro, consistente, abrangente, inteligente e didático. parabéns Dr Francisco Rezek. ensinando a fazer JORNALISMO. OBRIGADA. salvou minha assinatu
Sonia
2021-09-24 00:10:32Parabéns, Dr. Resek , finalmente consigo ler alguém que descreva tão bem as atrocidades e injustiças a q foram submetidos Dr. Moro e Dr. Dallagnol por lutarem por um país melhor. Eu mesma passei dias indignada e angustiada com essas decisões nefastas desses crápulas , pois as consequências desastrosas pela destruição de nossas esperanças para um país q estava mudando para melhor. É estarrecedor !!!!