Entre reviravoltas, Lula consegue quatro vitórias na Justiça em um mês
Embora sejam inúmeros os indícios da participação de Lula (foto) em esquemas ilícitos, o petista acumula vitórias na Justiça ao longo dos últimos tempos, beneficiado, sobretudo, pela decisão do Supremo Tribunal Federal que transferiu para a Justiça Federal do Distrito Federal as quatro ações penais movidas pela Lava Jato em Curitiba contra o ex-presidente e pela...
Embora sejam inúmeros os indícios da participação de Lula (foto) em esquemas ilícitos, o petista acumula vitórias na Justiça ao longo dos últimos tempos, beneficiado, sobretudo, pela decisão do Supremo Tribunal Federal que transferiu para a Justiça Federal do Distrito Federal as quatro ações penais movidas pela Lava Jato em Curitiba contra o ex-presidente e pela consequente prescrição dos crimes.
Em cerca de um mês, Lula conseguiu quatro decisões a seu favor. A última delas foi publicada na quinta-feira, 14, quando o ministro Ricardo Lewandowski suspendeu de forma liminar a tramitação de duas investigações. Os processos apuram doações da Odebrecht ao Instituto Lula e a compra pela empreiteira de um terreno para a sede da entidade, além de um apartamento em São Bernardo do Campo.
Lewandowski anotou que, ao declarar a incompetência de Sergio Moro para o julgamento dos casos da Lava Jato, o STF reconheceu também, "implicitamente", a dos integrantes da força-tarefa "responsáveis pelas investigações e, ao final, pela apresentação da denúncia".
Na quarta-feira, 14, a Justiça Federal de São Paulo arquivou a investigação sobre suposta prática de tráfico de influência internacional pelo ex-presidente. A suspeita era de que Lula havia sido contratado pela empresa para participar de uma palestra em Costa Rica a fim de influenciar os governantes do país a firmarem negócios com ela. A apuração foi aberta com base na delação premiada de Léo Pinheiro, ex-executivo da OAS.
“Decorridos mais de seis anos entre a data dos fatos (2011) e o presente momento, constata-se a prescrição da pretensão punitiva estatal de todos os delitos aqui investigados em relação a Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda assim, e bem como com relação aos demais investigados, não se faz presente justa causa para a continuidade das investigações, diante dos parcos indícios coletados”, escreveu a juíza federal Maria Carolina Ayoub.
Antes disso, na esteira da decisão do Supremo que anulou as condenações de Lula e remeteu as ações penais ao DF, a Justiça Federal rejeitou a ratificação da denúncia apresentada pela Lava Jato contra Lula no caso do Sítio de Atibaia, em 21 de agosto. O juiz Frederico Paiva entendeu que o Ministério Público Federal não apontou quais provas poderiam ser reutilizadas e declarou extinta a punição do ex-presidente e de outros réus com mais de 70 anos, como Emílio Odebrecht, por prescrição. O MPF recorreu.
No mesmo mês, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região referendou uma decisão do desembargador Paulo Gustavo Fontes e trancou a ação penal que mirava o ex-presidente pela suposta intermediação de negociações entre o governo de Guiné Equatorial, na África, e o grupo ARG. Em troca da atuação do petista, o Instituto Lula teria recebido 1 milhão de reais.
A Quinta Turma do TRF-3 avaliou que o fato de as provas terem sido obtidas pela Lava Jato em Curitiba a partir de busca e apreensão determinada por Sergio Moro invalida a ação por completo, muito embora o ex-juiz tenha sido declarado suspeito apenas no caso do tríplex do Guarujá.
Com as reviravoltas, agora Lula permanece réu em apenas uma ação penal, em que responde por lavagem de dinheiro, tráfico de influência e organização criminosa. Segundo o MPF, o ex-presidente participou de negociações irregulares para a compra de 36 caças — aeronaves de combate para a Força Aérea Brasileira, do modelo Gripen —, fabricados pela empresa sueca Saab entre 2013 e 2015. O filho do petista é acusado de receber propina de um lobista para que o pai usasse sua influência sobre o governo Dilma Rousseff.
A lista pode crescer, porque o MPF tende a reapresentar denúncias contra o petista no âmbito da Lava Jato. Mas, como mostrou Crusoé, a tendência é de que os processos acabem arquivados. O do escândalo do tríplex do Guarujá por prescrição, já que os fatos são ainda mais antigos do que os do caso do sítio de Atibaia, e os do Instituto Lula graças à decisão de Ricardo Lewandowski que declarou imprestáveis as provas do acordo de leniência da Odebrecht.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Nelson
2021-09-16 17:11:56Ué! Depois das manifestações de 7 e 12 de setembro pararam com as pesquisas?
André
2021-09-15 23:49:46Lula roubou e deixou roubarem trilhões de reais, então dinheiro para comprar juízes, não falta!
Mauricio
2021-09-15 20:55:23Brincadeira!
FERNANDO ANDRADE
2021-09-15 20:48:37E viva o Brasil, a nova venezuela!!
Maria
2021-09-15 19:42:00Esse aí consegue todas vitórias na justiça pq a justiça nesse país a conhecemos bem e de quem paga mais.
Sandra
2021-09-15 17:51:28Já estamos beatificando lula . Em breve será santificado.Mais 1 santo brasileiro. Argh ! Nojo !
ENDERSON
2021-09-15 16:55:47Está tudo dominado!!!! A bandidagem vai voltar com força e fome, para recuperar o tempo perdido!!! Classe artística, e jornalistas em geral, irão vibrar com a volta das tetas gordas!!! Ou seja, a harmonia entre os poderes e a imprensa voltará! Todos muito felizes! E o povo?? O povo que se f*da!!!
Mauro
2021-09-15 14:56:07Pobre país esse Brasil - ter um corrupto desses como herói... com esse pensamento e com a cultura da impunidade, nunca teremos futuro. Precisamos votar melhor em todas as instâncias e quem sabe um dia as pessoas de bem formem maioria... estamos muito longe disso, infelizmente.
Francisco
2021-09-15 14:45:40Francisco barboza pe. Como pode, um país que tem 11 ministros Supremo, 7 vermelhos. porém todos liberam o maior ladrão da historia o se Luiz Inácio. E com certeza vai prender o juiz Moura e todos da lava jato. ja estou ensejando os venezuelanos, pois o brasil caminha para ser pior. Se mais novo fosse iria fugir antes do maior desestre deste país.
Antonio
2021-09-15 13:52:43bandido politico neste país, tem alma lavada por alguns membros do stf