CGU encontra indícios de superfaturamento em gastos do 'orçamento paralelo'
A Controladoria-Geral da União finalizou um relatório de auditoria que aponta uma série de irregularidades na aplicação de recursos do chamado 'orçamento paralelo' do Ministério do Desenvolvimento Regional, comandado por Rogério Marinho. Também conhecido como “mensalão de Bolsonaro”, o caixa secreto foi usado para cooptar apoio político no Congresso às vésperas da eleição para as...
A Controladoria-Geral da União finalizou um relatório de auditoria que aponta uma série de irregularidades na aplicação de recursos do chamado 'orçamento paralelo' do Ministério do Desenvolvimento Regional, comandado por Rogério Marinho. Também conhecido como “mensalão de Bolsonaro”, o caixa secreto foi usado para cooptar apoio político no Congresso às vésperas da eleição para as presidências da Câmara e do Senado.
O documento, de 41 páginas, revela a existência de sobrepreços milionários na compra de tratores e máquinas agrícolas com recursos da pasta. Em apenas um dos contratos investigados -- para aquisição de máquinas pesadas do tipo motoniveladora, escavadeira hidráulica, retroescavadeira e pá carregadeira -- os auditores encontraram indícios de superfaturamento de 130 milhões de reais. O edital foi lançado pelo ministério de Rogério Marinho em dezembro de 2020.
Os técnicos constataram ainda que em 115 de 188 convênios, o equivalente a 61%, “havia risco alto ou extremo de sobrepreço”. “Em geral, foi observado que as pesquisas de preços realizadas tanto pelos entes federados nos convênios celebrados quanto pelo próprio MDR são (quase) exclusivamente por consultas junto a fornecedores que acabam por não refletir os melhores preços do mercado”, aponta o relatório final.
Em maio deste ano, Crusoé seguiu o caminho da verba do orçamento paralelo do Ministério do Desenvolvimento Regional. Descobriu que parte dos recursos teve como destino empresas que pertencem ou estão intimamente ligadas a políticos, além de ter irrigado o caixa de prefeituras comandadas por cabos eleitorais de deputados e senadores.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Globolixo
2021-09-11 20:54:43Pqp! Voces não cansam da mesma ladainha! Dormem e acordam com Bolsonaro na cabeça! Q peninha desta revistinha! Só fofocas! Q não faz falta do capilé!
MARCOS
2021-09-11 18:37:56Eu achava que Bolsonaro tinha se igualado aos outros corruptos mas agora vejo que ele nada tem a ver com isso. São coisas dos amigos.
Humberto
2021-09-11 18:15:58Velho ditado , me digas com quem anda , te direis quem É!! Vou perguntar , igual ao Carluxa, fez para o Lulaladrao, cheio de gente Ladrao e bandido ao Redor do Miliciano, Só ele é HONESTO??? Kkkkkkk
Maria
2021-09-11 16:32:29Mais uma investigação que acabará em pizza
PAULO
2021-09-11 16:02:35O próximo Presidente do Brasil, que não será nem o ex-presidiário Lula, tão pouco o sociopata Bolsonaro, terá que enfrentar dois grandes desafios: a INEFICIÊNCIA e a CORRUPÇÃO. Moro Presidente 🇧🇷
JOSE
2021-09-11 14:23:39Comprar deputados custa caro. Eta governo sério.
Jan
2021-09-11 14:17:58É, veio...malandragem pouca é bobagem..
Jose
2021-09-11 13:18:33Nenhuma novidade. O Bozismo é corrupto, muito corrupto, extraordinariamente corrupto.