Adriano Machado/Crusoé

CGU encontra indícios de superfaturamento em gastos do ‘orçamento paralelo’

11.09.21 12:01

A Controladoria-Geral da União finalizou um relatório de auditoria que aponta uma série de irregularidades na aplicação de recursos do chamado ‘orçamento paralelo’ do Ministério do Desenvolvimento Regional, comandado por Rogério Marinho. Também conhecido como “mensalão de Bolsonaro”, o caixa secreto foi usado para cooptar apoio político no Congresso às vésperas da eleição para as presidências da Câmara e do Senado.

O documento, de 41 páginas, revela a existência de sobrepreços milionários na compra de tratores e máquinas agrícolas com recursos da pasta. Em apenas um dos contratos investigados — para aquisição de máquinas pesadas do tipo motoniveladora, escavadeira hidráulica, retroescavadeira e pá carregadeira — os auditores encontraram indícios de superfaturamento de 130 milhões de reais. O edital foi lançado pelo ministério de Rogério Marinho em dezembro de 2020.

Os técnicos constataram ainda que em 115 de 188 convênios, o equivalente a 61%, “havia risco alto ou extremo de sobrepreço”. “Em geral, foi observado que as pesquisas de preços realizadas tanto pelos entes federados nos convênios celebrados quanto pelo próprio MDR são (quase) exclusivamente por consultas junto a fornecedores que acabam por não refletir os melhores preços do mercado”, aponta o relatório final.

Em maio deste ano, Crusoé seguiu o caminho da verba do orçamento paralelo do Ministério do Desenvolvimento Regional. Descobriu que parte dos recursos teve como destino empresas que pertencem ou estão intimamente ligadas a políticos, além de ter irrigado o caixa de prefeituras comandadas por cabos eleitorais de deputados e senadores.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pqp! Voces não cansam da mesma ladainha! Dormem e acordam com Bolsonaro na cabeça! Q peninha desta revistinha! Só fofocas! Q não faz falta do capilé!

    1. Verdade amigo Humberto. São robots pagos com dinheiro público! Este é o grande problema!

    2. Caro Amigo Jose; os defensores deste Miliciano tem que ser Robô, pois não tem neuronio!!!!Ontem os empresários que defendiam o Bozobosta, receberam o Luiz Fux ,ninguém leva a sério este Bozobosta!!!!

    3. E você não se cansa dessa ladainha de tentar defender o Bozogenocida. Quanto ele te paga para vc zurrar aqui?

  2. Eu achava que Bolsonaro tinha se igualado aos outros corruptos mas agora vejo que ele nada tem a ver com isso. São coisas dos amigos.

  3. Velho ditado , me digas com quem anda , te direis quem É!! Vou perguntar , igual ao Carluxa, fez para o Lulaladrao, cheio de gente Ladrao e bandido ao Redor do Miliciano, Só ele é HONESTO??? Kkkkkkk

  4. O próximo Presidente do Brasil, que não será nem o ex-presidiário Lula, tão pouco o sociopata Bolsonaro, terá que enfrentar dois grandes desafios: a INEFICIÊNCIA e a CORRUPÇÃO. Moro Presidente 🇧🇷

  5. CORRUPÇÃO CORRENDO SOLTA NO DESGOVERNO DO CANALHA FALASTRÃO. É MELHOR ESSE HONESTO 'JÁ IR' SE PREPARANDO PARA TIRAR UMAS FÉRIAS EM BANGU 1 2 3 4 COM ESCALA NA PAPUDA. CONSEGUIRAM DESBANCAR OS VAGABUNDOS DO PT COM TODA ESSA PILANTRAGEM. O PESADELO DESSES BANDIDOS TANTO DE ESQUERDA QUANTO DE DIREITA TEM NOME E SOBRENOME SÉRGIO MORO E ELE ESTÁ CHEGANDO PRA ACABAR COM ESSA ORCRIM DISFARÇADA DE PARTIDOS POLÍTICOS. MORO PRESIDENTE E EX INTEGRANTES DA LAVA JATO PARA O CONGRESSO NACIONAL ESSA É A SAÍDA!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO