Jornais estrangeiros dão pouco destaque ao Sete de Setembro, mas citam 'risco à democracia'
Os principais jornais do mundo não deram destaque às manifestações do Sete de Setembro realizadas em várias cidades do país. Os atos de caráter golpista organizados pelo presidente Jair Bolsonaro, com a defesa do fechamento do Supremo Tribunal Federal e a destituição de parlamentares e ministros do STF, tiveram pouco espaço nas capas de veículos...
Os principais jornais do mundo não deram destaque às manifestações do Sete de Setembro realizadas em várias cidades do país. Os atos de caráter golpista organizados pelo presidente Jair Bolsonaro, com a defesa do fechamento do Supremo Tribunal Federal e a destituição de parlamentares e ministros do STF, tiveram pouco espaço nas capas de veículos estrangeiros nesta terça-feira, 7.
O americano New York Times adotou um tom crítico e, citando especialistas, escreveu que os atos do Sete de Setembro podem ser podem ser o "prelúdio de uma tomada de poder". O jornal fez um paralelo das ofensivas antidemocráticas de Jair Bolsonaro com a invasão do Capitólio, articulada pelo ex-presidente americano Donald Trump. Para o NYT, o Sete de Setembro é uma reação de Bolsonaro à queda vertiginosa de seu nome nas pesquisas eleitorais. A notícia apareceu na capa do site do New York Times nesta terça-feira, mas com pouquíssimo destaque.
O jornal inglês The Guardian mostrou na primeira página o confronto entre manifestantes e a polícia na Esplanada dos Ministérios, registrado na noite de segunda-feira, 6. O Guardian mencionou ainda especialistas que citaram o "risco à democracia".
O americano Washington Post afirmou que o presidente Jair Bolsonaro busca um "show de força", sob o risco de o "tiro sair pela culatra". O jornal americano citou as ameaças de Bolsonaro contra a Suprema Corte, e os gritos da multidão contra o ministro Alexandre de Moraes.
O francês Le Monde afirmou que as manifestações do Sete de Setembro são uma "tentativa de mobilização" do presidente, que o veículo classifica como de "extrema-direita". O jornal mostrou que dezenas de milhares de pessoas foram às ruas nesta terça-feira, sob a promessa feita por Bolsonaro de "escrever uma nova história". Na capa do francês Libération, as manifestações brasileiras não tiveram espaço na capa, que dedicou manchetes apenas à suspensão do jogo entre Brasil e Argentina e a cirurgia do jogador Pelé.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
JO EL
2021-09-07 19:22:01A culpa da democracia brasileira encontrar-se em perigo decorre tao somente de um congresso pra la de omisso, mas submisso ao STF pelo fato de que a maioria dos membros tanto da camara quanto do senado federais terem processos no supremo e dependerem do julgamento dos sinistros, dai que a cumplicidade sempre prevalece, um nao condena o outro que nao condena um e correm pro abraco. So no Brasil. E continua tudo como dantes,no quartel de abrantes.
Maria
2021-09-07 18:30:36O Brasil não representa nada para eles. Nem a Argentina nos respeita.
José
2021-09-07 18:19:23A esquerda gosta é de roubar e mamar nas tetas do governo e do povo brasileiro. Inclusive os artistas e jornalistas. Acabou a mamata.
Iara
2021-09-07 18:12:35Fora do Brasil ninguém sabe quem é Bolsonaro!
Sônia Adonis Fioravanti
2021-09-07 16:36:14BOM MESMO SÃO KASSIO INDICADO PELO PP ,O AMIGODOAMIGODOMEUPAI QUE AJUDOU O 01 ,MENDES QUE DEU PROTEÇÃO AO LIRA ,ficha suja
GERALDO
2021-09-07 16:32:50Fora Genocida!!!!
Maria
2021-09-07 16:28:21Pelé, único homem importante e vale noticiar neste dia ridículo. Brasil de costas para o mundo civilizado.
Celine Marie Regnier de O Preto
2021-09-07 16:26:06Por quê falar sobre um presidente que nem sequer consegue articular “ A Praça dos tres poderes”? Um Bozo perfeito com seus seguidores mugindo e carregando cartazes com dizeres em inglês. Que vergonha! Pobre de nós brasileiros. Além de conviver com uma pandemia e o custo de vida cada vez mais alto, ainda temos que suportar esse ignorante na presidência.
ardo
2021-09-07 16:11:52Kkkkkkkkkkk.eita revistinha acabada! Fim pra vocês!
Maria
2021-09-07 16:09:25Por que a primeira dama não aparece nas fotos???