Toffoli suspende quebras de sigilo de dirigentes da VTCLog
O ministro Dias Toffoli (foto), do Supremo Tribunal Federal, suspendeu liminarmente as quebras dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático impostas pela CPI da Covid a quatro dirigentes da VTC Operadora Logística, empresa que presta serviços ao Ministério da Saúde há anos, com atuação no transporte de insumos, inclusive de vacinas. Toffoli entendeu que as transferências...
O ministro Dias Toffoli (foto), do Supremo Tribunal Federal, suspendeu liminarmente as quebras dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático impostas pela CPI da Covid a quatro dirigentes da VTC Operadora Logística, empresa que presta serviços ao Ministério da Saúde há anos, com atuação no transporte de insumos, inclusive de vacinas.
Toffoli entendeu que as transferências de sigilo foram amparadas em "fundamentos genéricos". O ministro argumentou que a CPI não demonstrou de forma individualizada quais são as possíveis irregularidades cometidas por Raimundo Nonato Brasil, Carlos Alberto de Sá e Teresa Cristina Reis de Sá, sócios da VTCLog, e pela diretora-executiva da empresa, Andreia da Silva Lima.
De acordo com Toffoli, o colegiado nem sequer esclareceu como os dados e informações buscados teriam utilidade para o desenrolar da investigação. "A decretação de quebra de sigilo por comissão parlamentar de inquérito depende da indicação concreta de causa provável de envolvimento nos supostos atos investigados e não pode se fundamentar genericamente em razão dos cargos ocupados por aqueles têm seus dados devassados, como ocorre no caso, o que denota abuso e viola, a um só tempo, os princípios da motivação e da proporcionalidade", escreveu.
A decisão estabelece que a CPI deverá lacrar todo o material coletado com as quebras sigilos e frisa que as informações não poderão ser usadas até o julgamento definitivo do mandado de segurança apresentado pela defesa dos dirigentes.
Toffoli ainda julgou um pedido de suspensão das transferências de sigilo decretadas pela CPI contra a própria VTCLog. Neste caso, o ministro avaliou que não houve abuso de poder ou ilegalidade na decisão da comissão, mas restringiu o alcance das quebras.
Para Toffoli, a transferência dos sigilos extrapolou o objeto de investigação da CPI, porque o colegiado buscou acesso a todos os dados da empresa desde 2018, período anterior à crise sanitária. De acordo com a decisão do ministro, a devassa poderá englobar apenas as informações da VTCLog relativas ao período entre 20 de março de 2020, quando o governo federal decretou estado de calamidade pública em razão da pandemia, e 2021.
Toffoli ordenou que os dados sejam acessados somente em sessão secreta e desde que "guardarem efetiva pertinência com o objeto da apuração legislativa".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Maria
2021-08-25 21:16:34Toffoli e Gilmar as vergonhas do STF! Corruptos!
Sillvia2
2021-08-25 19:35:09O dia correto para 3a Via e correlatos tomarem as ruas do Brasil 🇧🇷 é 12/09… também para rejeitar os bolsolulistas para sempre!
Sônia Adonis Fioravanti
2021-08-25 18:23:36O íntegro amigodoamigodomeupai
#3via
2021-08-25 16:22:05Decidido, dia 7 de Setembro vou para rua por outros motivos mais importantes. #3via, precisamos de uma lei para evitar o estelionato eleitoral que ocorreu em 2018. Fim do foro privilegiado, prisão em segunda estancia, stf, stj, cnj, tcu, tse e pgr so pode entrar juizes e promotores com o mínimo de 12 anos de serviço, e o povo escolhe via eleição. Afinal esses cargos são para trabalhar para a população e não a grupos políticos. Volta da Lava Jato e Deltan Dallagnol para PGR 2022!!
Júlio
2021-08-25 15:10:06Seguramente essa decisão não foi fundamentada na lei e razão, muito menos a favor da população. Com toda certeza tem um interesse por trás. É só isso que eles fazem. Fora ministros do STF.
Odete6
2021-08-25 15:02:23Pra corvolândia proteger seus pares marginais é com ela mesmo!!!! Essa subespécie precisa também pegar uma boa duma cadeia!!!!