Comissão do Senado aprova recondução de Aras ao comando da PGR; votação no plenário deve ocorrer ainda hoje
Com o apoio de parlamentares de diferentes espectros ideológicos, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aprovou a indicação de Augusto Aras (foto) para um novo mandato de dois anos à frente da Procuradoria-Geral da República. O placar registrou 21 votos favoráveis à recondução e seis, contra. Agora, a indicação de Aras segue...

Com o apoio de parlamentares de diferentes espectros ideológicos, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aprovou a indicação de Augusto Aras (foto) para um novo mandato de dois anos à frente da Procuradoria-Geral da República. O placar registrou 21 votos favoráveis à recondução e seis, contra.
Agora, a indicação de Aras segue para o plenário da casa, onde precisa receber o sinal verde de pelo menos 41 dos 81 senadores. A deliberação deve ocorrer ainda hoje, segundo informou o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre.
Nesta terça-feira, 24, durante uma sabatina de seis horas, Aras fez discursos que soaram como música aos ouvidos da maioria dos senadores. Com críticas à Lava Jato, o PGR afirmou que cumpriu o compromisso de ter uma atuação "sóbria" e declarou que pôs fim à "espetacularização midiática" de investigações e à "criminalização da política".
Em outra ponta, Aras negou trabalhar em alinhamento com o governo Bolsonaro. O procurador-geral da República assegurou que exerceu suas funções "dentro da Constituição Federal e das leis" e argumentou que não cabe a ele ser "censor" de autoridades, mas somente fiscalizar “condutas que exorbitem a legalidade”. Aras parafraseou o cientista político e jurista Paulo Bonavides, dizendo que "o Ministério Público não é de governo nem de oposição".
Embora tenha buscado demonstrar autonomia em relação ao Planalto, Aras evitou entrar em conflito com interesses de Bolsonaro. Questionado sobre qual será a postura da PGR diante do relatório final da CPI da Covid, que, conforme anteciparam senadores, proporá o indiciamento do presidente da República, Aras se limitou a responder que fará a análise dentro do prazo legal, de 30 dias.
O PGR também se esquivou quando indagado se concorda com Bolsonaro a respeito da implementação do voto impresso nas eleições. Aras disse que a “polarização” minou as chances de consenso e acrescentou que “todos nós queremos o aprimoramento do sistema”.
Além disso, Aras mostrou-se contrário à punição criminal de Bolsonaro pela falta do uso de máscara de proteção facial. O PGR reconheceu que o ato do presidente é "ilícito", mas avaliou que cabe punição somente na esfera administrativa, com a imposição de multa.
A sabatina contou com "presenças ilustres", como a do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do ministro da Cidadania, João Roma, deputado federal eleito pela Bahia, estado natal de Aras.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Eliane
2021-08-28 19:06:22Aras combina perfeitamente com esse governo, esse senado e essa câmara. Vcs são uma vergonha nacional. Até quando?
Bartolomeu
2021-08-25 11:52:02A cara desse ser provoca náuseas em qualquer pessoa de bem! 🤢
Bartolomeu
2021-08-25 11:50:36Pilantra, bandido, nojento…
Ana Lucia Barbosa de Sousa
2021-08-25 10:12:09O BRASIL É UM LIXO!!!🤮🤮🤮🤮🤮
ÉLIDE
2021-08-24 20:18:27E o Brasil descendo a ladeira, desengatado e sem freios.... Rumo ao desastre! Apertem os cintos, o piloto sumiu...
MENEZES88
2021-08-24 18:55:47É UM BANDIDO QUE CUMPRIU SEU ACORDO COM A QUADRILHA E SÓ POR ISSO JÁ TINHA A SUA RECONDUÇÃO GARANTIDA. 🚔⚔☠
Elaine
2021-08-24 18:22:19Com o custo precificado alcançado , os senadores na CCJ ( com raras e louváveis excessões ) caíram em êxtase ao ouvir o que ouviram sobre a Lava Jato ! Triunfo da corrupção e da impunidade . Bolsonaro saído da presidência , parte dos senadores sem conseguir a reeleição , idem na Câmara com os deputados , esta é a única alternativa possível . Pelo voto , riscar está turba da vida política . Não dá é pensar em entregar os pontos ...
Jose
2021-08-24 18:18:04Os muares psicopatas bozogenocidas estão comemorando. Hoje haverá festa no esgoto! Conseguiram manter o Procurador dos Genocidas da República!
Nelson
2021-08-24 18:17:53O Mecanismo da Orcrim funcionando maravilhosamente impune !
Aparecida
2021-08-24 17:09:08Tiremos nosso cavalinho da chuva : o Brasil nao tem chance de dar certo. Continuara sendo nivelado por baixo ...