Emendas à MP do Auxílio Brasil propõem novo Bolsa Família de até R$ 1,2 mil
A medida provisória que cria o programa Auxílio Brasil, o substituto eleitoreiro de Jair Bolsonaro para o Bolsa Família, já recebeu mais de 400 emendas no Congresso, a maioria com a definição de valores para o benefício. A MP do governo não prevê qual será o montante do auxílio, mas Bolsonaro afirma que haverá um...
A medida provisória que cria o programa Auxílio Brasil, o substituto eleitoreiro de Jair Bolsonaro para o Bolsa Família, já recebeu mais de 400 emendas no Congresso, a maioria com a definição de valores para o benefício. A MP do governo não prevê qual será o montante do auxílio, mas Bolsonaro afirma que haverá um aumento de, no mínimo, 50% nos valores atuais do Bolsa Família.
Pela estimativa do presidente, o repasse às famílias inscritas poderia chegar a 300 reais. Diante do vácuo na medida provisória do Executivo, porém, parlamentares apresentaram emendas estipulando valores -- aliás, bem acima do estimado por Bolsonaro. Há propostas que fixam uma das modalidades do auxílio em até 1,2 mil reais, quatro vezes acima do que seria o valor que o governo pretende pagar.
O programa lançado por Jair Bolsonaro a menos de um ano do início da campanha eleitoral foi alvo de críticas de especialistas. Um dos problemas apontados é a edição de uma medida provisória, em vez da apresentação de um projeto de lei.
“Além disso, a medida provisória não fala nada sobre o mais importante, que é a ampliação do número de beneficiários e dos valores. O único objetivo parece ser a troca do nome do programa”, explica Tatiana Roque, coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro e vice-presidente da Rede Brasileira de Renda Básica.
Parte das emendas apresentadas por deputados e senadores atualiza os critérios para o enquadramento das famílias nos padrões de pobreza e extrema pobreza. Parlamentares também pretendem questionar a mudança do nome do programa, uma política pública que já é amplamente conhecida pela população. A troca pode atrapalhar a execução do programa e confundir os beneficiários de baixa renda.
“O Bolsa Família é um excelente programa, foi testado e referendado por especialistas, só precisa chegar a mais pessoas e com valor maior, porque está defasado. O Auxílio Brasil é só uma justificativa para tirar o nome Bolsa Família, com fins unicamente eleitoreiros, o que é péssimo, porque as políticas públicas precisam de continuidade”, argumenta Tatiana Roque.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Takaiuki
2021-08-16 09:38:55Tadinho dos esquerdopatas
Maria
2021-08-16 08:47:30NA CAMPANHA ELE CHAMAVA DE BOLSA FARELO!!! BOLSOPAI PECULATO ESTÁ LULANDO!!!
Fernando
2021-08-15 20:26:48Estámos a caminho de criar o moto continuo ! A cada 4 anos se multiplica e amplia o Auxílio Brasil ex- Bolsa Famila e futuro Auxílio Famila e Bolsa Brasil …. Vamos criar um país onde nao seja necessário trabalhar para ganhar dinheiro ! Um milagre que só gênios como Lulas , Bolsonaros e outros são capazes de criar !!!!
Maria
2021-08-15 18:46:33COMO É BARATO COMPRAR VOTOS!!!! QUE HORROR!!!@
Regina
2021-08-15 17:17:54Espero que o salário mínimo e aposentadorias sejam reajustados pelo meio índice do compra-votos.
Antonio
2021-08-15 16:27:18A política da Tatiana também é politiqueira. Ouer manter os larápios em evidência.
Humberto
2021-08-15 15:44:57Não adianta falar!!! Este miliciano aprendeu com o Lulaladrao. Roubar, mentir, centrão e tentar enganar os pobres com o bolsa família; Só que é tão incompetente que a inflação, desemprego e o dólar forte do Arrotoguedes, está direcionando toda produção de alimentos para exportação , ainda agora com a quebra(geada), 70% indo para CHINA COMUNISTA, não abriram mercados , brigaram Biden e Europa!!! Este é o legado do Miliciano!!!O bozo nos deixou nas mãos dos chineses comunistas!!! Kkkkkkkk
Patricia
2021-08-15 15:15:14O povo precisa de escolas de qualidade e empregos.
MARCOS
2021-08-15 14:12:11Defasado está o meu salário que não tem aumento ou reajuste desde 2014.
Nilson
2021-08-15 13:03:09Bolsa familia é o auxilio a preguiça usada pelos politicos pra conquistar popularidade e por consequencia um reduto eleitoral pra conseguir votos a cada eleição e se manter no poder. Tivessem os governos este e os passados vergonha na cara investiam na educação do povo pra formar verdadeiros cidadãos para o trabalho, pagando impostos e assim contribuirem pro desenvolvimento do país. O Brasil não tem sequer um modelo de país pra 1 dia que dirá pra 10 a 20 anos. Somos um país atrasado.