Fátima Meira/Futura Press/Folhapress

Osmar Terra nega existência de ‘gabinete paralelo’; Renan vê Bolsonaro como ‘ventríloquo’

22.06.21 12:13

A cúpula da CPI da Covid buscou explorar a atuação do “gabinete paralelo“, responsável pelo aconselhamento de Jair Bolsonaro na pandemia do novo coronavírus às margens do Ministério da Saúde, durante a inquirição de Osmar Terra. Confrontado com vídeos e falas similares às do presidente da República, o parlamentar rebateu senadores e negou a existência da estrutura.

Terra abordou o assunto diante de questionamentos do relator da comissão, Renan Calheiros, e do presidente do colegiado, Omar Aziz. De acordo com o deputado, Bolsonaro “ouve todo mundo“. “O senhor não é da área da saúde, presidente [Omar Aziz], nem o senador Renan, mas o senhor ouve alguém. O senhor vai perguntar. Pergunta para um, pergunta para outro, para formar um juízo. O presidente da República não pode fazer isso? Ele pode. Isso não significa que tem gabinete paralelo, estruturas paralelas. Isso é uma falácia“, disparou, na sessão desta terça-feira, 22.

O parlamentar alegou ter uma relação de “amizade” com Bolsonaro e relatou ter encontros “esporádicos” com o chefe do Planalto, uma vez por mês ou a cada 14 dias. “A relação que tenho com o presidente é uma relação de amizade, que ele tem com muitos outros deputados. Fui ministro. Gosto do presidente, tenho simpatia por ele. Quando, de vez em quando, o presidente me pergunta alguma coisa ou eu acho que tenho que falar alguma coisa, eu falo”, emendou.

Indagado se falou com Bolsonaro sobre a tese de “imunidade de rebanho” como tática de combate à pandemia, Osmar Terra alegou que esta “nunca foi a estratégia“. “A imunidade de rebanho é a constatação de como termina uma pandemia. Isso está em todos os livros. Não fui eu que inventei“.

Na sequência, Renan Calheiros veiculou vídeos em que Osmar Terra e Jair Bolsonaro dão declarações quase idênticas para contestar a eficácia do isolamento social, minimizar a urgência da vacinação, assim como a possibilidade de uma nova onda da crise sanitária, e defender o uso da cloroquina para o tratamento da Covid-19, apesar da ineficácia do medicamento contra a doença. “Impressionante é o ventríloquo, que, geralmente, fala o que o deputado fala também“, comentou o emedebista, em tom de ironia.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Osmar Terra , na CPI demonstrou a que está reduzido, um velhote decadente, sem vergonha de fazer o papel de burro alienado. Vergonha para um baba ovo do Genocida.

    1. É de espantar a canalhice de pessoa que atribui à condição de idade avançada sob o epíteto de "velhote decadente", uma forma de mostrar sua falta de educação e puro preconceito contra o envelhecimento. Seja este senhor um vassalo de autoridade, ou um capacho de quem quer que seja, a sra. demonstrou aquilo que será em breve, então: uma velhota decadente. Tenha respeito com os idosos sua preconceituosa.

  2. Osmar Terra, assim como Bolsonaro e todos os demais bolsonaristas, atentam contra a inteligência dos brasileiros. O cercadinho de bovinos é uma fração do Brasil. O cercadinho não é o Brasil. Você Osmar Terra, errou em tudo. O presidente Bolsonaro errou em tudo. São mais de 500 mil mortes, sendo grande parte dessas mortes, por causa desses erros. Um bom começo, pelo menos no que tange ao humanismo, seria um pedido de desculpas.

Mais notícias
Assine agora
TOPO