Mesmo desmentido pelo TCU, Bolsonaro insiste na tese de supernotificação de mortes
O presidente Jair Bolsonaro voltou a insistir na tese de que haveria uma supernotificação de mortes por Covid no Brasil e acusou governadores de forjarem óbitos para receberem mais recursos públicos federais. Após citar a existência de um suposto relatório do Tribunal de Contas da União e de ser desmentido pela corte, Bolsonaro voltou a...
O presidente Jair Bolsonaro voltou a insistir na tese de que haveria uma supernotificação de mortes por Covid no Brasil e acusou governadores de forjarem óbitos para receberem mais recursos públicos federais. Após citar a existência de um suposto relatório do Tribunal de Contas da União e de ser desmentido pela corte, Bolsonaro voltou a falar sobre a existência do documento.
“O TCU fez dois acórdãos, não sei por que tiraram um do ar”, disse o presidente da República, em conversa com apoiadores, na manhã desta quarta-feira. “Mas temos aqui, dizendo que o critério mais importante para mandar recursos para estados eram as notificações de Covid e o próprio TCU disse que essa prática poderia não ser a mais salutar, porque incentivaria a supernotificação”, acrescentou.
“Alguns governadores, para receber mais dinheiro, notificavam mais Covid, inclusive mortes. Vocês devem ter visto na internet a quantidade de pessoas revoltadas porque o parente não havia morrido de Covid e saía Covid no atestado de óbito. Isso é realmente, pelo que tudo indica, um forte indício de que tivemos supernotificações no país”, afirmou o chefe do Planalto, sem apresentar provas das acusações contra os governadores.
“Tem que apertar esse tumor para sair para fora tudo isso, para chegarmos à verdade do que aconteceu. Buscar saber quem colaborou com mortes de pessoas em causa própria, por recursos para os seus estados”, afirmou Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Mirna
2021-06-09 22:18:14Com todo respeito, o problema desse cidadão é de cabeça, pois parece ter um parafuso a menos, e, por isso, devia ser interditado. Espalha noticias pseudo oriundas do TCU que as desmente no mesmo dia e continua as sustentando como se fossem verdadeiras. Pensa que o povo é idiota, aliás já afirmou isso sobre as pessoas que ficam em casa encurraladas pelo medo do vírus e da falta de vacinas. É demais.
Airton
2021-06-09 22:08:25Não há mais qualquer novidade nessa matéria. Infelizmente para o país, o PR apostou que a pandemia seria uma gripe passageira e não quis comprar vacinas. Veja-se que ainda hoje coloca em dúvidas sua eficácia. Quem se lascou fomos nós que perdemos parentes e amigos. O número de mortos seria bem menor se o PR fosse outro e tivesse acreditado na ciência. Em 2022 tudo indica que a resposta virá das urnas.
Heloisa
2021-06-09 20:57:48Está mais do que provado e fotografado.Não dá mais para apenas observar a destruição planejada minuciosamente da Democracia, fortalecendo a Milícia Familiar BolsoNero de mãos dadas com a Máfia Tupiniquim . Impeachment já, Urgente.
Ricardo
2021-06-09 20:15:19Babacas! Subnotificação sim senhor! KD dengue, pneumonia, tuberculose, Chico gunha, ninguém morre de mais nada! Ainda acreditam em jornais e governos no Brasil acorda mané!
Ivete
2021-06-09 18:57:32Sim é preciso apertar o Tumor Maior, sabem quem é? Tem que extirpar esse Ser do Planeta, quem sabe o Planeta Marte!
Afranio
2021-06-09 18:12:11Renan Calheiros e Otto, sei lá o quê, liderando uma CPI no Senado Federal... STF interferindo em tudo, até em jogo de futebol. Daqui a pouco vai ser VAR... Dinheiro pra salvar vidas sendo desviado por Prefeitos e Governadores ... Nós sabemos que isso é real. Um Presidente que não sabe a hora de falar, com filhos que metem em tudo. Uma imprensa que só trabalha pra se beneficiar. Sistema de saúde sucateado há anos. Sistema de ensino falido. Rapaz, está difícil. Eu opto pelo mais “despiorado”.
Velhinha de Taubaté
2021-06-09 18:11:03Chega de tanta estupidez! FORA BOLSONARO!
Ostaco
2021-06-09 14:42:17O tal relatório já está disponível na internet. Pessoas conseguiram baixar ele antes de apagarem. A Crusoe conseguiu ler ele? Ou está escondendo o fato que o relatório existe?
Jose
2021-06-09 13:44:02Em minha humilde opinião é mais fácil encontrar evidências de sub-notificação do que o contrário, estudos matemática já mostram que há estudos que indicam uma boa possibilidade disso. Basta ver as análises de Leonardo Bastos/estatístico e pesquisador da Fiocruz e de Miguel Buelta da Politécnica USP. Quem procura acha, Bolsonaro vai acabar achando o que não quer.
Vasconcellos
2021-06-09 12:38:26Eu sempre achei que o PT aperfeiçoou muito o jogo sujo e a mentira na política brasileira. Mas estão perdendo feio a primeira colocação, para Bolsonaro. Mesmo contando mentiras muito ingênuas, que só convencem a seus adeptos (será que convencem mesmo?), Bolsonaro vence o PT na quantidade de farsa.