Passeio de Bolsonaro no Rio está na mira da Câmara
Não é apenas a CPI da Covid que mira o ato político de Jair Bolsonaro (foto) no Rio de Janeiro. Na Câmara, parlamentares de oposição mobilizaram-se para buscar dados oficiais a respeito do passeio de motocicleta do presidente da República. Os deputados formalizaram pelo menos três requerimentos de informação relativos ao episódio -- os ofícios...
Não é apenas a CPI da Covid que mira o ato político de Jair Bolsonaro (foto) no Rio de Janeiro. Na Câmara, parlamentares de oposição mobilizaram-se para buscar dados oficiais a respeito do passeio de motocicleta do presidente da República.
Os deputados formalizaram pelo menos três requerimentos de informação relativos ao episódio -- os ofícios foram endereçados à Casa Civil e aos ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Defesa. Eles pretendem usar os dados para embasar representações contra o presidente no Tribunal de Contas da União e no Ministério Público Federal, por exemplo.
Em um dos requerimentos, a deputada Alice Portugal, do PCdoB da Bahia, afirma que o passeio motociclístico de Bolsonaro não faz parte da agenda oficial do presidente da República e, por isso, "não pode ir para a conta do erário". "Foi uma manifestação política, de campanha eleitoral, usada inclusive para agredir pessoas, denegrir adversários, discursar contra as instituições e incitar setores radicais contra a democracia", emenda.
No documento, a parlamentar questiona a Casa Civil, comandada por Luiz Eduardo Ramos, sobre o custo da viagem, incluindo os gastos com o avião presidencial, a equipe de apoio, os seguranças, as hospedagens e as diárias de servidores. Alice Portugal ainda pergunta quem integrou a comitiva e quantos funcionários públicos, civis e militares trabalharam no evento. Além disso, indaga a quem pertence a motocicleta usada por Bolsonaro no passeio.
A bancada do PSOL na Câmara fez questionamentos sobre o mesmo episódio ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, chefiado por Anderson Torres. Os deputados questionaram, por exemplo, quais regras foram seguidas para assegurar a segurança da saúde dos servidores destacados para o trabalho e se houve uma análise sobre eventuais violações a legislações relativas à pandemia.
Os pedidos de informações devem ser respondidos no prazo de 30 dias, a partir da data de recebimento, sob pena de os ministros serem enquadrados por crime de responsabilidade. A prestação de informações falsas também os sujeitaria a responder perante a Câmara.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Odete6
2021-05-25 13:44:32É de dar pena a série de tristes espetáculos iguaizinhos aos do ""putin"", o russo perverso e ridículo!... Só exposições acachapantes e tiros no pé! Ajuntou-se com o micromarketeiro e, claro, o resultado não poderia ser outro.
Odete6
2021-05-25 13:44:21É de dar pena a série de tristes espetáculos iguaizinhos aos do ""putin"", o russo perverso e ridículo!... Só exposições acachapantes e tiros no pé! Ajuntou-se com o micromarketeiro e, claro, o resultado não poderia ser outro.
Dalton
2021-05-25 10:51:04Realmente essas pessoas que vão em discursos, aglomerações de um imbecil, estão festejando com ele 450 mil mortes. E esse cara vem falar em nome de Deus, me admira muito os evangélicos apoiarem este tipo de ser humano. Lamentável tudo isso
Jose
2021-05-25 09:42:16O custo da sujeira do Bozo no final de semana: pelo menos 500 mil reais. Estão contentes? Dinheiro que saiu do nosso bolso. Bozistas, como vocês justificam isso quando não há dinheiro para nada e as pessoas estão morrendo de fome? Bozistas são seres delinquentes e decrépitos!
Odete6
2021-05-25 07:52:45Amigo DIOGO..... o broncossauro boçalnato e suas crias, o luladrão que o pariu e suas crias, acabarão é todos juntos rastejando na cadeia. Na oficial ou na do POVO BRASILEIRO. De uma maneira ou de outra. Pode-se apostar. 》》》》》》》》》 https://www.oantagonista.com/despertador/bolsonaro-prepara-o-golpe/
Lucas
2021-05-25 07:52:36Crusoé segue cada dia mais parecida com a mídia tradicional.
João
2021-05-25 06:18:43ainda bem que ainda temos deputados defendendo o povo brasileiro
Roberto
2021-05-24 23:11:01Se esses picaretas da oposição se incomodaram é porque a passeata foi um sucesso.
Renato
2021-05-24 22:31:29O Brasil foi sequestrado há muito tempo. Com tanta gente ignorante no país ( 70% da população, se não for mais). Esquece. Não tem jeito. É impossível resolver. Não nos iludamos. O Brasil fudeu de vez. Me desculpem a sinceridade mas não sinto nem pena mais de ver estas pessoas morrendo. Claro que tem uma minoria que é vítima, mas a grande maioria não tá nem aí. O brasileiro é burro mesmo.
Carlos
2021-05-24 21:28:47Babaquice dessa turma do pcdob e do psol. Será que viram a quantidade de manifestantes apoiando o Presidente? vao pastar esquerdopatas.