'Capitã Cloroquina' não poderá ficar em silêncio na CPI, decide Lewandowski
Conhecida como "Capitã Cloroquina", a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro (foto), não poderá ficar em silêncio na CPI da Covid, conforme decidiu o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal. A audiência está marcada para a próxima quinta-feira, 20. A defesa de Mayra acionou o Supremo na última sexta-feira, após o...
Conhecida como "Capitã Cloroquina", a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro (foto), não poderá ficar em silêncio na CPI da Covid, conforme decidiu o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal. A audiência está marcada para a próxima quinta-feira, 20.
A defesa de Mayra acionou o Supremo na última sexta-feira, após o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello conquistar o direito de não responder a perguntas que possam incriminá-lo. Os advogados argumentaram que a CPI "vem impedindo o exercício da prerrogativa constitucional contra a autoincriminação, constrangendo de forma inaceitável pessoas inocentes, que sequer estão indiciadas, denunciadas ou condenadas".
Lewandowski, porém, entendeu que Mayra não demonstrou no habeas corpus, "de forma concreta e documentada, como lhe competia, que corre algum risco de se autoincriminar ou de ser presa em razão de falso testemunho por ocasião de seu depoimento perante a CPI da Covid-19".
O ministro ressaltou que, ao contrário de Eduardo Pazuello, a secretária não relatou responder a qualquer sindicância, inquérito ou processo, seja na esfera criminal ou administrativa. Para Lewandowski, não há, portanto, "qualquer credibilidade ao receio por ela manifestado de que possa sofrer consequências adversas ao responder a determinadas perguntas dos parlamentares".
"Por isso, na condição de testemunha, ela estará obrigada a revelar tudo o que souber ou tiver ciência acerca dos fatos investigados pela Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Covid-19, podendo ser compelida a assumir o compromisso de dizer a verdade", frisou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Jose
2021-05-19 08:16:25E agora Joãozinho? Tua amiga terá que zurrar na CPI a razão pela qual ela matou milhares de brasileiros com produtos químicos ineficazes. Não vá chorar criatura, não vá chorar criatura! O Carluxo prometeu alfafa tenra para você!
Odete6
2021-05-19 03:58:35É impossível mesmo a um acéfalo raciocinar, compatriota Palhaço Bozo! Não tendo equipamento neurológico para tal, ele segue cego, surdo, mudo e de nariz entupido sem outra opção, atrás de quem lhes desperta uma paixão patológica, por identificação com a mediocridade do seu "amado" ídolo. O bozista é um zumbí condenado a ser idólatra doentio, total e definitivamente irrecuperável!!!
Odete6
2021-05-19 00:29:18Vai lá, mariacloroquilda, esclarecer para o POVO BRASILEIRO, as razões desse sádico desejo de nos matar. Sabe-se, científicamente, que um psicopata "gruda-se" nos demais psicopatas. Esse depoimento será muito útil também para estudos da psiquiatria forense.
PAULO
2021-05-18 22:07:17O Fantástico fez uma matéria sobre a empurroterapia nas farmácias, quando laboratórios pagam comissão para os balconistas empurrarem medicamentos para os clientes. Bozo promove a cloroquina da EMS. Será que o Carlinhos Sanches contratou o maior balconista do Brasil? A margem de lucro da vacina é baixa. Já a margem de lucro dos genéricos, é estratosférica. Existe algum interesse das Big Farma na venda de vacinas? E interesse de farmacêutica na venda de genéricos, através da empurroterapia?
Carlos
2021-05-18 21:40:40To sabendo que a china recomendou o uso da cloroquina. E agora como ficam os inquisidores daquela chamada pela esquerda de "capitao cloroquina"?
Suzane
2021-05-18 20:46:30Ainda bem. Se todos os depoentes pudessem ganhar HC pra ficarem calados, a CPI podia ser cancelada logo pra não desperdiçar tempo e dinheiro dos contribuintes. Mas, a realidade é que essa CPI está muito produtiva e vai render bons frutos para materializar o impeachment.
Pronto, falei
2021-05-18 20:32:23Se fosse filiada ao PT, teria o beneficio, pois todos os verdadeiros bandidos que foram depor em diversas CPIs, conseguiram o HC. O lamaçal do STF só aumenta com o atual time de Ministro, onde o julgamento que deveria ser ater aos fatos, antes olha se para quem é o julgamento. Deusa Thêmis, que na figura como Deusa da Justiça e tem os olhos vendados, deve estar rolando no Olímpio.
José
2021-05-18 20:09:44Certíssimo!