Crusoé
26.04.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Depoimento de Mandetta traça caminhos para a CPI

O extenso depoimento de Luiz Henrique Mandetta (foto), destrinchado ao longo de cerca de sete horas, reforçou o arsenal da CPI da Covid contra o governo Jair Bolsonaro. Com a apresentação de relatos de conversas, observações e datas-chave, o ex-ministro da Saúde pavimentou o caminho para a investigação, que, agora, deve mirar a obtenção de...

Crusoe
Redação Crusoé
4 minutos de leitura 04.05.2021 19:46 comentários 10
Depoimento de Mandetta traça caminhos para a CPI
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participa de coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, sobre as ações de enfrentamento ao covid-19 no país
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

O extenso depoimento de Luiz Henrique Mandetta (foto), destrinchado ao longo de cerca de sete horas, reforçou o arsenal da CPI da Covid contra o governo Jair Bolsonaro. Com a apresentação de relatos de conversas, observações e datas-chave, o ex-ministro da Saúde pavimentou o caminho para a investigação, que, agora, deve mirar a obtenção de documentos para comprovar a responsabilidade do presidente e de integrantes do alto escalão do governo em ingerências indevidas na pasta.

À CPI, Mandetta afirmou que, na pandemia, Bolsonaro não quis uma liderança "técnica" e disse acreditar que o presidente se aconselhava com um "assessoramento paralelo" para alinhar a postura do governo federal às suas conveniências políticas, ao invés de ouvir as orientações do corpo técnico do Ministério da Saúde.

As explicações a respeito da orientação do uso da cloroquina consumiram boa parte do depoimento. Mandetta assegurou que a decisão de ampliar a produção do medicamento ocorreu à margem do Ministério da Saúde e relatou que, certa vez, durante uma reunião no Planalto, chegou a ver uma minuta de decreto  destinada a alterar a bula da medicação a fim de permitir a prescrição para pacientes diagnosticados com Covid-19. A proposta, no entanto, não prosperou.

O ex-ministro acrescentou que a Advocacia-Geral da União chegou a alertar Bolsonaro que a compra de medicamentos para tratar a Covid-19 sem comprovação científica, como a cloroquina, implicaria em improbidade administrativa.

Sobre a discordância entre ele e Bolsonaro a respeito do isolamento social, Mandetta contou ter enviado uma carta ao presidente em 28 de março de 2020, com alertas sobre o avanço da pandemia no Brasil. No documento, o ex-ministro recomendou que a Presidência da República mudasse seu posicionamento para acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde, “uma vez que a adoção de medidas em sentido contrário poderá gerar colapso do sistema de saúde e gravíssimas consequências à saúde da população".

O ex-deputado federal do DEM também incluiu em seu depoimento relatos sobre a família e o entorno do presidente. De acordo com o ex-ministro, o vereador Carlos Bolsonaro era figura carimbada em reuniões do Ministério da Saúde e se dedicava a fazer anotações, embora não houvesse nada que justificasse a sua presença. O deputado Eduardo Bolsonaro, por sua vez, teria agido para comprometer as relações entre Brasil e China. "Eu tinha dificuldades, por exemplo, nas relações com a China. Eu tinha um Ministério de Relações Exteriores que eu precisava muito porque eu era dependente de insumos que estavam na China, insumos que eu tinha que trazer para dentro do Brasil. Então, era mais do que necessário que nós tivéssemos um bom diálogo com a China. Tinha dificuldade com o ministro de Relações Exteriores. O outro filho do presidente que é deputado, o Eduardo, tinha rotas de colisão com a China, através do Twitter".

Não bastasse às menções aos filhos 02 e 03 do presidente, Mandetta ainda lançou luz sobre a ação do governo na tentativa de se blindar na CPI, mencionando o nome do ministro das Comunicações, Fábio Faria. Ao responder Ciro Nogueira sobre a orientação para que pacientes ficassem em casa e só procurassem hospitais em caso de agravamento da doença, o ex-ministro revelou que, na véspera, havia recebido a mesma pergunta por WhatsApp do ministro das Comunicações, Fábio Faria. Segundo Mandetta, percebendo o erro, Faria rapidamente apagou a mensagem. A artilharia foi montada.

Diários

Crusoé nº 417: O inconfidente

Redação Crusoé Visualizar

Netanyahu diz ter curado câncer de próstata detectado em estágio inicial

Redação Crusoé Visualizar

"Não faz sentido PL não ter candidatura própria ao governo do DF", diz Izalci

Guilherme Resck Visualizar

Geopolítica da pressão contra Taiwan

Márcio Coimbra Visualizar

China testa novos caminhos para fortalecer sua moeda

José Inácio Pilar Visualizar

O que Moraes dizia sobre a sátira de personalidades públicas

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A periferia no centro

A periferia no centro

Visualizar notícia
As falhas ocultas da intervenção estatal na educação

As falhas ocultas da intervenção estatal na educação

Visualizar notícia
Crusoé nº 417: O inconfidente

Crusoé nº 417: O inconfidente

Visualizar notícia
Flávio corteja as eleitoras

Flávio corteja as eleitoras

Visualizar notícia
Gilmarlândia

Gilmarlândia

Visualizar notícia
Lula sem gás

Lula sem gás

Visualizar notícia
O algoritmo de Barcelona e a mordaça de veludo

O algoritmo de Barcelona e a mordaça de veludo

Visualizar notícia
O inconfidente

O inconfidente

Visualizar notícia
O provável voo de galinha da esquerda colombiana

O provável voo de galinha da esquerda colombiana

Visualizar notícia
O que Moraes dizia sobre a sátira de personalidades públicas

O que Moraes dizia sobre a sátira de personalidades públicas

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Carlos Bolsonaro

CPI

depoimento

Eduardo Bolsonaro

Fábio Faria

Jair Bolsonaro

Luiz Henrique Mandetta

Planalto

< Notícia Anterior

O jogo político do camaleônico Renan

04.05.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Em semana-chave para o governo na CPI, Ciro Nogueira emplaca aliado em cargo estratégico

05.05.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

SONIA

2021-05-05 16:36:16

Tadinho do Mandetta. Queria ver ser entrevistado pelo jornalista da BBC, que depois de ouvir Dória dizer horrores do presidente, mandou: o Sr., pelo q conta, pretende se candidatar ao cargo e concorrer co. ele. Muito bom!


Lourival

2021-05-05 15:28:20

Quem viu todo depoimento, sendo minimamente imparcial, sabe que foi uma patuscada, coisa de panfletagem, que confrontada com os fatos e mesmo pronunciamentos, atos de ofício assinados, entrevistas e postagens nas redes sociais, Mandetta é desnudado pelo próprio Mandetta. Cru$oé publicou que Mandetta era indicação ruim para a Saúde, mas agora, a mesma Cru$oé faz campanha extemporânea em favor do Mandetta. Certa$ mudança$ tão radicai$ têm lá $ua$ motivaçõe$


Jaime

2021-05-05 13:06:40

Também poderiam escrever: " Depoimento de Mandetta traça caminho rumo à Presidência". Daria no mesmo. É curioso como a imprensa parece ter esquecido os mortos E, agora, só falam na CPI. Impressionante MESMO.


mauricio

2021-05-05 12:02:03

trata-se de ministro oportunista politico , que depois cospiu no prato que comeu. Envolvido em falcatruas na area de planos de saúde. Durante pandemia, fez shows diarios e não tinha tempo para trabalhar. Um fracasso.


MARCIO

2021-05-05 11:02:02

Não é novidade, mas os comentários aqui comprovam que a petezada assumiu o controle da ilha do jornalismo. Só não entendi porque ainda não entregaram a direção desse jornaleco ao Reinaldo Azevedo. Uma grande injustiça.


Oswaldo

2021-05-05 09:50:54

Pazzuelo, o estafeta, terá o seu dia "D" e hora "H"


Onofre

2021-05-05 09:19:45

O objetivo final e adequadamente planejado para a CPI é o IMPEACHMENT do Presidente, obviamente. Para os senadores, nada importa as 400 ou 450 mil mortes. O importante é o impeachment e ter logo o General Mourão no governo. Com Mantreta já abriram mais caminhos. Vamos lá, firme aí. Nada de reformas, nada de orçamento, nada de acabar com supersalários, nem acabar com Foro Privilegiado, nem a volta da Prisão para condenados em segunda instância. Nada, nada. Só o impeachment importa p eles.


Sônia

2021-05-05 09:14:26

SE OS INTEGRANTES FOREM ÉTICOS E CORRETOS SIM ,já deu para ver a postura para tumultuar do GIRAO ,e do Nogueira ,que só apoia por 💰💰


Natalia

2021-05-05 09:06:55

O PR finge que governa e seus filhos monitoram ministros com potencial para possível adversário, a fim de destituí-los caso sejam "protagonistas". Foi assim com Mandetta, com Moro e com todos os outros. Ao final não temos mais um governo e seus ministros, mas Bolsonaro e seus capachos, para prejuízo do Brasil! Só na republiqueta das bananas um participante não convocado, que não faz parte do governo, participa de reuniões de Ministério e fica fazendo anotações no bloquinho. Coisa de mafioso...


LUCIMARY

2021-05-05 08:30:20

Bolsonaro precisa ser apeado do poder AGORA...pelo que vi no dia primeiro de maio, o gado é grande e pode reeleger essa coisa.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

SONIA

2021-05-05 16:36:16

Tadinho do Mandetta. Queria ver ser entrevistado pelo jornalista da BBC, que depois de ouvir Dória dizer horrores do presidente, mandou: o Sr., pelo q conta, pretende se candidatar ao cargo e concorrer co. ele. Muito bom!


Lourival

2021-05-05 15:28:20

Quem viu todo depoimento, sendo minimamente imparcial, sabe que foi uma patuscada, coisa de panfletagem, que confrontada com os fatos e mesmo pronunciamentos, atos de ofício assinados, entrevistas e postagens nas redes sociais, Mandetta é desnudado pelo próprio Mandetta. Cru$oé publicou que Mandetta era indicação ruim para a Saúde, mas agora, a mesma Cru$oé faz campanha extemporânea em favor do Mandetta. Certa$ mudança$ tão radicai$ têm lá $ua$ motivaçõe$


Jaime

2021-05-05 13:06:40

Também poderiam escrever: " Depoimento de Mandetta traça caminho rumo à Presidência". Daria no mesmo. É curioso como a imprensa parece ter esquecido os mortos E, agora, só falam na CPI. Impressionante MESMO.


mauricio

2021-05-05 12:02:03

trata-se de ministro oportunista politico , que depois cospiu no prato que comeu. Envolvido em falcatruas na area de planos de saúde. Durante pandemia, fez shows diarios e não tinha tempo para trabalhar. Um fracasso.


MARCIO

2021-05-05 11:02:02

Não é novidade, mas os comentários aqui comprovam que a petezada assumiu o controle da ilha do jornalismo. Só não entendi porque ainda não entregaram a direção desse jornaleco ao Reinaldo Azevedo. Uma grande injustiça.


Oswaldo

2021-05-05 09:50:54

Pazzuelo, o estafeta, terá o seu dia "D" e hora "H"


Onofre

2021-05-05 09:19:45

O objetivo final e adequadamente planejado para a CPI é o IMPEACHMENT do Presidente, obviamente. Para os senadores, nada importa as 400 ou 450 mil mortes. O importante é o impeachment e ter logo o General Mourão no governo. Com Mantreta já abriram mais caminhos. Vamos lá, firme aí. Nada de reformas, nada de orçamento, nada de acabar com supersalários, nem acabar com Foro Privilegiado, nem a volta da Prisão para condenados em segunda instância. Nada, nada. Só o impeachment importa p eles.


Sônia

2021-05-05 09:14:26

SE OS INTEGRANTES FOREM ÉTICOS E CORRETOS SIM ,já deu para ver a postura para tumultuar do GIRAO ,e do Nogueira ,que só apoia por 💰💰


Natalia

2021-05-05 09:06:55

O PR finge que governa e seus filhos monitoram ministros com potencial para possível adversário, a fim de destituí-los caso sejam "protagonistas". Foi assim com Mandetta, com Moro e com todos os outros. Ao final não temos mais um governo e seus ministros, mas Bolsonaro e seus capachos, para prejuízo do Brasil! Só na republiqueta das bananas um participante não convocado, que não faz parte do governo, participa de reuniões de Ministério e fica fazendo anotações no bloquinho. Coisa de mafioso...


LUCIMARY

2021-05-05 08:30:20

Bolsonaro precisa ser apeado do poder AGORA...pelo que vi no dia primeiro de maio, o gado é grande e pode reeleger essa coisa.



Notícias relacionadas

Crusoé nº 417: O inconfidente

Crusoé nº 417: O inconfidente

Redação Crusoé
25.04.2026 07:52 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Netanyahu diz ter curado câncer de próstata detectado em estágio inicial

Netanyahu diz ter curado câncer de próstata detectado em estágio inicial

Redação Crusoé
24.04.2026 15:03 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
"Não faz sentido PL não ter candidatura própria ao governo do DF", diz Izalci

"Não faz sentido PL não ter candidatura própria ao governo do DF", diz Izalci

Guilherme Resck
24.04.2026 12:07 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Geopolítica da pressão contra Taiwan

Geopolítica da pressão contra Taiwan

Márcio Coimbra
24.04.2026 11:43 4 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Elas chegaram para ficar e estão substituindo as tradicionais cortinas nos designs internos

Elas chegaram para ficar e estão substituindo as tradicionais cortinas nos designs internos

Visualizar notícia
Operando com o dobro de sua capacidade, cidade brasileira estuda projeto de expansão urbana

Operando com o dobro de sua capacidade, cidade brasileira estuda projeto de expansão urbana

Visualizar notícia
Entre as 10 melhores para se viver no estado, cidade do RS tem nome indígena e foi colonizada por alemães e japoneses

Entre as 10 melhores para se viver no estado, cidade do RS tem nome indígena e foi colonizada por alemães e japoneses

Visualizar notícia
Fim das telas na sala de aula! Escolas voltam ao livro físico, papel e lápis para melhorar ensino na Suécia

Fim das telas na sala de aula! Escolas voltam ao livro físico, papel e lápis para melhorar ensino na Suécia

Visualizar notícia
Segunda maior cidade do Sul tem história ligada à Itália, polo empresarial e é conhecida como a “Manchester Gaúcha”

Segunda maior cidade do Sul tem história ligada à Itália, polo empresarial e é conhecida como a “Manchester Gaúcha”

Visualizar notícia
Chance de mudar de vida: vila de 40 habitantes na Espanha oferece emprego e casa gratuita para novos moradores

Chance de mudar de vida: vila de 40 habitantes na Espanha oferece emprego e casa gratuita para novos moradores

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso