Lewandowski permite que TCU acesse mensagens hackeadas da Lava Jato
O ministro Ricardo Lewandowski (foto), do Supremo Tribunal Federal, decidiu autorizar que o Tribunal de Contas da União tenha acesso a mensagens roubadas de contas de Telegram de procuradores da Lava Jato. O material faz parte do acervo da Operação Spoofing, que investiga o ataque hacker. O pedido de compartilhamento de informações partiu do ministro...
O ministro Ricardo Lewandowski (foto), do Supremo Tribunal Federal, decidiu autorizar que o Tribunal de Contas da União tenha acesso a mensagens roubadas de contas de Telegram de procuradores da Lava Jato. O material faz parte do acervo da Operação Spoofing, que investiga o ataque hacker.
O pedido de compartilhamento de informações partiu do ministro Bruno Dantas, do TCU. O magistrado é relator de um processo que investiga suposto conflito de interesses na incorporação do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro ao quadro societário da empresa de consultoria Alvarez & Marsal, administradora judicial das empresas do grupo Odebrecht em ações de recuperação.
No processo que tramita na Corte de Contas, Dantas considerou ser "gravíssima" a tese, levantada pelo Ministério Público junto ao TCU, de que Moro beneficiou-se da derrocada da Odebrecht. A linha investigativa indica que, em um primeiro momento, o ex-juiz atuou em processo judicial com repercussões na esfera econômica e financeira da empresa e, posteriormente, auferiu renda, como sócio da Alvarez & Marsal, ainda que indiretamente, no processo de recuperação judicial para "o qual seus atos podem ter contribuído".
Na visão de Dantas, portanto, o ex-juiz pode ter atuado “dois lados do balcão”. Além de pedir acesso às mensagens apreendidas pela Spoofing, Dantas requereu esclarecimentos à Alvarez & Marsal. No despacho, o ministro entendeu que a empresa de consultoria precisa explicar se houve tratativas com Moro antes de ele ter deixado o cargo de juiz federal, com, inclusive, a compra de informações privilegiadas.
"Até mesmo para esclarecer essa situação, no mínimo peculiar e constrangedora, entendo ser o caso de facultar à Alvarez & Marsal a possibilidade de fornecer informações completas a respeito do processo de contratação do ex-juiz Sérgio Moro, demonstrando não se tratar de remuneração indireta por serviços anteriormente prestados", anotou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Vicente
2021-03-04 18:01:21Alguém pode explicar como tais mensagens, não periciadas, e obtidas de forma ilegal, tem servido de provas e material que compõem processos estão circulando por "aí" livremente, sob a liberalidade dos senhores ministros do STF? Se são ilegais, deveriam ser destruídas. Depois acham ruim quando falam mal dos Srs. Ministros do STF. Preservem a Instituição Srs. Ministros.
SERGIO
2021-03-04 13:32:24Quer dizer que legalizaram tudo mesmo, com todas as prováveis edições e adições do Verdevaldo e companhia. Para acabar com o combate à corrupção vale tudo...
Cleusa
2021-03-04 12:15:21Viva os hackers! Nova profissão oficializada.
Nilson
2021-03-03 20:35:48As mensagens hackeadas tem mais valor do que as mensagens de um juiz e dos procuradores. É o mecanismo agindo pra sabotar de vez a lava jato invertendo a ordem das coisas, as autoridades sendo colocadas como bandidos e os verdadeiros bandidos como inocentes. PQP que país é este????
PAULO
2021-03-03 19:47:36Isto é só um meio de encher o saco do Sergio Moro. Fica essa conversa de bêbado, mas de maneira efetiva, quem tem colhões, ou no caso desses juízes, CUjaquelevarammilhões, para ir para cima dos heróis da Lava Jato, operação que combateu o maior esquema de corrupção da história da humanidade? Toda vez que o Bolsonaro fala em vacinas, o povo se lembra do João Doria, que conseguiu às vacinas. Toda vez que a justiça fala do Moro, ele é lembrado pelo povo. Doria e Moro são "top of mind" no Brasil.
Apb
2021-03-03 18:42:07Mensagens roubadas passaram a ter valor ? País de m......
VARLICE
2021-03-03 17:56:19Ex-ministro pode ter atuado nos dois lados do balcão? Quanta sordidez!
EDMILSON
2021-03-03 17:29:22PESSOAS MAL INTENCIONADAS SÓ FALAM DANDO GRANDE IMPORTANCIA NAS MENSAGENS ROUBADAS DOS HACKERS ENVOLVENDO A LAVA JATO. ROUBO E ROUBO!
Nivio
2021-03-03 17:10:37Alguém duvida que essa decisão não faz parte do sopão no caldeirão do lulopetismo para afastar a candidatura do Moro em 2022?
Albino
2021-03-03 16:41:17Viveríamos no céu, se o STF usasse toda essa "criatividade" para o nosso bem...