Coalizão para desfigurar lei de improbidade quer eliminar punição para nepotismo; deputados tentam evitar
Deputados do Centrão, da esquerda e aliados do presidente Jair Bolsonaro se mobilizam para pautar e aprovar a toque de caixa o projeto que desfigura a lei de improbidade administrativa. Parlamentares contrários ao texto tentam negociar mudanças no substitutivo apresentado pelo deputado Carlos Zarattini. O petista quer eliminar todo o artigo que prevê punições para...
Deputados do Centrão, da esquerda e aliados do presidente Jair Bolsonaro se mobilizam para pautar e aprovar a toque de caixa o projeto que desfigura a lei de improbidade administrativa. Parlamentares contrários ao texto tentam negociar mudanças no substitutivo apresentado pelo deputado Carlos Zarattini. O petista quer eliminar todo o artigo que prevê punições para “atos que atentem contra os princípios da administração pública”.
Após uma rodada de negociações nesta semana, a expectativa agora é de que o artigo seja mantido, mas de forma menos abrangente, o que pode eliminar punições para práticas como o nepotismo. Diante dessa perspectiva, deputados ligados a entidades que combatem a corrupção se articulam para pautar um outro projeto de lei que dá forma legal à já consagrada vedação da contratação de parentes.
O projeto 198/2019, que proíbe o nepotismo, é de autoria do deputado Roberto de Lucena (foto), do Podemos. A iniciativa passou pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, mas ficou travada na Comissão de Constituição e Justiça. A ideia agora é buscar apoio à proposta, caso a articulação em prol do esquartejamento da lei de improbidade dê certo.
Lucena também é autor do projeto original de alteração da lei de improbidade administrativa, que foi alterado pelo substitutivo de Carlos Zarattini. Ele trabalha para tentar minimizar os danos no texto final. A presidente da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, Adriana Ventura, do Novo, participa da articulação. O Podemos e o Novo vão defender que o texto de Zarattini seja apreciado na comissão especial criada para discutir as mudanças na lei de improbidade, e não diretamente em plenário, como querem os defensores do substitutivo do petista.
“Vamos tentar negociar”, diz Lucena. “Uma das preocupações é que essas especificações a serem incluídas no artigo 11 impeçam o enquadramento dos casos de nepotismo. Entendo que é mais seguro que possamos produzir uma legislação clara de combate ao nepotismo e permitir que deputados com atuação na defesa da ética e da moralidade possam colocar suas digitais e assinar essa proposta”, diz o autor da proposta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
André
2021-03-01 21:49:12O que devia acontecer era impedir que parentes de pessoas expostas politicamente (PEP) fossem impedidas de assumir qualquer cargo nas 3 esferas d governo, após o candidato ser eleito. isso evitaria inclusive o nepotismo cruzado. Governo não pode pertencer a uma fámila. QUEREM VOLTAR COM O CORONELISMO. Imagina só aqueles municipios do nordeste na mão de uma só família vivendo como reis. QUE ABSURDO É ESSES QUE VOCÊS QUEREM VOTAR?
Olívia
2021-03-01 19:17:57E assim seguem tentando passar a boiada.
MSF
2021-03-01 12:34:48O Podemos e o Novo trazendo esperança para acabar com essa política podre no Brasil.
Assis Lacerda
2021-03-01 10:26:06Quando é em benefício próprio desses corruptos de plantão, tudo é feito a toque de caixa.
Jose
2021-03-01 10:07:54Bozolulistas em ação. Como são previsíveis. Não mudam a música nunca. E também não aprendem. E aí brasileiros e brasileiras? Vocês deixarão isso acontecer?
Maria
2021-03-01 09:45:20Querem acabar com as poucas leis que defendem a ética e a moralidade. Sempre se protegendo. Bem-vindo à idade das trevas. Meu voto não ganham mais.
JOAO
2021-03-01 09:41:15Canalhas legislam em benefício próprio, vamos à Brasília combater esses safados, o povo tem que reagir de qualquer maneira, unidos o povo, patriotas e caminhoneiros devem se unir para salvar a nação. Se cada caminhoneiro dar carona para duas pessoas, teremos muita gente em Brasília para protestar contra esses desmandos.
Suely
2021-03-01 09:25:52Temos que limpar essa Câmara. Estão por demais abusados contra quem eles representam. Mas, o troco vai chegar.
ADEMIR
2021-03-01 09:18:01Eles sempre lutam em causa própria
BOCCA DELLA VERITÀ
2021-03-01 09:16:02duas consoantes fortes explicam a obsessão PT --nePoTismo.