STF retoma julgamento sobre denúncia contra Ciro Nogueira
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal deve retomar nesta terça-feira, 23, julgamento em que vai decidir se recebe ou rejeita denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o senador Ciro Nogueira, o deputado Eduardo da Fonte e o ex-deputado Márcio Henrique Junqueira Pereira. Os três são acusados de embaraço à investigação envolvendo atuação de uma organização...
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal deve retomar nesta terça-feira, 23, julgamento em que vai decidir se recebe ou rejeita denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o senador Ciro Nogueira, o deputado Eduardo da Fonte e o ex-deputado Márcio Henrique Junqueira Pereira. Os três são acusados de embaraço à investigação envolvendo atuação de uma organização criminosa.
A análise da denúncia começou em 2018. O relator do processo, Edson Fachin, e a ministra Cármen Lúcia votaram pelo recebimento. A deliberação, no entanto, acabou suspensa por um pedido de vista de Gilmar Mendes. O ministro devolveu os autos para julgamento neste mês. Além dele, se posicionarão Ricardo Lewandowski e Kassio Marques.
De acordo com a denúncia, em 2016, José Expedito Rodrigues Almeida, que atuou por anos como assessor de políticos do Progressistas, prestou quatro depoimentos à Polícia Federal, nos quais narrou supostos crimes praticados pelos ex-chefes.
Devido aos relatos, Almeida ingressou no Programa de Proteção à Testemunha, do Ministério de Justiça e Segurança Pública, e permaneceu resguardado até agosto de 2017. Segundo a PGR, depois disso, o ex-assessor do PP passou a ser assediado por Márcio Henrique.
Com a ciência de Ciro e Eduardo, o ex-deputado teria prometido cargo público, dinheiro e casa a Almeida, além de ameaçar sua vida, para que o ex-secretário parlamentar não voltasse a colaborar com as investigações em curso no STF e desmentisse depoimentos que havia prestado. Após o episódio, Almeida procurou a PF e reiterou as declarações anteriores.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
F. Moreno
2021-02-23 17:11:08Lá vamos nois, mais uma comédia, o STF julgando o Rei do Piauí, o dono da boiada, o baixinho mais poderoso do país. Seria cómico, se não fosse trágico.
Alberto Mendes
2021-02-23 15:58:25Não existe julgamento na Segunda Turma do STF. Lá só existe absolvição ou arquivamento dos processos. Os corruptos adoram os três Ministros que absolvem todos ( Gilmar, Lewandowski e o Petista Kassio que foi escolhido a dedo pelo Bolsonaro).
Paulo
2021-02-23 15:53:39O Kássio emprenhador de curriculun, será o goleiro da partida , certamente, será escolhido o melhor jogador em campo. Que tristeza só !
Silvino
2021-02-23 12:56:19Beiçola e Lewan a postos para melar a condenação de um mais expoente do Centrão. Como sempre vão alegar que as denúnicas se baseiam somente em depoimentos e desprezam toda a investigação efetuada pela PF e MPF. Se acontecer algo diferente, especiamente agora que "certos ministros" estão afinados com os interesses do Centrão, acho que não deu para combinar com os russos. Pode ser também que alguém, apesar de tudo, ainda peça vistas aos autos e fique sentado no próprio por mais uns 02 anos.
FERNANDO ANDRADE
2021-02-23 12:41:44Política rasteira. Aliás, isso não é política. Certeza que "determinadas" personas do tal stf irão inocentar as figuras.
Sérgio
2021-02-23 12:02:46O que se comenta, é que o min. Gilmar Mendes, ficou 2 anos e 4 meses com o processo engavetado(vista) esperando a aposentadoria de Celso de Mello e a posse de um novo ministro, por sinal indicado pelo réu com a simpatia de Gilmar, para retomar o julgamento e assegurar a absolvição. Devia se julgar impedido e se não, pelo Plenário. Data vênia, Isso sim, é motivo claro de suspeição de parcialidade, que é a violação da principal garantia de um Juiz em relação às partes. Apelar a quem?
Regina
2021-02-23 10:20:33Esperar o quê,da 2ª Turma??
Luiz
2021-02-23 10:09:21Esperamos que o ministro indicado por ele , não peça vista , de novo , pois assim dentro de uma década ou duas talvez seja julgado.
Dalton
2021-02-23 09:35:242 Turma, esqueçam já está absolvido... corruptos irão julgar outros corruptos?
Antônio
2021-02-23 09:08:22Maioria da 2ª Turma = Quadrilha Togada.