Câmara vota na tarde desta quarta projeto que dá autonomia ao Banco Central
A Câmara dos Deputados vai analisar nesta quarta-feira, 10, o projeto de lei que dá autonomia ao Banco Central. A proposta passou pelo Senado no ano passado e prevê mandatos fixos para a diretoria da instituição. O objetivo da base governista é aprovar o texto sem mudanças, para que ele siga diretamente para a sanção...
A Câmara dos Deputados vai analisar nesta quarta-feira, 10, o projeto de lei que dá autonomia ao Banco Central. A proposta passou pelo Senado no ano passado e prevê mandatos fixos para a diretoria da instituição. O objetivo da base governista é aprovar o texto sem mudanças, para que ele siga diretamente para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Caso haja alterações, será preciso fazer uma nova votação no Senado.
Partidos de esquerda, liderados pelo PT, se opõem à iniciativa com o argumento de que a autonomia do Banco Central afasta o governo das principais decisões econômicas do país e deixa as políticas do setor sob influência do mercado. Os defensores da proposta argumentam que a ideia é blindar o banco de ingerências políticas.
Esta semana, o relator do projeto, deputado Silvio Costa Filho, do Republicanos, se reuniu com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir o texto que será votado na Câmara. O governo apoia a votação sem mudanças do projeto que passou pelo Senado.
Entre as mudanças está a criação de um mandato fixo de quatro anos para o presidente do Banco Central, que terá início sempre no terceiro ano de mandato do presidente da República. Os diretores também ocuparão os cargos por quatro anos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Jose
2021-02-10 14:57:42Interessante. Este bom projeto de lei é de um senador tucano (o partido do Dória) e não dos bozistas. Com certeza, ao saber deste fato, os bozistas certamente chamarão o Bozo de esquerdopata, pois o Bozo mandou aprovar o projeto, kkkkkkkkkkkkkk. Por sinal, alguém pode listar um projeto decente sequer proposto por um bozista?
MARCOS
2021-02-10 13:30:32Se os comunistas são contra, eu sou a favor.
Cesar
2021-02-10 13:12:14Esta medida tem que ser aprovada.