Procuradores alertam sobre manobra de Lula para evitar discussão em plenário sobre acesso a mensagens
A defesa de procuradores que integraram a Lava Jato moveu um recurso no Supremo Tribunal Federal contra a desistência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) em um processo, relatado pelo ministro Edson Fachin, em que o petista pedia acesso a mensagens apreendidas na Operação Spoofing, que mirou ataques hacker a contas no Telegram...
A defesa de procuradores que integraram a Lava Jato moveu um recurso no Supremo Tribunal Federal contra a desistência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) em um processo, relatado pelo ministro Edson Fachin, em que o petista pedia acesso a mensagens apreendidas na Operação Spoofing, que mirou ataques hacker a contas no Telegram de Sergio Moro e membros do Ministério Público Federal em Curitiba.
Em novembro do ano passado, Fachin submeteu a questão ao plenário do STF, a quem caberia decidir pela validade do uso do material por Lula. No mês seguinte, a defesa obteve as mensagens em outra ação, graças a uma decisão de Ricardo Lewandowski.
Com o pedido de desistência na ação que tem Fachin como relator, a defesa de Lula manobra para evitar uma deliberação sobre a licitude pelos 11 ministros da Corte. O debate pode ficar restrito à Segunda Turma, onde o ministro tende a ser voto vencido.
Os advogados Marcelo Knopfelmacher e Felipe Locke alegam que a investida de Lula trata-se de uma possível tentativa de retirar a prevenção de Edson Fachin sobre o caso. Mas, para a defesa da Lava Jato, “tal expediente não transferiria, de qualquer forma, a relatoria do caso” para Ricardo Lewandowski, “pelo simples fato de que a nobre ministra Rosa Weber é a relatora preventa para julgar os feitos decorrentes da Operação Spoofing”.
Na prática, de acordo com os advogados dos procuradores, o acesso às mensagens só poderia ser deferido por Fachin, em razão da conexão com a Lava Jato, ou por Rosa Weber, por ligação com a Spoofing, mas jamais por Lewandowski.
“Isto posto, por qualquer ângulo que se analise a questão, o pedido posterior realizado pelo reclamante nos presentes autos, que pede acesso e compartilhamento dos arquivos apreendidos na Operação Spoofing sem qualquer relação com o pedido inicial, não poderia mesmo ter sido decidido pelo ministro Ricardo Lewandowski posto que incompetente para tanto em razão da regra de prevenção que, obviamente, não pode ser desrespeitada.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Tania
2021-02-09 15:32:32Se tivéssemos um PGR e um STF sérios e isentos da política, certamente que isso não aconteceria. O desrespeito à lista tríplice dos procuradores da república e os critérios imorais para escolher os ministros do STF, têm mesmo que resultar nesse caos que está se tornando o Brasil.
JOAO
2021-02-09 11:12:24É ministro do STF descaradamente militante político, isso é um golpe na constituição, exército omisso, deixando os canalhas dominarem o país com um presidente inepto, congresso corruptos e a justiça envolvida em atos inconstitucionais.
José
2021-02-09 09:56:00Eu não quero, de novo, ter que decidir meu voto entre o Lulalixo ou Bolsolixo! Cansei da REDEMOCRATIZAÇÃO de 1985. Não serviu para nada, a não ser aos políticos podres...
Aparecida
2021-02-09 07:48:52Que figura assustadora, por tudo que fez deveria estar na prisão, seu passado está retratado na própria face, não engana mais ninguém.
Maurício
2021-02-09 07:48:35São os pets de corruptos.
Max
2021-02-09 06:43:37A verdade é que Lewandowisk está, mais uma vez, sendo petista, amigo do Jararaca. Fora do STF, jornalistas em busca de audiência, servidores públicos concursados, nomeados e eleitos, além do Aras, todos presos a cargos privilegiados, estão se borrando de medo da popularidade de Moro e da possibilidade dele vir a se candidatar. Para eles, melhor será cortar a ameaça pela raiz, sufocando a LavaJato e desmoralizando seus principais atores: o ex juiz Sérgio Moro e o procurador Daltan Dallagnol.
André
2021-02-08 22:34:09Retirante parido de um útero maldito.
Luiz
2021-02-08 20:58:44Até quando teremos que aguentar noticias das manobras desse vagabundo ladrão de 9 dedos? Esse animal não percebe que tá morto politicamente??? Que nojo !
Orchidea
2021-02-08 20:43:18O LEWANDOWSKI deveria ser impedido de julgar o processo da Lava- Jato pois sua mãe era amiga da esposa de Lula , d. Marisa . Ele agora ,atropela o processo para ajudar seu amigo ,que o colocou no STF . O que isso representa ?
Emílio
2021-02-08 20:35:48Mais uma p o lulóvsky ser afastado do atual stf. Outra gravíssima foi a possibilidade da afastada Dilma poder concorrer a cargos eletivos em confronto claro com a C.F.. Lembro tb. de seu voto a favor da reeleição dos presidentes Alcolumbre e Maia em desacordo a C.F. Esse senhor está lá p defender ou p atacar a C.F.?? Urge ser afastado.