Bastidores: sem conversa à vista, Itamaraty correu para articular carta de Bolsonaro a Biden
Como não havia a menor perspectiva de um contato direto entre Jair Bolsonaro e Joe Biden, nem por telefone, integrantes do Ministério das Relações Exteriores passaram a buscar alternativas para abrir um canal de diálogo entre Brasília e Washington, a despeito das diversas caneladas do presidente brasileiro no novo ocupante da Casa Branca. Foi daí que...
Como não havia a menor perspectiva de um contato direto entre Jair Bolsonaro e Joe Biden, nem por telefone, integrantes do Ministério das Relações Exteriores passaram a buscar alternativas para abrir um canal de diálogo entre Brasília e Washington, a despeito das diversas caneladas do presidente brasileiro no novo ocupante da Casa Branca. Foi daí que surgiu o plano de escrever uma carta.
Partiram de Nestor Forster, embaixador do Brasil na capital americana, os conselhos para que o Planalto fizesse um primeiro gesto de aproximação de com "tom positivo". Na quarta-feira, 20, o presidente Jair Bolsonaro resolveu, finalmente, enviar a carta cumprimentando Biden pela posse. O documento – que fala em "valores compartilhados" entre Brasil e Estados Unidos e em compromissos de Bolsonaro para o combate às mudanças climáticas – foi burilado por diplomatas, sem sofrer grandes alterações por parte da assessoria internacional do Palácio do Planalto, comandada pelo olavista Filipe Martins.
O tom conciliatório da mensagem, contrariando o tratamento dispensado a Biden até então pelo governo Bolsonaro, foi comemorado por diplomatas que buscavam meios de viabilizar uma aproximação com o governo americano.
Após participar da posse de Biden (foto), Forster tem exibido otimismo em suas declarações. "A mensagem que tenho ouvido é de ênfase no valor da parceria com o Brasil e na fertilidade da cooperação bilateral", diz o diplomata.
A embaixada em Washington diz que vinha mantendo contatos com integrantes do partido Democrata mesmo durante a administração do ex-presidente Donald Trump.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sônia
2021-01-25 08:42:47DEPLORAVEL a falta de postura desse arremedo de presidente
ELISABETE
2021-01-25 05:45:48Depois de toda a palhaçada do bozobosta, nos expondi a vergonha internacionalmente, melhor seria ter enviado sinais de fumaça!
CARLOS
2021-01-24 20:03:42Como o macho alfa dele foi castrado e o Putin já se ligou que ele não apita nada, está procurando outro amor pra chamar de seu.
Odete6
2021-01-24 16:35:44Esse "a coisa" desgovernante é apenas uma ameba maricas. Com o perdão das amebas!
Odete6
2021-01-24 16:35:39Esse "a coisa" desgovernante é apenas uma ameba maricas. Com o perdão das amebas!
PAULO
2021-01-24 16:28:27A carta enviada ao governo americano foi no tom correto. Porém o estrago já está feito. Bolsonaro é um moleque. Ele acha que relações internacionais é igual disputa de criança. Passou cinco minutos de disputa, às crianças nem sabem mais o que estava em disputa. Bolsonaro é disparado o pior presidente que o Brasil já teve. Se o PT, através da corrupção sistematizada no capitalismo tupiniquim que forjou, empacou o Brasil. Bolsonaro foi mais longe com a sua loucura, involuímos em quase tudo.
Claudio
2021-01-24 16:18:09Uma incompetencia nunca vista ... desse nosso Planalto /
Volf MS
2021-01-24 15:41:48Era muito macho, mas pelo jeito mijou prá trás
Aguia
2021-01-24 15:28:28O Boçalnaro é um mega Diplomanta!
Francisco
2021-01-24 15:23:52Se o comportamento de nosso embaixador nos EUA tiver sido esse, meus parabéns. "RUA" a esse imbecil Araújo e a quem o nomeou.