Doria cobra reação da população e do Congresso a Bolsonaro
O governador de São Paulo, João Doria (foto), fez nesta sexta-feira, 15, um dos mais inflamados discursos contra o presidente Jair Bolsonaro. O tucano culpou o governo federal pelo colapso no sistema de saúde do Amazonas, assim como pelas mais de 205 mil mortes em decorrência do novo coronavírus, e cobrou uma reação do Congresso...
O governador de São Paulo, João Doria (foto), fez nesta sexta-feira, 15, um dos mais inflamados discursos contra o presidente Jair Bolsonaro. O tucano culpou o governo federal pelo colapso no sistema de saúde do Amazonas, assim como pelas mais de 205 mil mortes em decorrência do novo coronavírus, e cobrou uma reação do Congresso e da sociedade civil ao chefe do Planalto.
Em coletiva de imprensa, Doria afirmou que o cenário desolador em Manaus, que sofre com a falta de leitos e de oxigênio, "é resultado da política caótica de saúde pública do governo federal" e do "negacionismo" da gestão Bolsonaro. "A culpa é, sim, do governo federal, da incompetência, da incapacidade, do fracasso de ter optado pelo negacionismo em relação à essa pandemia", disparou.
"Não é razoável imaginar que uma situação de caos como vive a capital manauara seja debitado na conta de um prefeito ou de um governador. Temos governo federal para quê? Temos um Ministério da Saúde para quê? Para acusar prefeitos e governadores ou para agir em defesa e na proteção da saúde e da vida de todos os brasileiros, em qualquer parte do país?", completou.
O tucano declarou ter disponibilizado 40 respiradores produzidos pela Universidade de São Paulo ao governador do Amazonas, Wilson Lima, e afirmou que os itens devem ser transportados por um avião da empresa Latam. Além disso, disse ter oferecido leitos em hospitais públicos aos pacientes manauaras que serão realocados e comprometeu-se a gerenciar espaços em centros de saúde privados.
Enquanto secretários conduziam a coletiva, Doria fez uma interrupção ao receber a notícia de que Amazonas pedira a transferência de 60 bebês para outros estados devido ao risco da falta de oxigênio. Neste momento, o tucano indignou-se e afirmou que São Paulo atenderá todos os prematuros. "É o fim do mundo isso. Para quem é pai, para quem é mãe, não ter oxigênio para bebê. Uma irresponsabilidade do governo Bolsonaro. Me choca isso como brasileiro", disse, jogando o celular à bancada.
"Hoje, li uma manifestação do presidente Jair Bolsonaro, dizendo 'eu fiz tudo que estava ao meu alcance. O problema agora é do estado do Amazonas e da prefeitura de Manaus'. Inacreditável. Em outro país, talvez isso fosse classificado como genocídio", atacou.
O tucano referiu-se a uma declaração de Bolsonaro direcionada a apoiadores. Pela manhã, em frente ao Palácio da Alvorada, o presidente eximiu seu governo da culpa. “Terrível o problema lá, mas fizemos a nossa parte”, garantiu o chefe do Planalto. “Hoje, as Forças Armadas ocupam lá um hospital de campanha, o ministro da Saúde esteve lá na segunda-feira, providenciou oxigênio. E começou o tratamento precoce, que alguns criticam ainda”, emendou Jair Bolsonaro.
Doria acrescentou que o "mar de fracassos" do governo ceifou a vida de milhares de brasileiros e conclamou o Congresso a agir. "Está na hora de termos um a reação isso, da sociedade civil, dos brasileiros, da imprensa, do Congresso, de quem puder ajudar. Ou vamos assistir isso por meses e achar que é normal? Que faz parte e que a ideologia do negacionismo é aceitável? Não é aceitável. É um crime que estão cometendo contra os brasileiros".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Arnaldo BFG
2021-01-19 13:34:37Esse indivíduo necessita de cuidados médicos, com urgência. Entrou numa espiral de loucura que parece não ter saída. Será que em seus sonhos lisérgicos alimenta alguma esperança de se tornar popular e querido ? Que coisa pavorosa, digna de pena !
Vera
2021-01-17 15:00:10Fora Dória asqueroso ! Dá nojo olhar na sua cara lustrada !
Carlos
2021-01-16 10:50:35pois é aquele esgoto a céu aberto chamado congresso não faz nada além de roubar o povo
Manuel
2021-01-16 09:32:57Dória agora já é também o governador do Amazonas...
Antônio
2021-01-16 04:06:26Político sujo igual a muitos e muitos outros que infestam o país como uma sina maldita.
Antonio
2021-01-16 00:10:39Doria é um moleque. Governadores e Prefeitos deitaram, rolaram e se enrolaram com dinheiro do governo. Agora querem cair fora da responsabilidade. Vai se queixar para o STF.
Fernando
2021-01-15 23:59:16O Doria está certo nesta indignação ! Este governo negacionista falando asneiras desde o início da pandemia ! Não acionou a compra das vacinas com antecedência porque nega a pandemia . Por muito menos a Dilma foi impedida . Vamos esperar quantas mortes mais para retirar este idiota de lá ???
Antonio
2021-01-15 22:53:33Já não bastam os problemas que vivemos e vem ele incitar baderna.
Carlos
2021-01-15 19:46:52PAULO pelo menos está ensinando como você se protege da forma da sua inteligencia da covid com medicamento natural aprovado pela sua ciência. A humanidade agradece à sua inteligência e por ter sido cobais esse tempo todo. Continue e apresente seu estudo na OMS.Seja útil, faça como te sugeriram, enfie no seu uns cilindros de oxigênio e vai pra Manaus.
Maria
2021-01-15 18:57:31IMPEACHMENT JÁ !!