Bolsonaro fica de fora dos contatos iniciais de Biden com presidentes latinos
A equipe do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, adiou o primeiro contato com Jair Bolsonaro, após uma tentativa de aproximação do Planalto com o futuro ocupante da Casa Branca, no final do ano passado. Biden priorizou outros mandatários da América do Sul: já teve conversas com Alberto Fernández, da Argentina, e Sebastián Piñera,...
A equipe do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, adiou o primeiro contato com Jair Bolsonaro, após uma tentativa de aproximação do Planalto com o futuro ocupante da Casa Branca, no final do ano passado. Biden priorizou outros mandatários da América do Sul: já teve conversas com Alberto Fernández, da Argentina, e Sebastián Piñera, do Chile.
O gabinete de transição foi procurado por diversos governos da América Latina e, diante da enxurrada de pedidos, escolheu quem seriam os primeiros da fila. O Brasil acabou ficando de fora dos contatos iniciais. Além de Piñera e Fernández, os presidentes de Costa Rica e México também já falaram com Biden.
Juan Gonzalez, escolhido pelo democrata para o posto de diretor sênior do Conselho de Segurança Nacional para o Hemisfério Ocidental, admitiu a interlocutores que antevê obstáculos na relação do novo governo com o presidente brasileiro.
Durante a campanha eleitoral, Gonzalez adiantou que o relacionamento com o Brasil levaria em conta temas como direitos humanos e meio ambiente, nos quais a reputação internacional do Brasil vive uma baixa histórica.
Em entrevista ao canal SBT, em dezembro, Ernesto Araújo minimizou a importância de um contato entre Bolsonaro e Biden. "Ainda não tomou posse. Qualquer contato com uma equipe de transição sempre é mais ou menos precário. O que conta mesmo é a partir da tomada de posse", disse.
Outro fator complicador é a estreita relação de Bolsonaro com a extrema-direita mundo afora. Com o próprio Biden, o mandatário brasileiro tratou de comprar uma confusão de maneira pré-datada: ele chegou a fazer coro aos argumentos de Donald Trump contra a lisura da eleição presidencial americana, por exemplo. O recado entendido por lideranças do Partido Democrata foi o de que o trumpismo derrotado nos Estados Unidos ainda pulsa no governo do Brasil.
Outro presidente da região com quem Biden também não conversou até o momento é o presidente da Colômbia, Iván Duque. Apesar de ter sido um dos aliados preferenciais do governo Trump na América Latina, à diferença do colega brasileiro ele reconheceu rapidamente a vitória do democrata, ainda em novembro do ano passado, só que setores da direita colombiana próximos ao governo apoiaram publicamente a reeleição de Trump e isso incomodou assessores de Biden.
Em nota a Crusoé, o Planalto confirmou que não houve contato entre Bolsonaro e Biden, mas disse que as tratativas iniciais para que a conversa ocorra cabem ao Ministério das Relações Exteriores. Também procurado, o Itamaraty não comentou o assunto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Paulo
2021-01-18 10:47:30C. A política externa bolsonarista ameaça os interesses nacionais.
Rogerio
2021-01-18 07:33:26o Babacasolnaro é o malandro safo do Exército Brasileiro. A única coisa que este governo cumpriu desde a eleição para m que votei nele foi o tema. "A verdade vós Libertará" com certeza já me libertou sai do curral faz tempo aliás a cerca já estourou faz tempo. Agora resta a ele colocar em dúvida a urna eletrônica. porque já perdeu a fila andou.. e andou rápido...
Miguel
2021-01-17 15:52:26Só quero ver a amizade de thump e boçalnaro quanto tempo vai durar.
Marcelo
2021-01-17 15:38:01Se os governantes (executivo e legislativo) fizessem o dever de casa e o judiciário não atrapalhasse, o Brasil poderia reduzir o “custo Brasil” o que o tornaria uma potência exportadora. Mas o establishment nunca vai abrir mão das estatais, seu curral eleitoral, nem vai aprovar reformas que fortaleça um presidente não alinhado com seus interesses. Resumindo, estamos ferrados por nossa causa e não por causa dos EUA ou outro país qualquer.
Manoel
2021-01-17 14:18:30Perguntar para o Bolsonaro se ele está preocupado
João
2021-01-17 13:00:24E agora?????? Joe não quer conversar com Jair,que terrível para nós Brasileiros....
Ana
2021-01-17 12:31:30É por aí mesmo, Vera ! Não estão pensando no País ! Querem mesmo q tudo afunde, por culpa de 1 pessoa....., pra que prevaleçam suas ideias, suas convicções! Pior q um Centrão podre, é uma esquerda cega . Deixa a China tomar conta.....
Vera
2021-01-17 10:56:45De novo a vontade incontrolável de diminuir o presidente ! Que tal ajudar o Brasil a se reerguer da criminosa ação da esquerda ? Nada se fala do combate ao tráfico por exemplo !
Marcos Vinicius Simões da Costa
2021-01-17 09:17:06Bozo , um presidente sem noção ! Estamos com um miliciano corrupto e que tentará um golpe em 2022!
MARCIO
2021-01-16 20:07:46Brasil é aquele garoto excluído da sala, ninguém liga, ninguém vê a existência dele, ninguém se importa. Tamo na mierda como sempre.