Bolsonaro cobra laboratórios de vacinas para que apresentem registro na Anvisa
Jair Bolsonaro cobrou nesta segunda-feira, 28, que os fabricantes de vacinas contra Covid-19 apresentem os pedidos de registro dos produtos junto à Anvisa. Ele rejeitou que seja de sua responsabilidade a disponibilização dos imunizantes enquanto eles não forem submetidos à autoridade sanitária. "O Brasil tem 210 milhões de habitantes. Então é um mercado consumidor enorme...
Jair Bolsonaro cobrou nesta segunda-feira, 28, que os fabricantes de vacinas contra Covid-19 apresentem os pedidos de registro dos produtos junto à Anvisa. Ele rejeitou que seja de sua responsabilidade a disponibilização dos imunizantes enquanto eles não forem submetidos à autoridade sanitária.
"O Brasil tem 210 milhões de habitantes. Então é um mercado consumidor enorme de qualquer coisa. Os laboratórios não tinham que estar interessados em vender para a gente? Por que então eles não apresentam a documentação na Anvisa?", disse Bolsonaro, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, pouco antes de viajar para São Paulo, onde passará a semana do ano novo no litoral.
A Pfizer, fabricante do imunizante que vem sendo aplicado pela maioria dos países que já iniciaram a vacinação, ainda não pediu o registro emergencial na Anvisa. A justificativa é que o contrato para fornecimento ao governo brasileiro ainda não foi assinado, embora o Planalto já tenha liberado 20 bilhões de reais para a aquisição de imunizantes pelo Ministério da Saúde.
No início de dezembro, a pasta do general Eduardo Pazuello deu início às tratativas para adquirir 70 milhões de doses. Após o fechamento do acordo, a previsão oficial é que 8,5 milhões de doses sejam disponibilizadas à população no primeiro semestre, mas, desse montante, a previsão é que somente 500 mil cheguem no mês que vem. O governo Bolsonaro estima que a vacinação em massa da população começará apenas em fevereiro.
Aos apoiadores, Bolsonaro perguntou se "quem já foi infectado tem que tomar a vacina", no que foi respondido com singelos "nãos" de sua turba. O presidente, que já teve a Covid-19, já declarou que não tomará o imunizante porque se considera imune ao vírus.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sinval
2020-12-28 22:25:50Os laboratórios já negociaram com a grande maioria dos países que se anteciparam na compra das vacinas. Aqui o Bolsonaro e a Anvisa estão sentados esperando que eles tomem a iniciativa. kkkkkk.
Mauro
2020-12-28 18:40:41Ele segue o rito permitido no Brasil. Se querem que o presidente faça diferente o congresso tem que agir ou o STF. Porque o congresso ou STF não autorizaram o PR a comprar e aplicar a vacina imediatamente? Se der problema ninguém quer ser responsabilizado. Nem o próprio fabricante. Nenhum país iniciou vacinação em massa ainda, somente em fase emergencial ou experimental e em certos grupos. Ninguém torce para as vacinas serem ruins , espero só cautela.
Jaime
2020-12-28 18:10:12Os Laboratórios querem liberação emergencial pq, nesse caso, a responsabilodade pelo resultado, efeitos colaterais e o diabo, é com o governo que autorizou. A União Européia e os Estados Unidos são trilionários (em dólar/euro). Podem fazer frente a indenizações bilionárias. Há países exigindo consentimento prévio dos vacinados. Aqui, o Congresso não permitiu. Se Bolsonaro libera, e o povo vira JACARÉ. a responsabilidade cairá sobre o governo e não sobre os fabricantes. preciso desenhar?!
Fernando
2020-12-28 17:42:59Será que ninguém deste governo explica para este idiota o que está acontecendo , já que ele não se informa ? A procura está muito maior que a oferta !! Quem tem que ir atrás e quem quer comprar !!!
AIRTON
2020-12-28 17:11:38É simples o Bolsonóquio imbecil: não tem vacina para todo mundo. Nesse momento a demanda está bem acima da oferta o ignóbil. Quando estiver sobrando a vacina aí sim virão atrás do Brasil. E até lá quantos irão morrer por sua ignorância, burrice e INCOMPETENCIA?
Vasconcellos
2020-12-28 15:21:40Vai ficar esperando a iniciativa dos laboratórios, burocrata Bolsonaro? Se eles não fizerem nada, você também não vai fazer? Bolsonaro é tão cheio de iniciativas para coisas estúpidas, mas fica parado, esperando os outros, quando se trata de salvar vidas.
Clóvis
2020-12-28 15:11:53Desde pequeno a gente aprende que quem quer resolver um problema toma providências buscando uma solução. Já o idiota, que se acha um “chefe” fica passivo esperando que levem a solução até ele. O que ele entende sobre governar? Sua incompetência prejudica em muito a nação.
Jose
2020-12-28 15:07:32Ele estaria certo se a produção fosse maior do que a demanda. Como não é este o caso, então o Bozo, além de estar errado, ainda comprova o que sempre falei dele: ele é um genocida pervertido!
Clóvis
2020-12-28 14:58:52Há países que já têm estoque da vacina em quantidade superior à sua população. Já o nosso ainda não conta sequer com uma estratégia e muito menos um plano de ação. E o mentecapto ainda coloca a culpa nos laboratórios. Que falta faz existir um lider
Oliver
2020-12-28 13:47:30Ele acha que Pfizer sabe que ele existe! Se tivesse a coragem do tamanho do ego...