O próximo adversário de Netanyahu
Nas próximas eleições de Israel, marcadas para o dia 23 de março, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu terá de enfrentar uma disputa mais acirrada, depois da saída de cinco deputados de seu partido, o Likud. Três deles, capitaneados por Guidon Saar (foto), fundaram um novo partido, o Nova Esperança, que já nasce como a segunda força da...
Nas próximas eleições de Israel, marcadas para o dia 23 de março, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu terá de enfrentar uma disputa mais acirrada, depois da saída de cinco deputados de seu partido, o Likud. Três deles, capitaneados por Guidon Saar (foto), fundaram um novo partido, o Nova Esperança, que já nasce como a segunda força da política israelense.
O novo grupo pode conquistar 18 ou 20 de um total de 120 cadeiras do Parlamento de Israel, de acordo com as pesquisas. Já o Likud deve conseguir 29 assentos, bem menos do que os 36 obtidos nas eleições de março. "Guidon Saar tem sido o principal rival de Netanyahu dentro do Likud há muitos anos. Ele era considerado um dos 'príncipes', que são os filhos e netos das pessoas que fundaram o partido que deu origem ao Likud", diz o cientista político André Lajst, da ONG StandWithUs. "Ao disputar a eleição em um partido à parte, Saar ganhará o voto de muita gente de direita que está cansada de Netanyahu."
Nos últimos anos, não apenas Saar, como outros "príncipes" deixaram o Likud, insatisfeitos com as posturas de Netanyahu e a concentração de poder em suas mãos. Em 2019, Saar disputou com Netanyahu a liderança do Likud, mas foi derrotado. A decisão de deixar o partido foi tomada este ano.
Após a eleição, como já é tradição, os partidos negociarão coalizões para tentar formar maioria no Parlamento. Pelas pesquisas, Netanyahu deve alcançar 58, o que o deixaria pouco abaixo de alcançar a maioria. Saar tem dito, no entanto, que não entraria em uma coalizão com Netanyahu. Dessa forma, a oposição poderia reunir 51 assentos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Charles
2020-12-27 15:01:57Já passou da hora do Bibi sair do governo e ir para a cadeia devido às maracutaia que ele fez.
Renato
2020-12-27 12:03:31Manda o telefone de Ciro Nogueira pra Netanyahu
Vimar
2020-12-26 18:01:09Há muito tempo não via Israel com tanta tranquilidade. Espero que Netanyahu continue liderando, e que o " Eterno livre Israel de todas as suas angustias".