Para ministro das Comunicações, 5G é tema de segurança nacional
Fábio Faria (foto) afirmou nesta terça-feira, 24, que as redes de 5G são um tema de "segurança nacional". É por isso que, de acordo com o ministro das Comunicações, o Gabinete de Segurança Institucional, GSI, participa das tratativas sobre o leilão de frequência da tecnologia, previsto para o próximo ano. "Em todos os países o...
Fábio Faria (foto) afirmou nesta terça-feira, 24, que as redes de 5G são um tema de "segurança nacional". É por isso que, de acordo com o ministro das Comunicações, o Gabinete de Segurança Institucional, GSI, participa das tratativas sobre o leilão de frequência da tecnologia, previsto para o próximo ano.
"Em todos os países o [equivalente ao] GSI participa, porque se trata também de segurança nacional. Então o GSI participa e participará. Tem um papel fundamental", disse o ministro após uma reunião com Augusto Heleno, o presidente Jair Bolsonaro e conselheiros da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.
Para conhecer melhor a tecnologia de conectividade em super velocidade, Faria irá a Berna, na Suíça, na próxima semana, para participar da 2ª sessão do Conselho de Administração da União Postal Universal, e passará por outros países europeus. Também está prevista viagem para conhecer de perto o 5G na Ásia no início do próximo ano.
Na reunião nesta terça-feira, Carlos Baigorri, relator do edital do 5G na Anatel, afirmou que espera concluir o processo internamente no início do ano que vem, para que que o leilão ocorra no final do primeiro semestre.
"A previsão é de ter o edital aprovado na Anatel no começo do ano que vem, sendo que a sessão de lances deve acontecer ao final do primeiro semestre. Esse é o cronograma com que trabalhamos e vamos persegui-lo apesar de todos os desafios que se colocam à nossa frente", comentou.
O governo brasileiro tem sido pressionado pelos Estados Unidos a excluir a empresa chinesa Huawei do leilão. No início do mês, o Brasil anunciou o apoio à Clean Network, programa norte-americano que limita o avanço de empresas chinesas na instalação dessa nova tecnologia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
TONI FERREIRA
2020-11-26 10:31:27O MINISTRO DO SBT exagera o que seria razoável! A guerra Tramp e China e produto da ignorância daquele governante esquisito que sentou na WHITE HOUSE por aventura do povo americano. Isso acontece também por aqui na TERRAE BRASILIS.
Aparecida
2020-11-25 15:37:15O ministro pensa que é digno de alguma credibilidade, kkkkkkk...
Rodolfo
2020-11-25 09:12:37Segurança nacional? O 2.G não foi. O 3.G não foi. O 4.G não foi. O que esse novo protocolo de comunicação tem que passa a ser assunto de segurança nacional? Essa é uma questão técnica e econômica.
Martim
2020-11-25 08:15:39Esta balela de segurança nacional impediu o progresso no início da computação. O que faz a segurança nacional é a educação e cérebros pensantes.
Rodrigo
2020-11-24 23:11:52Brasil país da piada pronta! Nem o 4g funciona na sua plenitude e só se fala no 5g.
KEDMA
2020-11-24 21:35:08Espero que ela funcione aqui no Brasil.
Antônio
2020-11-24 21:34:14Sinto uma profunda tristeza ao ler a imbecilidade dos comentários, saídos de mentes imediatistas destituídas de um mínimo de coerência e bom senso, aliás, bom senso é sinônimo de inteligência, que é o que mais falta aqui neste espaço. Leiam bastante sobre os malefícios (principalmente) e benefícios da tecnologia 5G antes de vomitarem besteiras.
Ary
2020-11-24 19:45:19De uma coisa estamos certos. Se for nesse governo vai ter lisura e meu dinheiro estará a salvo. Segue o baile!
Palhaço Bozo
2020-11-24 19:42:46Bozistas acham que a China usará o 5G para fazer espionagem. Ok, é até entendível isso, mas a mesma trupe de retardados bozistas se esquece que o governo americano faz a mesma coisa. Quem não se lembra do esquema de espionagem que o Edward Snowden trouxe a tona e que um dos alvos de espionagem dos americanos era o governo federal brasileiro? 5G é tecnologia transformadora e os americanos vão meter a faca nos brasileiros. Vamos continuar vivendo na desigualdade graças a acefalia bozista.
Sillvia2
2020-11-24 19:03:32Agora que Trump perdeu e deixou de ser guru e influenciador do Bolsonaro na adesão aos interesses e às conveniências do americano, espera-se que o Brasil tenha sabedoria científica e competência para se filiar ao 5G que seja o melhor para os interesses dos brasileiros... sem ideologias medíocres!