Paulinho da Força vira réu por caixa 2, corrupção e lavagem de dinheiro
O juiz Marco Antonio Martin Vargas, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, aceitou nesta quinta-feira, 29, denúncia da Lava Jato Eleitoral contra o deputado Paulinho da Força (foto), do Solidariedade, e o genro dele, Cristiano Vilela de Pinho. Os dois responderão pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral (caixa 2), corrupção passiva e lavagem de...
O juiz Marco Antonio Martin Vargas, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, aceitou nesta quinta-feira, 29, denúncia da Lava Jato Eleitoral contra o deputado Paulinho da Força (foto), do Solidariedade, e o genro dele, Cristiano Vilela de Pinho. Os dois responderão pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral (caixa 2), corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
De acordo com a denúncia, Paulinho da Força recebeu 1,7 milhão de reais de forma ilícita do Grupo J&F, controlador da JBS, nas campanhas de 2010 e 2012. Os pagamentos, segundo o Ministério Público, foram feitos em espécie ao chefe de gabinete do deputado, José Gaspar Ferraz, e por meio de contratos simulados com o escritório de advocacia do genro do parlamentar -- Cristiano teria intermediado um repasse de 250 mil reais.
Na decisão, o magistrado observou que os indícios de irregularidades constam de um vasto material, que inclui colaborações premiadas de Joesley Batista, Demilton Antônio de Castro e Ricardo Saud. Vargas mencionou, ainda, planilhas, e-mails, contratos e laudos periciais produzidos para análise e descrição das informações colhidas durante o cumprimento das medidas de busca e apreensão e de quebra do sigilo bancário do escritório de advocacia Vilela e Silva Gomes Advogados, do genro de Paulinho da Força.
"A aparente convergência de elementos fáticos reforçam a convicção em torno da existência de indícios mínimos a indicar a viabilidade da acusação, em torno da criação de um complexo esquema de omissão de dados à Justiça Eleitoral e de lavagem de capitais, visando a obtenção de vantagem ilícita futura, supostamente erigido para dissimular os fins ilícitos dos grupos políticos e empresariais apontados, condutas que perfazem as coordenadas típicas dos delitos de falsidade ideológica eleitoral, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, demarcadas dentro da descrição possível e necessária para esta fase processual", pontuou o juiz.
A denúncia de Paulinho decorre da Operação Dark Side, a primeira fase da Lava Jato Eleitoral, realizada em julho. Na ocasião, o deputado foi alvo de mandados de busca e apreensão e teve os bens bloqueados por decisão do juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo. O magistrado recebeu os casos relacionados a caixa dois de campanha que desceram do Supremo Tribunal Federal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Nelson
2020-10-30 16:13:47Este aí outro ladrão do sindicato dos trouxas igual ao nove dedos de SBC.. Vai ter um HC do stf e vai para cadeia da praia de Riviera de São Lourenço... Fácil assim este é nossa justiça
Nelson
2020-10-30 16:09:06Caramba este cara não está em cana ainda, oooo justiça boa esta
CLAUDEMIR
2020-10-30 10:02:34Não conheço nenhum político condenado pelo STF. Se alguém conhece, por favor mencione. Não vale quem foi caçado, pois neste caso perdeu o famigerado foro privilegiado.
José
2020-10-30 08:36:48Como tem dinheiro, roubado é claro, fica impune, o processo prescreve e pronto....essa é a nossa justiça.
Volf MS
2020-10-30 08:18:35Tem de acabar urgente com a Lava Jato, muita gente pode rodar ainda, ou cancelar com as delações, também serve. Enfim o que o Pr o Lula o Centrão o PT PSDB etc etc querem, e quanto a isso não se pode dizer que Bolsonaro não tem lutado. Força Presidente.
Luiz
2020-10-30 02:15:56Ja esta mais que na hora desse cidadao ir para a cadeia, assim como outros nao vale nada .
Odete6
2020-10-30 01:25:32Aaaaaaaaaaarrrrreeeeee.... demorou!!!!!!
MARCOS
2020-10-30 00:16:36Esse é um dos criminosos de colarinho branco, que já deveriam estar cumprindo pena há muito tempo, mas quando chega um HC no STF, milagrosamente, após sorteio?, ele cai na mesa dos de sempre, GM, MAM, Tófolli e Lewandowiski. E o KNM tá chegando para completar o time.
Jose
2020-10-29 23:52:56Mais um bozolulista em cana!
Roberto
2020-10-29 23:22:49Estava demorando....