Senadores do 'Muda Senado' querem obstruir sabatina de Kassio
Senadores do Muda Senado, grupo composto por 20 parlamentares, vão tentar obstruir a sabatina do desembargador Kassio Marques, indicado por Jair Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal. O movimento é puxado pelo senador Alessandro Vieira (na foto, à esquerda), que apresentou, nesta segunda-feira, 19, voto em separado contra a nomeação do magistrado. A inquirição na...

Senadores do Muda Senado, grupo composto por 20 parlamentares, vão tentar obstruir a sabatina do desembargador Kassio Marques, indicado por Jair Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal. O movimento é puxado pelo senador Alessandro Vieira (na foto, à esquerda), que apresentou, nesta segunda-feira, 19, voto em separado contra a nomeação do magistrado. A inquirição na Comissão de Constituição e Justiça está marcada para quarta-feira, 21, às 8h.
“A gente vai questionar o fato de que a mensagem não foi lida e o fato de que não está sendo possibilitada a participação da sociedade, uma vez que a ferramenta de consulta pública do Senado está fora do ar”, diz o parlamentar. O mesmo questionamento será feito na indicação de Jorge Oliveira, amigo de Jair Bolsonaro, para o Tribunal de Contas da União.
A obstrução se baseia em dois dispositivos do regimento interno do Senado. Um deles determina que a mensagem presidencial deve ser lida em plenário pela Mesa Diretora, durante sessão do Senado. Em outro dispositivo, o regimento prevê que o portal do Senado deve disponibilizar ferramenta pela qual a sociedade possa se manifestar sobre a escolha. A funcionalidade de votação popular em projetos em tramitação no Senado está fora do ar.
Vieira disse ainda que encaminhou uma lista com mais de 40 perguntas a Kassio Marques, mas acredita que o tempo disponível para a arguição dos senadores -- dez minutos -- deve alcançar “uma meia dúzia” de questionamentos.
Conforme mostrou Crusoé, apesar dos argumentos pela obstrução e do voto em separado de Vieira, nem mesmo no Muda Senado existe unanimidade contra a indicação de Kassio Marques. Existe entre integrantes do grupo uma resistência à criação de uma eventual indisposição com o magistrado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lucia
2020-10-21 00:25:29Como confiar em um juiz que apresenta um currículo fraudado? Essa é a primeira pergunta que não quer calar! A segunda pergunta é: como confiar no saber jurídico de um juiz que apresenta um currículo inconsistente? Sinceramente, não vejo como esse indivíduo pode se sentir à vontade em ocupar uma cadeira no STF. Quanta leviandade...
Fernando
2020-10-20 10:11:08Há poucos meses, o indicado para o Ministério da Educação foi sumariamente afastado do processo de escolha por ter apresentado em seu currículo informações que se mostraram falsas. Será que o Senado da República confirmará a indicação do Executivo e dará assento na Suprema Corte deste país a alguém que frauda até o seu currículo? Quem estará desmoralizando quem?
Luiz
2020-10-20 09:33:51O "muda senado" não veio para mudar nada. Tudo êngodo.
Luiz
2020-10-20 07:30:48Posso perguntar? Por que o senhor não paga seus funcionários com cheque ou transferência bancária? O dinheiro o senhor sacou de sua conta bancária ou do cofre que tem em casa? Esse dinheiro tem fonte legal? O senhor recebeu seu salário de senador ou de seus negócios para levar dinheiro vivo em suas cuecas? Ou será quem ninguém vai perguntar nada?
maria s.q.escoda
2020-10-20 06:40:13Estupidez maior é um mero fanático justificar e defender um desqualificado e mentiroso pro STF. Argumento cínico é que seu ídolo pode prevaricar porque o outro fez ao indicar Toffoli / Lewando... Esses Senadores que estao devidamente reprovando o desqualificado, não estavam no Senado antes. Se poupem de escrever tolices !
Roberto
2020-10-20 06:17:26Esse afilhado do GM será aprovado pelo Senador porque já foi tudo costurado pelos donos do Brasil.
Sebastião
2020-10-20 00:51:42Essa choradeira abaixo é porque o Desembargador Kassio Nunes foi indicado pelo melhor Presidente do Brasil nos últimos 30 anos. Se o Presidente fosse hoje o LULADRÃO (Deus nos livre disso) e tivesse indicado o Dr. Kasdio, ninguém estaria questionando a indicação do molusco de novembro dedos. Vejam só, ele indicou o Toffoli que era amigo íntimo de Zé Dirceu e advogado do PT, indicou o Lewandowski, cuja mãe era amiga próxima de Dona Marisa, dois pulhas e ninguém reclamou na mídia em geral.
Suzane
2020-10-20 00:49:10Não entendo por que, ao invés de obstruir a sessão, eles simplesmente não votam contra a nomeação?
Manoel
2020-10-20 00:35:09Vergonhoso um plagiador e fraudador de currículo se apresentar com reputação ilibada. Senado de vagabundos, isso sim.
Ceifador
2020-10-19 22:55:16Esses frouxos do "muda Senado" estão com medo de quê. Algum deles tem culpa no cartório, andaram se labuzando naquilo que Crusoé denunciou do chico?