Renan sob suspeita de receber propina para beneficiar gigante dos portos
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, abriu uma nova investigação sobre o senador Renan Calheiros, do MDB. Desta vez, o ex-presidente do Senado está sob suspeita de ter beneficiado o empresário Richard Klien, da Multiterminais, gigante do setor portuário. Doador de campanhas petistas e emedebistas, o executivo teria firmado contratos fictícios com o...
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, abriu uma nova investigação sobre o senador Renan Calheiros, do MDB. Desta vez, o ex-presidente do Senado está sob suspeita de ter beneficiado o empresário Richard Klien, da Multiterminais, gigante do setor portuário. Doador de campanhas petistas e emedebistas, o executivo teria firmado contratos fictícios com o operador do MDB no Senado, Milton Lyra, para fazer o dinheiro chegar a Renan.
A investigação nasceu da força-tarefa Postalis, que investiga fraudes no fundo de pensão dos Correios. Seguindo o rastro das operações de Lyra, os procuradores chegaram a Renan. Um delator, cujo nome é mantido em sigilo, contou que enquanto esteve preso na cadeia pública de Benfica, no Rio de Janeiro, presenciou uma discussão "ríspida" entre Lyra e o empresário Arthur Pinheiro Machado a respeito de um jantar em sua casa. No jantar, Lyra e políticos teriam falado sobre o favorecimento ao empresário Richard Klien em concessões portuárias.
Por meio da quebra de sigilo telemático, os procuradores identificaram que Renan, Lyra e Klien tinham "vínculos próximos". Em um dos e-mails, enviado a um piloto de helicópteros, o empresário diz que Milton Lyra é seu "convidado". "Atenda ele com carinho". Em outra mensagem, Klien convida o operador do MDB para um almoço em Brasília.
Em mensagem enviadas a Lyra em 2013, Klien encaminha uma notícia sobre um projeto de lei envolvendo "armazenagem de mercadorias em portos secos" que mostra bem um dos tipos de contrapartida que os empresários que dão dinheiro a políticos esperam do outro lado. "Muito importante NÃO PAUTAR a votação do substitutivo do Senador Sérgio Souza (PMDB-PR). Toda e qualquer ajuda é necessária e bem vinda", escreveu Klien a Lyra, assim mesmo, com um trecho em caixa alta.
Em 2014, a empresa Multi STS, ligada a Klien, pagou 733 mil reais à Credpag, velha conhecida de investigadores e apontada como biombo de Lyra para o recebimento de propinas. As evidências foram encaminhadas à subprocuradora-geral Lindôra Araújo, chefe da Lava Jato na PGR, que pediu a abertura de inquérito.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
José
2020-11-20 08:47:38Renan representa a falta de ética e valores morais na política. Tolerado, porque temido, representa o que existe de pior no cenário político partidário. Sobrevive impune, quer no Congresso, quer no Judiciário. A notícia de mais uma investigação e procedimento envolvendo o seu nome não anima; pior, expõe o judiciário a uma nova desmoralização pela disfuncionalidade e ineficácia, já que se antevê mais uma frustrada iniciativa, julgar e condenar um notório desclassificado.
Estela
2020-10-12 12:21:20#MORO 2022.
Dalton
2020-10-12 11:50:35Esse político é um dos mais corruptos até hoje, sempre engavetaram processos deles, Cunha sempre o protegeu.
Heloisa
2020-10-12 11:29:33Renan é o maior colecionador de ilícitos, mais um não faz a menor diferença, ele sempre acha uma forma para se livrar da carga pesada.
Mauricio
2020-10-12 11:01:43Não vai dar em nada. Renan gravava com os equipamentos do Senado conversas de todo mundo, ele tem todos eles sob ameaça. Lembrem do episódio com a Carminha, ele desmoralizou o stf. Kkkkk
ROMEU
2020-10-12 10:46:40Isso é só a ponta do iceberg. Quando se trata do Senador Renan Calheiros nada mais me surpreende, basta procurar que serão encontradas mutretas em todas e quaisquer tratativas que o envolvem. Lamentável que isso tende a continuar assim enquanto os eleitores não atentarem para a urgente necessidade de renovação do Congresso Nacional. VOTO FAXINA, COM URGÊNCIA!
Marcus
2020-10-12 06:16:15O mais novo parceiro do governo da decepção em mais um rolo...
Carlos
2020-10-12 01:50:24NOVA INVESTIGACAO DO STF CONTRA AQUELE FAMOSO SENADOR? AQUELE QUE PAGAVA PENSAO DA FILHA VENDENDO VACAS? QUE SURPRESA! QUAL E MESMO O NUMERO DESSA INVESTIGACAO DO STF CONTRA ELE? 1.000.000.001? NAO SE ASSUSTE SENADOR, NAO VAI DAR EM NADA COMO TODAS AS OUTRAS. MAIS UMA PRA DORMIR EM ALGUMA GAVETA.😴😴😴😴😴😴😴😴😴😴😴😴 HAJA GAVETA!
Maria
2020-10-11 20:45:35Imaginem! O Ronan Calheiros? De jeito nenhum! Obrigada, Alagoanos por nos brindar com este ser corrupto e abjeto.
Aguia
2020-10-11 18:27:23Renan é um dos maiores palhaços corrupios sem graça do Circo Brasil.