Após relatório da ONU, Tribunal Penal Internacional pode abrir processo contra Maduro
O Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, emitiu sua primeira ordem de prisão contra um chefe de estado em exercício em 2008. O alvo foi o então ditador do Sudão, Omar Bashir, que tinha sido acusado de crimes contra a humanidade por ordenar um genocídio na região de Darfur. Bashir foi deposto no ano passado e...
O Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, emitiu sua primeira ordem de prisão contra um chefe de estado em exercício em 2008. O alvo foi o então ditador do Sudão, Omar Bashir, que tinha sido acusado de crimes contra a humanidade por ordenar um genocídio na região de Darfur. Bashir foi deposto no ano passado e condenado a dois anos de prisão. O governo provisório do país atualmente debate se ele deve ser entregue ao TPI.
O destino de Omar Bashir poderá ser também o do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), segundo María Teresa Belandría, embaixadora em Brasília do governo interino da Venezuela, liderado por Juan Guaidó. Nesta quarta, 16, uma comissão do Conselho de Direitos Humanos da ONU divulgou um relatório que acusa Maduro de crimes contra a humanidade.
"O Tribunal Penal Internacional já fez um exame preliminar da situação na Venezuela, mas ainda não abriu um processo. Este relatório da ONU demonstrou muito bem a cadeia de comando do regime, quem deu as ordens e quem as executou. O Tribunal agora tem de abrir um processo e ordenar a prisão de Nicolás Maduro", diz Belandria, que é especialista em direito internacional.
Uma das características do TPI é que o Tribunal julga as responsabilidade individuais, e não dos estados. Caso uma ordem de prisão seja emitida contra Nicolás Maduro, o ditador correrá o risco de ser preso se deixar o seu país. "Se Maduro for condenado e entrar em um país signatário do Estatuto de Roma (que criou o TPI), a obrigação desse governo será de entregá-lo ao TPI", diz Belandria. "Crimes contra a humanidade não prescrevem. Não importa quanto tempo demore, a justiça vai alcançar Maduro."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Heloisa
2020-09-16 21:32:13Poderiam de uma tacada só incluir o Bolsonero. Seria uma homenagem póstuma às 134. 174 morte de brasileiros e os milhões de hectares queimados no Pantanal e na Floresta Amazônica.
Jose
2020-09-16 17:48:19Muito bom. Agora falta abrir o processo contra o Bozo. Os crimes dele estão aí para serem vistos. Prisão eterna para o Bozo e para os bozolulista!
João
2020-09-16 17:46:19Após anos de escravidão do povo Venezuelano essa tal entidade chamaďa ONU foi se manifestar. Fico com o comentário abaixo que diz se tratar de um pequeno teatro. Não leio nada da ONU sobre Cuba, Coreia do Norte, ditaduras africanas, asiáticas nem mesmo do país da mão de obra escrava.
Jose
2020-09-16 17:33:41Quem acha que Maduro é melhor que Bolsonaro, eu aconselho que se mude para a Venezuela. Eu prefiro ficar por aqui, é bem melhor que lá
Marcos
2020-09-16 16:57:45Imaginem o que está reservado para o Capitão Cloroquina que aproveitou a pandemia para passar o trator, aliás, a boiada, na Floresta Amazônica.
Alexandre
2020-09-16 16:56:44SERA MESMO ? ELE É ESQUERDA..QUASE O MUNDO TODO É ESQUERDA..QUEM GARANTE QUE NAO É SÓ UM TEATRO PRA INGLÊS VER
Nilson
2020-09-16 16:35:29É o minimo que se espera contra ditadores genocidas.
ANTÔNIO
2020-09-16 16:35:22Nível Augusto Pinochet, Omar Bashir, Nicolás Maduro, Jair Bolsonaro...