Comissão Europeia ameaça processar Reino Unido
A Comissão Europeia divulgou nesta quinta, 10, uma ameaça ao Reino Unido. O órgão executivo da União Europeia (UE) quer que os britânicos rasguem no "mais curto espaço de tempo possível ou, no máximo, até o final de setembro" o plano para mudar o acordo que foi assinado entre as duas partes em janeiro, para...
A Comissão Europeia divulgou nesta quinta, 10, uma ameaça ao Reino Unido. O órgão executivo da União Europeia (UE) quer que os britânicos rasguem no "mais curto espaço de tempo possível ou, no máximo, até o final de setembro" o plano para mudar o acordo que foi assinado entre as duas partes em janeiro, para o Brexit. Do contrário, o país poderá sofrer processos.
"O acordo de retirada (do Brexit) contém uma série de mecanismos e recursos legais para lidar com as violações das obrigações legais contidas no texto. A União Europeia não terá comedimento em usá-los", diz o comunicado.
Nesta quarta, 9, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson (foto), apresentou um projeto de lei ao Parlamento que altera partes do acordo feito com a União Europeia. O texto autoriza os ministros a desrespeitar leis internacionais, se for preciso. A proposta chegou em um momento complicado, porque o Reino Unido ainda precisa fechar um acordo de livre comércio com a União Europeia. O Brexit está marcado para o final de janeiro.
"Essa reação da UE era esperada. Isso agora virou um jogo para ver quem é o mais corajoso. A única opção disponível para a UE foi dobrar a aposta e esperar que o Reino Unido recue", diz Nicholas Cheeseman, que dá aulas sobre democracia na Universidade de Birmingham, no Reino Unido. "O maior risco é ninguém desistir e todos acabarmos em uma crise política que ninguém realmente gostaria."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Maria
2020-09-10 17:17:42Cada país tem o Bolsonaro que merece!