Com indultos, Maduro tenta dividir oposição e legitimar eleições
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), concedeu indulto a 110 opositores nesta segunda, 31. Entre os beneficiados, 23 são deputados e 4 são suplentes. Muitos são presos políticos ou fugiram para o exílio. Alguns dos agraciados se recusaram a aceitar o gesto de Maduro. "Pela lei da Venezuela, o presidente pode dar indulto para pessoas que...
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), concedeu indulto a 110 opositores nesta segunda, 31. Entre os beneficiados, 23 são deputados e 4 são suplentes. Muitos são presos políticos ou fugiram para o exílio.
Alguns dos agraciados se recusaram a aceitar o gesto de Maduro. "Pela lei da Venezuela, o presidente pode dar indulto para pessoas que foram condenadas. Mas Maduro não é o presidente e eu sequer fui condenado", disse a Crusoé o deputado Juan Pablo García, do partido Vente Venezuela e um dos nomes da lista de indultados. Por ser de oposição, García, de 59 anos, foi acusado de diversos crimes, como traição à pátria, e teve sua imunidade como parlamentar retirada há um ano. Ameaçado pelos chavistas, ele fugiu para a Colômbia, onde vive atualmente.
Com os indultos, Maduro está tentando legitimar as eleições legislativas marcadas para dezembro. Vinte e sete partidos da oposição, incluindo os quatro maiores, disseram que não irão disputar o pleito, porque Maduro ordenou intervenções na direção dos partidos e substituiu os membros do Conselho Nacional Eleitoral. No domingo, 30, representantes da ditadura se reuniram com grupos políticos menores de oposição. Se uma parte, ainda que pouco representativa, dos críticos do regime participar do processo, Maduro ganhará argumentos para dizer que a eleição foi limpa.
"A ditadura fez um acordo com grupos periféricos que formam uma falsa frente de oposição, a qual inclui ex-dirigentes chavistas", diz o advogado constitucionalista venezuelano Leonel Ferrer, de Caracas. "Maduro está fazendo tudo isso porque precisa legitimar as eleições e ganhar o reconhecimento da comunidade internacional."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Antônio
2020-09-02 12:58:14Versão Venezuelana de nosso mentiroso oficial ?
João
2020-09-01 14:27:38Imprensa independente tem notificado a prisão de pessoas com covid na Venezuela, sendo acusadas de bioterrorismo. Além de ditador, está enveredando para paranóia. Espero que não acabe em genocídio.
José
2020-09-01 11:39:42Esse ditador ainda vai chegar a hora dele
Marci
2020-08-31 22:45:31Se a maioria vota no maduro tem maioria q vota no Bolsonaro.A miseria é como religião, é uma shit.