PGR recorre contra decisão de Fachin que barrou acesso a dados da Lava Jato
O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques, pediu nesta sexta-feira, 7, que o ministro Edson Fachin (foto), do Supremo Tribunal Federal, reconsidere a decisão em que revogou a ordem de compartilhamento do banco de dados da Lava Jato com a PGR ou encaminhe o caso para julgamento pelo plenário. Na petição, Jacques argumenta que há indícios...
O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques, pediu nesta sexta-feira, 7, que o ministro Edson Fachin (foto), do Supremo Tribunal Federal, reconsidere a decisão em que revogou a ordem de compartilhamento do banco de dados da Lava Jato com a PGR ou encaminhe o caso para julgamento pelo plenário.
Na petição, Jacques argumenta que há indícios de que as forças-tarefa da Lava Jato investigaram autoridades com prerrogativa de foro de maneira disfarçada, para tentar fugir do controle do Supremo. Por isso, diz o vice-PGR, o STF precisa “restabelecer o sistema de justiça”.
"As forças-tarefas funcionando no âmbito do Ministério Público Federal em feitos que tratam de fatos comuns a mais de uma instância do Poder Judiciário não podem ser compreendidas como órgãos estanques à margem da institucionalidade ministerial, que é una e incindível", pontuou.
O compartilhamento das informações das equipes da Lava Jato em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Curitiba foi determinada, de forma liminar, pelo presidente do STF, Dias Toffoli, durante o plantão do recesso Judiciário.
Ao retomar os trabalhos, o relator da Lava Jato na corte, Edson Fachin, revogou a liminar. A decisão tem efeitos retroativos e, por isso, alcança as informações já copiadas pela PGR. Por ora, dessa forma, Aras terá de devolver os dados e não poderá usá-los.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Regina
2020-08-10 10:50:02Não volte atrás Ministro Edson Fachin
jose
2020-08-09 14:08:46nao volta atras nao Ministro! Senta no processo, pede vistas, faz td que o Toffoli faz qdo nao quer seguir uma decisao! ou apenas diz, "nao"!
Sillvia2
2020-08-08 19:53:47Ministro Fachin não será parceiro da devassa bolsonariana... 🙏🏼🙏🏼
Vimar
2020-08-08 18:22:01E pensar que ajudei com meus parcos recursos financeiros, a eleição de Jair Bolsonaro! Que traição!
Getulio
2020-08-08 12:39:39Você pensou que JB se oporia à corrupção política de cunho sistêmico? Você julgou que, ao atropelar a lista tríplice, o PG Aras exerceria liderança democrática e transparente? Você ignora que as duas metas de JB são sobrevivência dele e da família nos cargos que ora ocupam e a reeleição de JB, apesar da calamitosa gestão da crise referente à Covid-19? Você endossaria o rumorejado namoro entre JB e membros do chamado Quadrilhão, ainda soltos graças a privilégios e chicanas? Vote conscientemente!
Roberto
2020-08-08 10:02:37O Ministro Marco Aurélio disse pouco e tudo: "compartilhamento é sempre específico e limitado: fora isso é devassa". Se o PGR entende haver irregularidades por quê será que não emprega a Corregedoria do MPF, afinal para quê serve a Corregedoria?
MADEIROSVISKI
2020-08-07 21:44:19PGR MUDOU DE NOME: PG DOS C...