Após cerca de 14 anos, a Amazon encerrará sua respectiva Appstore. Com isso, essa decisão vale para celulares que contam com Android.
Servindo como uma opção de marketplace, referia-se a jogos, conteúdos e outras possibilidades digitais. No próximo dia 20 de agosto de 2025 começará a valer.
Mesmo com múltiplos investimentos nessa Appstore, a Amazon não obteve aquilo que esperava como resultado.
O que mais pode acontecer
Diante da decisão da Amazon, tudo aquilo que foi baixado em sua Appstore parará de funcionar. Isso se dá principalmente porque não contará com atualizações. Indo além, causa preocupação naqueles que já tinham efetuado pagamentos na loja de serviços.
Quanto à moeda virtual, essa é a Amazon Coins. Antes de a Amazon anunciar o fim, essa possibilidade servia como uma forma de ter descontos, tanto para aplicativos na loja quanto para outros conteúdos que ofereciam. Mesmo que cause dor de cabeça com esse anúncio, a empresa irá reembolsar.
Esse fator se dá pelos valores que não foram usados na Appstore da Amazon. Por outro lado, ninguém mais poderá desfrutar das possibilidades e descontos da proposta. Um dos motivos que resultou nessa decisão é justamente um sistema de hardware que desejam lançar. Ainda sem novidades sobre isso, os usuários devem se informar conforme os dias forem passando.
Ainda sendo possível acessar a Appstore da Amazon pelo Fire TV e Fire Tablets, somente usuários do sistema operacional Android ficarão sem acesso. Com leves semelhanças, a decisão da empresa se aproxima daquilo que a Apple implementa em seus serviços, onde tudo é mais rígido.
Portanto, quem conta com celular em funcionamento Android deve procurar por novas possibilidades no Google Play. Sabendo quanto se tem de saldo na Amazon Coins, poderá agir com antecedência. Podendo até mesmo usar aquilo que restou, também há a opção de esperar pelo reembolso.