Bill Gates, em 2023, publicou em seu blog e surpreendeu muitos ao elogiar políticas públicas brasileiras. O programa Bolsa Família e o Sistema Único de Saúde (SUS) foram citados. No post: Lições em salvar vidas do Brasil: o que o maior país da América do Sul pode ensinar ao mundo sobre sistemas de saúde” foi destacado pelo bilionário.
Diante de avanços significativos na saúde pública e no SUS, deu ênfase nas últimas décadas, principalmente na redução das taxas de mortalidade infantil e materna. De acordo com Gates, o Brasil diminuiu cerca de 60% das mortes de mães, além de 75% de crianças.
Ressaltando que, desde a criação do SUS em 1988, importantes avanços aconteceram, incluindo a queda nas mortes por doenças não transmissíveis. Expectativa de vida, redução nas internações, destacando a ampliação da atenção primária. Apesar de conter limitações, sendo eles de cortes orçamentários, o sistema é visto como um modelo a ser seguido.
O impacto e a transformação
O fundador da Microsoft, Bill Gates, elogiou o Bolsa Família, dizendo que o programa foi fundamental para tirar muitas pessoas da situação de pobreza. Aproximando-os dos serviços de saúde fornecidos pelo SUS, também exige ações de vacinação e acompanhamento pré-natal.
Gates valoriza profundamente tais políticas, justamente por conta de sua fundação que leva seu nome e o de Melinda Gates. A oficialização do SUS em 1990 marcou diversas melhorias, proporcionando indicadores de saúde pública no Brasil. Conforme o texto de Bill, o sistema não precisa ser perfeito para dar resultados consideráveis.
O Brasil mostra que priorizar o cuidado aos que mais necessitam traz muitos efeitos positivos. A integração entre a saúde e a assistência é considerada eficaz. Bill Gates ainda afirma que se tornou um grande fã do país, mas que começou a valorizar verdadeiramente o SUS após atuar na área.
Apoiando projetos de saúde no mundo inteiro, Gates e sua fundação são sinônimos de excelência. Reconhecendo a relevância das políticas públicas do Brasil, o potencial consegue servir como referência internacional. Com consistência, as transformações serão duradouras.