A chegada da segunda-feira pode desagradar, especialmente pela rotina exaustiva que muitas pessoas levam.
Sendo algo comum, odiar esse dia pode variar conforme profissões e idades. Ainda apresentando desgastes emocionais, o físico também é afetado.
Práticas podem ajudar a aliviar a tensão com o início da semana e, principalmente, as segundas-feiras, quando também poderão auxiliar o bom desempenho.
Os efeitos desse dia no corpo
Estudos relatam que existe um tipo de ansiedade referente às segundas-feiras, especialmente diante da retomada dos respectivos postos pelas pessoas. Seja no trabalho, nos estudos ou em casa, esse sentimento começa a aparecer já no dia anterior, no domingo à noite.
Ainda colaborando com essa emoção repleta de ódio às segundas-feiras, tudo se intensifica com o uso excessivo do celular ou do computador. Sendo assim, é importante passar um tempo ao ar livre, longe dos meios digitais. Indo além, a rotina que se segue aos finais de semana pode fazer diferença, especialmente pela qualidade do sono, incluindo a alimentação.
Precisando que o corpo se adapte rapidamente ao início da semana e a uma segunda-feira, a ansiedade pode ser percebida, assim como o cansaço que se reflete no corpo. Quanto ao processo interno, hormônios são interferidos e agem como alerta. Nesse processo, a adrenalina e o cortisol se manifestam, proporcionando a tensão.
Quando o despertador toca pela manhã de uma segunda-feira, o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal é acionado. Esse, por sua vez, está relacionado ao estresse. Indo além, ainda afeta a respiração de uma pessoa, o coração, deixando-a mais tensa e dificultando a concentração.
Sendo assim, adotar o hábito de deixar algumas coisas prontas na noite anterior é uma alternativa que pode mudar a segunda-feira. Ao acrescentar atividades físicas na rotina, como academia, pilates, ioga e até uma caminhada, também pode melhorar, proporcionando mais disposição e tornando a pessoa mais produtiva.