Do uso culinário aos benefícios para a saúde e aplicações na limpeza, o vinagre é um condimento amplamente reconhecido por sua versatilidade, sendo, por esse motivo, presença constante nas cozinhas.
Porém, o que poucas pessoas sabem é que o vinagre também pode ser um aliado importante no preparo do purê de batatas, contribuindo para que o prato atenda tanto às expectativas visuais quanto gustativas.
Baseada no popular sabor “sal e vinagre” presente em diversos salgadinhos de batata, a técnica também funciona muito bem em purês, ajudando a equilibrar a riqueza dos ingredientes e trazendo outros benefícios, como:
- Realçar o sabor: além de cortar o sabor terroso das batatas ou o gorduroso da manteiga, a acidez do vinagre acrescenta um toque picante que traz destaque para os demais sabores;
- Melhorar a textura: quando adicionado à água do cozimento, o vinagre garante o preparo de um purê mais macio por ajudar a manter a estrutura da batata;
- Evitar o escurecimento: quando o oxigênio entra em contato com certas enzimas e compostos na batata, o purê pode adquirir um tom mais acinzentado. Entretanto, o vinagre consegue impedir este processo, ajudando a manter a cor mais clara.
Vale lembrar que a moderação é a chave do sucesso. Portanto, é fundamental adicionar o vinagre aos poucos, e sempre provar o prato para encontrar o equilíbrio ideal.
Sabores variados: efeitos dos diferentes tipos de vinagre
Além dos benefícios mencionados anteriormente, a escolha do tipo de vinagre ainda pode proporcionar perfis de sabor distintos, enriquecendo ainda mais a receita. Alguns exemplos notáveis são:
- Vinagre de vinho branco ou maçã: adiciona uma acidez suave e agradável;
- Vinagre de malte: remete ao sabor dos adorados salgadinhos de batata.
Não é recomendável utilizar vinagres muito fortes, como o balsâmico, no purê, pois além de mascarar o sabor da batata, eles ainda podem causar alterações na coloração do prato.




