Ao longo de seus mais de 8 milhões de km² de extensão, o Brasil conta com diversos panoramas belíssimos, inclusive com vários tipos de ilha, que, por sua vez, atraem atenção internacionalmente por sua riqueza natural e diversidade ecológica.
Entretanto, além de reunir estes dois aspectos, a Ilha do Bananal, localizada no Tocantins, entre os rios Araguaia e Javaés, também se destaca por seu impressionante tamanho, alcançando cerca de 20 mil km² no total.
Por conta disso, ela foi considerada a maior ilha genuinamente fluvial do mundo, superando tanto outras igualmente surpreendentes espalhadas pelo país quanto destaques de outros continentes.
Sendo assim, o apelo turístico que a Ilha do Bananal carrega não fica restrito apenas às suas belezas naturais, mas também ao impressionante recorde que alcançou e que dificilmente será superado.
Mas é importante ressaltar que, além de ser amplamente conhecida por ser uma importante reserva ambiental do país desde 1959, ela também foi considerada Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1993.
O que é uma ilha fluvial? Entenda as características da Ilha do Bananal
Formadas por diversos processos, como a deposição de sedimentos, erosões ou ainda a mudança de curso dos rios com o tempo, as ilhas fluviais são áreas de terra cercadas por um rio ou dois canais de um mesmo rio.
Vale destacar que elas não seguem um padrão definido, podendo apresentar diferentes formas, tamanhos e até mesmo características geológicas e ecológicas totalmente distintas.
As ilhas fluviais têm usos variados, que vão da agricultura e pecuária ao turismo, pesca e mineração. Também se destacam pela relevância na conservação da biodiversidade e na manutenção do patrimônio cultural das regiões onde se inserem.
Maiores ilhas fluviais do mundo: confira o ranking
Conforme mencionado anteriormente, a Ilha do Bananal é, oficialmente, a maior ilha fluvial do mundo, mas ela não é a única. De acordo com o portal Professor Moisés, outros destaques ainda incluem:
- Ilha do Marajó: 48,3 mil km² (apesar de ser maior, é considerada uma ilha fluviomarítima, e por isso fica atrás da Ilha do Bananal);
- Ilha Tupinambarana: 11,8 mil km²;
- Delta do Nilo: 8.964 km²;
- Ilha Zeraf: 7.929 km²;
- Holanda/Utrecht: 7.361 km²;
- Ilha Grande de Gurupá: 4.864 km²;
- Ilha Margarita: 2.832 km²
- Ilha de Uarini: 2339 km²;
- Boven Digoel: 2.171 km²;




