Localizada no topo do morro do Corcovado, a mais de 700 metros acima do nível do mar, a estátua do Cristo Redentor não só é um dos principais cartões-postais do Brasil, como ainda figura entre as Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Construído em concreto armado e revestido de pedra-sabão, o monumento foi inaugurado em 1931 e ganhou fama mundial pelo seu significado. E embora seus 38 metros de altura impressionem, este não é um dos destaques da estátua.
Ainda mais considerando que na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul, é possível encontrar o imponente Cristo Protetor, que tem incríveis 43,5 metros e está posicionado no Morro das Antenas, na região do Vale do Taquari.
A construção do monumento teve início em 2019, marcando a primeira fase de um amplo complexo turístico, e suas obras foram finalizadas em meados de 2022, passando a permitir visitas desde então.
Erguida com o intuito de simbolizar a fé e a união do povo da região e ainda promover o turismo religioso, o Cristo Protetor pesa cerca de 1.700 toneladas, e a envergadura de seus braços pode chegar a 39 metros no total.
Maior estátua de Cristo do mundo é brasileira
Vale destacar que as impressionantes dimensões do Cristo Protetor superaram não apenas as do cartão postal do Rio de Janeiro, mas também de outros monumentos semelhantes espalhados pelo mundo.
Afinal, sem o pedestal, o gigantesco Cristo Rei, na Polônia, possui cerca de 36 metros, enquanto o Cristo de La Concordia, na Bolívia, chega a 34 metros. Já o Protetor por si só conta com 37,5 metros de altura.
Desta forma, mesmo desconsiderando o pedestal, a estátua sulista passou a ocupar oficialmente o posto de maior estátua de Cristo do mundo, e isso certamente pode contribuir bastante para sua popularidade.




