Na China, estudiosos fizeram uma lente de contato capaz de proporcionar uma visão surpreendente. Com isso, é possível ver a luz infravermelha, além do eletromagnético invisível.
Diante de nanopartículas e upconversion, existem aquelas que podem modificar uma luz visível. A lente de contato tem bom alcance, incluindo expansão.
Geralmente, a visão das pessoas chega a aproximadamente 400 a 700 nanômetros. Houve um teste com voluntários, e eles conseguiram visualizar até sinais em código Morse.
Ampliando a visão
Como algo difícil a olho nu, as lentes de contato permitem o uso de LED infravermelho para localizar exatamente a fonte de luz. Além disso, podem ajudar na rotina. Pensando em um futuro próximo, os objetos podem ser adaptados, com o objetivo de auxiliar aqueles que têm dificuldade para enxergar e até daltonismo.
Quanto aos valores, eles se aproximam de algo em torno de US$ 200. Convertidas, as lentes de contato podem chegar próximas a R$ 1,1 mil. Ao contrário dos óculos, que são feitos pensando no uso noturno, eles ajudam com luz infravermelha, porém são desproporcionais e ainda precisam de energia.
Essas lentes de contato não precisam ser recarregadas, pois proporcionam visualizações multicoloridas. Com isso, elas também são bem compactas. Indo além, ultrapassam aquilo que é tradicional e contam com a cor verde monocromática nos objetos. Ainda em testes, servem como uma nova solução.
Pessoas com dificuldade para enxergar e que não optam por óculos podem usar, especialmente para conseguir viver com dignidade. Ultrapassando o tradicional, essas lentes de contato podem se aproximar da visão que animais multifacetados possuem.
Sendo eles abelhas, pássaros e até renas, todos notam pontos invisíveis de luz. Por isso, constata-se como ultravioleta. A tecnologia, mais uma vez, vem para mudar e transformar. Com essas lentes de contato, pessoas poderão ir além do óbvio. Muitas delas serão auxiliadas, aproximando-se de algo surpreendente.