Para quem esperava por feriado neste mês de julho, pode se decepcionar. Não contando com essas datas nacionais em 2025, haverá uma exceção no estado de São Paulo. Com feriado de 9 de julho, uma quarta-feira, terá a Revolução Constitucionalista de 1932.
Referente à reivindicação de uma nova constituição, paulistas se reuniram contra o governo de Getúlio Vargas. Sendo assim, o feriado não é válido para outros estados brasileiros. Quanto ao Rio de Janeiro, haverá uma alteração apenas na capital por conta da Reunião da Cúpula do BRICS 2025 na sexta-feira, 4 de julho. Decretando ponto facultativo, o governo estadual informou.
No mês de setembro, o próximo feriado nacional será no dia 7, em comemoração à Independência do Brasil. Em seguida, dia 12 de outubro, no dia de Nossa Senhora Aparecida. Logo depois, 2 de novembro, feriado de Finados. Tendo o Dia da Consciência Negra, ele será celebrado no dia 20, uma quinta-feira.
Julho sem folgas
Pensando em uma pausa no meio do ano, julho de 2025 será um mês sem feriados nacionais. Sendo assim, boa parte dos brasileiros seguirá normalmente sem interrupções. Setores de comércio e turismo podem ter uma queda, porque geralmente contam com os benefícios dos feriados prolongados.
No dia 9 de julho, o estado de São Paulo não contará com serviços de órgãos públicos, incluindo boa parte dos serviços fechados em respeito à legislação estadual. Fora do estado, o dia será considerado útil. A suspensão do expediente no Rio de Janeiro será no dia 7, uma segunda-feira, juntamente com a sexta-feira 4, com a realização do BRICS.
Mudanças pontuais só ocorrerão em São Paulo e Rio de Janeiro nesses dias no mês de julho. Nos demais estados, a rotina se mantém a mesma, sem alterações. Enquanto paulistas terão folga no dia 9, o prolongamento será para a capital carioca entre os dias 4 e 7.
Organizar viagens só será possível em finais de semanas, sem feriados nacionais. O planejamento é de responsabilidade individual, com ajuste na agenda pessoal. Tendo outra oportunidade somente em setembro, o descanso só será pelo feriado da Independência do Brasil.