Um país bloqueado entre o alívio e o medo
Estagnado, o Brasil troca uma direita reacionária que idealiza a ditadura por uma esquerda nostálgica do passado que inventou
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
"Sensação geral de alívio”, anotou Carlos Drummond de Andrade em seu diário. A expressão me veio à memória no dia 30 de outubro, quando se anunciou a derrota eleitoral de Jair Bolsonaro. No meu círculo de amigos e conhecidos, mesmo aqueles que sempre se opuseram ao PT, o sentimento predominante foi mesmo o alívio. Ufa!, exclamávamos: encerrou-se um governo marcado pelo descaso com a saúde e a vida, pelo fetiche militarista e autoritário, pela retórica vulgar e agressiva, pelo permanente atrito institucional.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Vania
2023-01-05 23:09:11Só faltou dizer que o presidente é um ladrão condenado…
Edson Andreatta
2023-01-05 10:56:10Estes jornalistas põe uma coisa na cabeça e saem papagaiando . Apreenda - Não existe bolsonarismo, existiu um presidente que por mais desarticulado que fosse, foi um hiato na bandalheira que sempre reinou neste pais. E´isto que queremos e aceitamos aturar o Bolsonaro por mais anos desde continue entregando Progresso e NÃO entregar nossa carteira aos LADRÕES. Ainda jornalistas, ninguem está em frente ao quartel lutando pelo Bolsonaro, mas contestando o ROUBO nas eleições. Precisa desenhar ?
Ivahyr Luiz de Campos
2023-01-05 10:41:05Teatro mequetrefe. O Poder foi tomado. No governo anterior a democracia estava sendo detratada pelo P. Judiciário, não pelo Executivo; no atual está sendo estimulada e executada por estes poderes, com o silêncio e anuência da velha mídia e seus jornalistas militantes.
LUCIANO
2023-01-05 07:24:30Desencanto. De um lado, saindo, uma gente autoritária e desqualificada. De outro, entrando, uma turma arrogante, atrasada e ávida de controle total. Daqui, não consigo enxergar nem projeto de oposição democrática, nem instituições com padrões mínimos de decência para desempenhar seus papéis.
Manoel
2023-01-03 21:45:36Excelente análise da situação. Não votei em Lula nem em Bolsonaro, mas a esquerda retrógrada me assusta. Espero que ela não encontre respaldo para cometer mais desatinos!
Augusto
2023-01-03 17:05:02Muito bom artigo, moderado, mas com Esperanca.
José
2023-01-03 15:06:24Tu és muito burro. Como todo idiota intelectualizado.. Não enxerga o simples. Metade do país quer um país digno de se viver. Com ou sem Bolsonaro, mas principalmente, sem os imorais como você.
NESTOR
2023-01-02 20:26:30Embora o ex-capitão seja o que exista de pior em matéria de política, comunicação e educação, era o que tínhamos para impedir a volta do cor.rupto e sua quadrilha. Mas o Minto conseguiu perder. Agora o Lá.drão já mostra a que veio...no Ministério da Cultura uma cantora repleta de acusações, desde embolsar contribuições sociais de funcionários a desvio de verbas de sua ONG. Foi aberta a temporada de desvios de dinheiro público. Está no DNA do petismo.
Maria Lima
2023-01-02 16:08:03Tem quem acredita em duendes...por que não acreditariam num governo Luladrão?
Ricardo Bonzo
2023-01-02 15:34:26É importante a Crusoé manter os princípios que nortearam a revista para uma imprensa independente, sem preferências. Na minha opinião não acredito em um estado provedor do crescimento, o que faz o mundo crescer é o capital privado, alicerçado por uma política liberal. O atual presidente é o retrato do atraso e da imoralidade, o presidente anterior não tinha postura para o cargo! Precisamos construir uma nova opção de poder!