Adriano Machado/CrusoéToffoli jogava futebol na infância com diretor da PF. Amizade dura até hoje

Toffoli delatado

Crusoé teve acesso a tudo o que Sérgio Cabral disse sobre Dias Toffoli em seu acordo de colaboração premiada e aos relatórios da Polícia Federal sobre o caso
14.05.21

Duas semanas antes de deixar a presidência do Supremo Tribunal Federal, em setembro do ano passado, o ministro Dias Toffoli decidiu arquivar sumariamente, em um mesmo dia, doze inquéritos abertos na corte para investigar fatos revelados na delação premiada de Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro. No rol de investigados havia deputados, senadores e ministros do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas da União. A pressa e a forma como Toffoli enterrou os casos chamaram a atenção de quem acompanhava os processos de perto. O ministro se valeu da posição de presidente do STF para enviar os inquéritos abertos pelo ministro Edson Fachin para a Procuradoria-Geral da República e depois, com aval da PGR, arquivá-los antes mesmo de distribuí-los para outro magistrado assumir a relatoria, como é a regra. Esse expediente completamente atípico na corte levou a Polícia Federal a incluir um segundo capítulo, por suspeita de “obstrução de investigações”, no rumoroso pedido de abertura de inquérito feito ao Supremo há duas semanas para investigar Toffoli. Houve um segundo capítulo porque, no primeiro, é o próprio ministro Toffoli quem é delatado por Cabral por suposta “venda de decisões judiciais”.

Crusoé teve acesso com exclusividade aos arquivos sigilosos onde estão todos os anexos, depoimentos e relatórios da PF que fundamentam os 20 novos pedidos de abertura de inquérito feitos ao Supremo no dia 30 de abril, pelo delegado Bernardo Guidali, a partir da delação de Sergio Cabral. No topo da lista está o ex-presidente do STF. A informação sobre a abertura do inquérito foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo. Na quarta-feira, 12, Crusoé mostrou que, em seu acordo de colaboração, o ex-governador do Rio afirmou que Toffoli recebeu 3 milhões de reais para alterar seu próprio voto e mais 1 milhão de reais para conceder uma liminar que beneficiou dois prefeitos de municípios do interior do estado que apresentaram recursos ao Tribunal Superior Eleitoral contra a cassação de seus mandatos. Os fatos narrados por Cabral ocorreram entre os anos de 2014 e 2015, quando Toffoli era o presidente do TSE. Segundo o delator, os pagamentos foram feitos por meio do escritório de advocacia de Roberta Rangel, mulher do ministro, e por um ex-sócio dela, o advogado Daniane Furtado. O pedido de investigação do magistrado, um fato inédito na corte, foi encaminhado para Fachin, que em fevereiro do ano passado homologou o acordo de delação fechado por Cabral com a PF.

A PF disse ter encontrado indícios que corroboram a narrativa de Cabral
Em depoimento prestado em setembro do ano passado, Cabral afirma que 3 milhões de reais foram pagos para Toffoli alterar seu próprio voto no TSE e reverter a cassação de mandato do prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, seu antigo aliado. O ministro já havia votado contra o recurso especial movido pela defesa do prefeito do MDB, em julgamento realizado no dia 7 de abril de 2015. Foi então que Neto procurou o ex-governador pedindo para que ele atuasse em seu favor no julgamento dos embargos de declaração que sua defesa ajuizou no tribunal, como último recurso para tentar reverter a cassação. Naquele julgamento de abril, com voto contrário de Toffoli, o TSE acabou rejeitando, por 4 a 3, o recurso de Neto e mantendo a cassação decidida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio, por propaganda irregular na campanha de 2012. Cabral diz que depois de conversar com o então governador Luiz Fernando Pezão sobre o caso, acionou um de seus homens de confiança, José Luiz Solheiro, um policial militar da reserva. Solheiro, segundo Cabral, tinha ótima relação com o casal Toffoli.

O ex-policial trabalhou na Secretaria de Segurança do Rio, por mais de dez anos nos governos Cabral e Pezão, Segundo a PF, Solheiro é dono de uma série de empresas de investimentos e administração de bens sediadas no mesmo endereço em Jundiaí, no interior de São Paulo. A maior delas tem como sócio um empresário que detém firmas abertas no Panamá e nas Ilhas Virgens Britânicas, dois conhecidos paraísos fiscais no Caribe. De acordo com Cabral, foi Solheiro quem acionou Roberta Rangel com a oferta de 3 milhões de reais pela mudança de voto de Toffoli. O pagamento, afirma o ex-governador, foi operacionalizado pela estrutura de recursos ilícitos de Pezão, que era coordenada pelo então secretário de Obras do Rio, Hudson Braga. A PF constatou que, de fato, Toffoli alterou o voto dois meses depois, no julgamento dos embargos de declaração, ocorrido em 23 de junho de 2015, virando o placar em favor do prefeito de Volta Redonda (assista ao vídeo mais abaixo). Por 4 a 3, o TSE reverteu a cassação de Antônio Neto. Em seu voto, Toffoli afirmou que era o caso de “reenquadramento” e “revaloração” das provas e que, com a nova análise, concluiu que “não houve abuso” por parte do prefeito na campanha. Chamou atenção dos investigadores o fato de Toffoli ter alterado o voto no julgamento de embargos de declaração, que é uma espécie de recurso usado para esclarecer alguma contradição ou omissão na decisão judicial e que não costuma mudar a convicção dos juízes.

Toffoli foi acusado também de obstruir as investigações decorrentes da delação
Em segundo depoimento, prestado no dia 14 de setembro do ano passado por videoconferência a partir do presídio de Bangu 8, onde está preso há cinco anos, Cabral relata outro episódio no qual acusa Toffoli de ter recebido 1 milhão de reais para favorecer a ex-prefeita de Bom Jesus de Itabapoana Branca Motta, em 2014, com uma liminar no TSE. Branca também teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral, por abuso de poder econômico na campanha pela reeleição, e pediu ajuda a Cabral, que a considerava como uma “irmã”. Segundo Cabral, nesse caso, o pagamento foi feito por meio de Daniane Furtado, que era o advogado da então prefeita no TSE e tinha sido sócio do escritório de Roberta Rangel entre os anos de 2007 e 2013. Antes desse período, Furtado já havia assumido alguns processos do PT na Justiça Eleitoral que Toffoli teve de deixar em 2003, quando virou assessor jurídico do então ministro da Casa Civil, José Dirceu, no primeiro governo Lula. Furtado voltaria a trabalhar mais tarde com a mulher de Toffoli, entre 2017 e 2019. Em julho de 2014, o ministro concedeu a liminar em favor de Branca Motta, suspendendo a cassação do mandato até o julgamento do mérito da ação no TSE, o que só ocorreu em agosto de 2016, quando ela perdeu no plenário – nessa época, Toffoli já havia deixado de ser ministro do TSE.

No pedido de abertura de inquérito para aprofundar a investigação sobre Toffoli, a PF afirma que verificou a “existência de indícios mínimos que corroboraram a narrativa do colaborador (Cabral) no sentido da constituição de um grupo criminoso dedicado a venda de decisões judiciais mantido pelo Excelentíssimo Ministro Dias Toffoli”. O delegado Bernardo Guidali destaca em seu relatório duas reportagens publicadas por Crusoé, que, na visão dele, sugerem “o mesmo modus operandi” descrito por Cabral em outros casos suspeitos envolvendo Toffoli – repasses de dinheiro por meio de escritórios de advocacia. A primeira delas é a que revelou, em julho de 2018, a mesada de 100 mil reais que Roberta Rangel costumava repassar ao marido – foram ao menos 4,5 milhões de reais, no total. Em outro caso rumoroso envolvendo o ministro, a delação de Marcelo Odebrecht, o empreiteiro relata em vídeos publicados em setembro do ano passado por Crusoé que pagou caro a um escritório de advocacia indicado por Toffoli para intermediar a relação na época em que ele era advogado-geral da União. A Odebrecht, àquela altura, precisava do apoio da AGU aos seus interesses na construção de uma hidrelétrica e em uma disputa tributária. “A suposta delação de Marcelo Odebrecht narra o mesmo modus operandi afirmado por Sergio Cabral neste anexo”, afirma o delegado da PF, que aponta indícios de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa na suposta venda de decisões judiciais no TSE.

Foi no curso das tratativas com a PF para fechar esse e os outros 19 capítulos complementares da delação de Cabral que a defesa do ex-governador incluiu no “Caso Criminal 20”, como foi classificado o anexo de Toffoli, um segundo capítulo para tratar de “obstrução das investigações”. Em depoimento, Cabral afirma que Toffoli arquivou doze anexos de sua colaboração, em agosto do ano passado, porque “tinha interesse na sua autopreservação, tendo em vista que seria implicado” na sua delação. Para a PF, pode-se afirmar, em tese, que o ministro “obstruiu 12 investigações criminais na condição de presidente do Supremo Tribunal Federal”, no ano de 2020, “ao determinar o arquivamento” dos inquéritos encaminhados pelo ministro Edson Fachin, pelo fato de ter “mantido tratativas espúrias com o colaborador Sergio Cabral e ser implicado criminalmente em anexo da colaboração premiada na condição de membro de grupo criminoso atuante na venda de decisões judiciais”. Nos inquéritos arquivados por Toffoli, com parecer favorável do procurador-geral da República, Augusto Aras, que é contra a delação de Cabral e tenta anular o acordo feito por ele com a PF no Supremo, apareciam como alvos senadores do MDB, ministros do STJ, como o atual presidente da corte, Humberto Martins, e ministros do TCU, como Bruno Dantas, Raimundo Carreiro e Vital do Rêgo.

A ajuda a Branca Mota, segundo o ex-governador, custou 1 milhão de reais
Agora, nos novos anexos, aos quais Crusoé teve acesso, também são delatados o ministro Aroldo Cedraz, do TCU, o deputado Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, e a senadora Rose de Freitas, do MDB do Espírito Santo, cujo irmão e um assessor foram presos nesta semana acusados de corrupção no porto capixaba. Um dos casos envolve pagamentos de 30 milhões de reais a uma empresa do primogênito do ex-presidente Lula por meio de contrato do governo do Rio com a operadora Oi. Aparecem ainda o prefeito do Rio, Eduardo Paes, do PSD, e o ex-governador Luiz Fernando Pezão. Em um dos anexos, Cabral implica Cedraz, Paes e Pezão em um suposto esquema que envolveu a entrega da operação dos teleféricos do Morro do Alemão e do Morro da Providência a uma empresa do advogado Tiago Cedraz, filho do ministro do TCU, em troca de proteção nos processos referentes à prefeitura e ao governo do Rio no Tribunal de Contas da União. Já Aécio Neves foi acusado por Cabral de receber pagamentos ilícitos de empreiteiras nas obras da Linha 4 do Metrô carioca, da Cidade Administrativa em Belo Horizonte, executada na gestão dele como governador de Minas Gerais, e fraudes nos programas Uai e Poupatempo, de atendimento ao cidadão, em Minas e no Rio, respectivamente. Há menções, ainda, a um suposto esquema de lavagem de dinheiro mantido pelo banco BMG. Os casos que não envolvem pessoas com foro no STF serão distribuídos para os tribunais competentes.

Cabral diz que acionou um ex-auxiliar para socorrer o prefeito junto ao casal Toffoli
Após receber o pedido de abertura de inquérito sobre Toffoli, o mais delicado de todos, Fachin encaminhou o material para a Procuradoria-Geral da República, que terá de emitir um parecer indicando o que fazer – ao que tudo indica, Aras deverá sugerir o arquivamento dos anexos. No passado, a PGR se recusou a assinar o acordo de delação com Cabral, que é alvo de 33 ações penais e já foi condenado a mais de 300 anos de prisão na Lava Jato do Rio. Depois que o pedido da PF para investigar Toffoli veio à tona, na última terça-feira, 11, a reação no Supremo foi de incredulidade. Fachin foi pressionado a colocar em votação um recurso que estava havia mais de um ano em seu gabinete, no qual a PGR contesta o acordo de delação de Cabral. O julgamento está pautado para o próximo dia 21 no plenário virtual do STF, onde os ministros apresentam seus votos eletronicamente, sem necessidade de debate – eles podem, em último caso, até anular o acordo de Cabral.

O clima também ficou tenso na PF porque o delegado Bernardo Guidali encaminhou os pedidos ao Supremo sem comunicar previamente o diretor-geral da PF, Paulo Maiurino, que trabalhou com dois delatados por Cabral: ele atuou como secretário de segurança no STF na gestão Toffoli e também no STJ, com Humberto Martins. Delegados acreditam que haverá retaliação, o que já virou praxe nos órgãos de investigação quando os inquéritos chegam a aliados do governo, como é o caso de Toffoli e Martins. Toffoli nega ter recebido pagamentos em troca de decisões. Crusoé perguntou se ele pretende processar Sérgio Cabral ou adotar alguma outra providência em relação ao ex-governador, mas não houve resposta.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O jornalista e Pai Dináh, Reinaldo Azevedo, dá chilique no seu programa e afirma que tudo isso é vingança de delegado Morista. Que o Tóffoli é vítima de picaretagem. Hehehehehehe. #wakeupdeadman

  2. Cade o Senado!!!!! bando de bun.das presas com essa justica comprometida com castas politicos social com intuito de controlar o pais e o mecanismo do mal.

  3. Talvez tenham sido descobertos os milhões de motivos que fazem um juiz mudar de ideia de forma tão radical

  4. enquanto não tirarem estes pilantras lá de cima , dá pena do BRASIL. É UMA VERGONHA ESTE stf que protege e solta ladrão .qdo isto irá acabar? qdo. poderemos nos orgulhar de sermos um país justo, sem maracutaia?

  5. Como termos justiça num país em que as últimas instâncias estão tomadas por corruptos poderesos?? Qualquer membro de tribunais denunciados deveriam ser imediatamente afastados, até o final das investigações, é o mínimo.... Toffoli com esse "currículo", liberando Dirceu, Lula e toda cambada de corruptos poderosos e julgando Moro como "suspeito"... É absurdo, ridículo e descabido!!!

  6. Toffoli vai fingir de morto até a poeira baixar, não há justiça entre os protegidos, o povo esquece e vida normal pro ministro corrupto.

  7. É só uma fração do que realmente ocorre. Toffoli se tornou o maior vendedor de sentenças dessa corte que mais é um escritório de advocacia. Se tudo viesse a tona, seria complicado até para eles. Por outro lado temos uma PGR que mais se parece com o stf. Portanto, sem salvação, é um câncer alastrado.

  8. Dizem q onde há fumaça há fogo. No caso Toff o q existe é um incêndio incontrolável desde a divulgação das tais mesadas de Toff “ pagas pela esposa”! O amor é lindo!!

  9. Infelizmente o Stf deverá proibir a continuidade das investigações, como já fe, em outros casos da Lava Jato. Esta completamente aparelhado e alinhado com políticos corruptos. #stfvergonhanacional

  10. Um Juiz do STF que vende sentença teria que ser fuzilado, no mínimo. Infelizmente aqui nada acontece, e isso faz com que todos sejam bandidos. Sem um IRA, a explodir esses vermes com toda a família, seremos eternamente esse pais de merda.

  11. É só um extra né Cabral, besteira besta, tofoli só btem cara de idiota. O povo que se f...., Né Cabral. Vamos botar moral nessa porra, fora tofoli, devolva o que ganhou com seu cargo seu buc.t. o Brasil precisa de uma chance.

    1. Estranho que nenhum ministro do STF pediu a censura da materia, nao acham?

  12. O ministro Fachin mandou a PGR opinar. Sério isso? Vai dar em nada. O pgr mor vai enterrar as investigações. Estando o judiciário, o legislativo e o executivo dominados pelo crime, a quem devemos nos socorrer????

  13. O ministro Tofoli tinha negado o recurso; recebeu três milhões e mudou o seu voto. Está claro como água limpa mas não vai dar em nada. O próprio stf vai enterrar essas investigações. Ladrão protege ladrão.

    1. O STF é o Câncer violento que destrói e mata a Política, a Economia e a Justiça brasileira. Como diz o comentarista político Sr. Cláudio Lessa o STF se transformou no Instituto Lula 2,

  14. o povo brasileiro é muito frouxo, e só enxerga o próprio nariz, enquanto isso não mudar nada vai acontecer, e nós sempre seremos "gado de manobra" Até quando????

  15. A excelência nem precisa responder a pergunta, nós já sabemos o que irá acontecer com o pedido de investigação. Tudo dominado no SUPREMO TRIBUNAL ARQUIVADOR.

    1. Essa não é a primeira grande suspeita e denúncia d Tofoli, ele consta na planilha de Odebrecht como Amigo do Amigo, ele precisa ser denunciado, se depender do plenário do STF a tendência eles acobertarem, não pode ficar impune

  16. toffolli é aquele ministro que de vez em quando cai em casa aparece nas sessões com cicatrizes e cara inchada, e os assessores tem "problemas" na cidade de sao paulo.

  17. Toffoli é um corrupto de carreira, precisou se vender ao PT para chegar ao STF, mesmo demonstrando ser um incapaz, reprovado em todos os concursos que participou. Vergonha !

  18. Que estamos assistindo, isso é que ficamos sabendo,muito triste uma suprema corte formada por pessoas sem capacidade, ativistas, sem caráter

  19. Deixa pra lá. Senão, vão investigar, vão fazer depoimentos, vão denunciar, vão fazer conduções coercitivas, vão recolher montanhas de provas, vão julgar, vão condenar e vão prender. Aí, cinco anos depois, o STF decide que os devidos processos legais, com suas toneladas de provas irrefutáveis, dezenas de milhares de horas trabalhadas e julgados em 3 instâncias, não foram respeitados pois o juiz de origem não seria competente. Portanto, tudo anulado. Deixa pra lá.

  20. Quem trabalha e paga seus impostos no brazil não passa de um otário. Torço fervorosamente para que estoure uma guerra civil aqui - e eu só quero minha metralhadora e munição ilimitada porque vou lutar por mim mesmo, o exército de 1 homem só, e não pretendo aliviar pra ninguém, aliás, nem vou olhar a cara...

  21. Estranho será no dia em que uma autoridade brasileira flagrada em corrupção admitir o recebimento da propina ou, quando negar ter recebido, abrir mão do cargo enquanto se defende. Ou simplesmente negar o fato e renunciar ao cargo, nem que fosse por vergonha na cara.

  22. Tofoli, sempre ele, com ministros assim o que será do Brasil? Quando Fica assumiu a presidência do STF disse que não toleraria corrupção, eis aí uma boa oportunidade pra cumprir a promessa.

    1. ao final da reportagem ,posso perfeitamente responder. (completando meu comentário).

  23. Delegado Bernardo Guidali. Tai um bom nome para candidato a Presidência da Republica, pela 3ª via. Tem o meu voto. Fora Luladrão e Boçalnero.

    1. Melhor ele se candidatar ao Senado para, se cabível, um dia julgar Toffoli por crime de responsabilidade.

  24. Se qualquer outra pessoa fizesse metade do que, supostamente, os citados na reportagem fizeram, já estaria presa. O sistema é foda, parceiro.

  25. Excelente Crusoé. Desnuda toda a corja de corruptos. Polícia Federal deve agir. Existe para proteger ao cidadão brasileiro é não aos corruptos, mesmo que sejam de Toga. Estou amando tudo isso. E agora STF? Vai fazer o que deve ser feito em defesa do brasileiro ou vai sentar em cima de mais casos de corrupção. Estamos cansados. BASTA TENGSM HONRA E DIGNIDADE. Não importa quem. Deve pagar pelos erros

  26. É UMA VERGONHA!! Prevejo que no futuro o computador vai substituir ministros e juízes no Brasil, eliminando toda subjetividade nos julgamentos. Nada mais simples de que julgar crimes eleitorais e inconstitucionais. Ainda reduziremos o custo com tribunais e servidores públicos lotados nesses órgãos.

  27. Mais quadrilheiros colocados às claras e que muito provavelmente terão toda a sujeira varrida para debaixo do tapete pelas cortes contaminadas e promiscuídas que tanto mal fazem ao país. Só uma Lava Toga para consertar isso, porém com um congresso espúrio isso não acontecerá.

  28. Corrupção => Corporativismo => Impunidade (Ad infinitum..........) O STF é o maior protagonista deste ciclo infernal.

  29. O Brasil precisa passar por uma revolução francesa (com guilhotina e tudo) para extirpar essa nobreza de toga, parasitária e corrupta.

  30. justiça fedorenta bolivariana, legislativo podre formado em sua maioria absoluta por canalhas, executivo desastroso e corrupto.

  31. Muita hipocrisia acreditar na inocência de Tofolli e Humberto Martins. O "amigo do amigo do meu pai" e Martins, já tiveram notorias acusações de corrupção engavetadas. E pelo que conhecemos dos crimes de colarinho branco, nenhuma dessas acusações chegarão à lugar algum, num país onde a corte maior advoga e liberta os corruptos importantes.

  32. A quadrilha do STF é muito maior do que se pensa esposas de min advogadas servem de ponte para a compra de sentenças e nada muda tudo isso escancarado

  33. Delação a ser rejeitada já já, para surpresa de absolutamente ninguém. O que realmente surpreende é o silêncio ensurdecedor da maior parte da mídia quanto a essa delação e pedido de inquérito. Inacreditável.

    1. E o povo deitado eternamente em berço esplêndido.

  34. Parabéns à Crusoé pela excelente matéria e pela coragem. Essa é a imprensa que o Brasil precisa

    1. JORNALISMO COMPETENTE, INDEPENDENTE É O CAMINHO PARA UM BRASIL DECENTE. VIDA LONGA CRUSOÉ E ANTAGONISTA.

  35. O STF e a sessão plenária, uma autêntica sinuca de bico... terá que cortar da própria carne é uma opção e a outra pode significar a implosão da instituição pelo explícito compadrio... difícil é crer na lisura do juiz a mudança de voto em fase de embargos de declaração!

  36. Como o país tem alguma chance de dar certo com juízes como esse? Admiro a coragem do policial. Provavelmente não envolveu seu chefe para não ser censurado. Como vamos ter justiça com um PGR corporatista?

  37. Esse delegado sem o apoio da nação brasileira , acabará virando ( o criminoso ) como aconteceu com Sérgio Moro e a força tarefa da lava jato, e a PGR indicada por Bolsonaro fora da lista ,e que basicamente parece criada para destruir a lava jato , com certeza jamais levará adiante ,no mais o próprio STF já mostrou em todos.os casos de suspeição de ministros da corte a unanimidade de apoiarem uns aos outros , então ao povo brasileiro só resta esperar a próxima geração , que acorde.

  38. Este país sempre anda "pra trás" qdo é descoberta alguma falcatrua envolvendo uma autoridade de alto escalão. O corporativismo do organismo que abriga o delinquente é assombroso e não merece outra atitude senão o repúdio da sociedade. Vai ser assim com mais este capítulo da sordidez dos integrantes de nossa mais alta corte. Vão se unir para afastar o ministro em questão do cadafalso. I la nave va. Pobre país de mer.da.

    1. E pq vcs da Crusoé dizem que minha assinatura está atrasada se eu acabei de paga-la à vista com meu cartão de crédito?

  39. Por essas e outras que nossa "democracia" é de fachada. Judiciário corrupto, governos corruptos, parlamentares corruptos, enfim, um círculo vicioso eterno. E o pior que vão varrer para debaixo do tapete e nada irá acontecer.

  40. Tudo isso é um absurdo Esse Sérgio Cabral é um mentiroso Estão levantando suspeitas criminosa contra um Político, honesto, que não mente e não fez nada de errado. É meu candidato na próxima eleição. Kkkkkkkkkkk

  41. Se anularem os acordos de delação do Sr. Cabral, é porque nada disso existiu. Nesse caso ele deve ser solto imediatamente, e ser devolvido tudo o que dele foi sequestrado (jóias, quadros, veiculos, lanchas, imóveis, dinheiro, etc.) e indeniza-lo por ter ficado preso indevidamente. Podendo se candidatar a Presidente na terceira via. Terá o meu apoio.

  42. Parabéns Crusoé pela coragem em divulgar estes fatos sujos relativos a um Ministro do Supremo!!!! Só espero que ele e outros “supremos” sejam investigados pois o brasileiro honesto não aguenta mais ser roubado e “sacaneado” por corruptos que se acham acima da lei!!!! E que o restante da Imprensa dê publicidade a fatos tão graves!

    1. Toffoli é o reprovado em concursos? mas sabe muito bem como enriquecer nos antros do STF. Filhote do PT. Não tem moral nenhuma. Todo brasileiro sabe!

  43. Senado faça seu papel, deixe de ser capacho do supremo, tenham pelo menos um ato de hombridade e criem uma cpi da toga já.

  44. Toffoli, todos sabemos, é corrupto. A delação da OAS não foi adiante qdo o nome dele foi citado. O stf é um covil de ladrões. Quem acredita em Gilmar, Lewan, Toffoli, Cármen, Nunes Marques? A pior ditadura é a do judiciário pq contra ela não há a quem recorrer. A justiça brasileira é uma piada de mau gosto.

  45. O farraputo do Totó é tão despreparado, até para cobrar. Se fosse MTB/God saberia ser açougueiro. Cobraria, no mínimo, R$ 29 milhões, por cada prefeito, por cada ato. Quem nasceu para quebrar licuri, como ele, morre com a perna na mão. Cheguem aos hotéis dele e do mano igualmente safado, logo.

    1. Hélvio, tudo depende da união dos brasileiros .Os políticos apesar das divergências, quando estão em risco, se unem. É do interesse deles que estejamos divididos.

  46. Eu não sou de apostar, mas neste caso, dificil errar, tudo será cancelado e esquecido nos porões das grandes autoridades da república. O Brasil para prosperar precisava recomeçar tudo do zero. De um lado, o velho mundo e EUA não querem nos deixar crescer e por outro, internamente, a corrupção é generalizada. Acho que dá para entender o motivo de crescer tanto a criminalidade na sociedade, o cidadão de bem precisa ficar preocupado em salvar sua vida no dia-a-dia para não pensar no grande roubo.

  47. A outra ministra falou que ao ver dela, estavam rejulgando o caso. Quantas vezes assistimos isso na nossa justiça? Como cantava Renato Russo: ...E essa justiça desafinada, É tão humana e tão errada... O cara rouba milhões ou até bilhões quem sabe, depois paga mulher de juiz pilantra, advogados do nível do Kakay (vai tomar no c*) e nada acontece. Ministros como a merdinha da Carminha e esse advogado do PT, mudam voto, plantam bananeira na corte e nós, da massa ficamos cada dia mais incrédulos.

  48. O nosso Brasil esta PODRE!! O que vcs esperavam do advogado dos PeTralhas no STF. Estes envolvidos são os mais poderosos dentro da Justiça , Humberto Martins do STJ, Tofolli ex presidente do STF, Aras escolhido a dedo pelo Minto para protejer esse mecanismo todo. Ja o Sergio Moro foi acusado de suspeição no processo da Lava Jato, pelo menos esta mais que provado que o STF, STJ e PGR não valem nada, e Ja passou da hora de investigar todos esses togados e PGR!🕵🏻‍♂️💰🕵🏼‍♀️🤥🚔. POVO na RUA JA!

  49. obrigado pelo trabalho corajoso que fazem! esse é o maior legado deixado pelo lula, um assessor jurídico petista com 41 anos de idade no supremo tribunal. infelizmente a grande maioria dos brasileiros não toma conhecimento desses detalhes que tornam nosso país tão grotesco, incivilizado e desigual. espero que continuem nessa busca da verdade mesmo sendo censurados, porque depois de hoje fatalmente serão novamente. obrigado! parabéns!

  50. Não posso opinar objetivamente pois desconheço a realidade dos fatos, mas permito-me uma interrogação: José António Dias Toffoli, advogado da CUT e PT, consultor jurídico da Casa Civil, laboratório do Mensalão e Advogado Geral da União do Governo Corrupto Lula, chegando perto das causas milionárias do STF, no entender de pessoas mentalmente normais, poderia se transformar em juiz justo e honesto?

    1. Disse tudo! É impossível ter uma mulher casta num prostíbulo. Vamos ver se teremos 27 Homens no Senado para pedir uma CPI. Senão, acabou a República! Se o STF arquivar este inquérito e o Senado nada fizer, só nos restará invadir Brasília e tirá-los de lá. Não tem porque o povo brasileiro se submeter a uma elite que o sangra.

    2. 👏🏻👏🏻👏🏻 👏🏻👏🏻 🕵🏻‍♂️💰🚔

  51. Cadê o senado federal com a CPI lava-toga? Se não tem como pegar no criminal/jurídico, pois o PGR vai solicitar arquivamento, dá para pegar no político (impeachment). Brasil," latrina do mundo"!!!!

  52. pode ter certeza de que vão anular todos esses processos. A apuração desses crimes significaria um Brasil mais limpo, apesar do escândalo e faltariam investigadores, juízes e cadeia. etc. Valha-nos, Deus!

  53. Pelo que a reportagem detalha, há indícios mais do que suficientes para início de investigação. Mais do que a delação - algo fundamental em esquemas ilícitos dessa natureza, realizados quase sempre em círculo restrito de envolvidos, o vídeo demonstrando a mudança de voto em embargos de declarações - recurso que não admite reapreciação probatória - são indicativos de veracidade do fato.

  54. Ter processos arquivados pelas cortesãs supremas não significa inocência do paciente, pode ser venda de decisões ou pagamento de favor.

  55. Somente uma ruptura Geral no Brasil, Diminuir com o numero de congressistas, judiciário, tribunais, estatais quanto menor o estado menos vampiros irão nos sugar na jugular, será que tem alguém no Brasil para assumir executivo, legislativo, judiciário brasileiro no sentido da palavra?

  56. Justamente esse tipo de gente que questiona a moralidade e honestidade do juiz Sérgio Moro. Meu estômago embrulha com esse tipo de gente em nossos tribunais superiores.

    1. Queremos justiça agora, nossos filhos e netos não merecem essa “droga que já vem malhada antes de eu nascer”, como dizia Cazuza.

  57. os EXEMPLOS EXCECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  58. E se mexer na latrina pública que é Brasília vamos ver que outros togados supremos fizeram e fazem a mesma coisa. Ou vcs acreditam que seja só o tofolli que levava, leva e levará um trocadinho extra pra casa? Onde será que eles enfiam tanto dinheiro, hein?

  59. Somos verdadeiros palhaços nas mãos do establishment. Tudo combinado Tudo farinha do mesmo saco. Cambada de fdp. Porisso em alerto, nas próximas eleições vamos eleger o DR. ZERO ZERO CONFIRMA

  60. Tomara que esses jornalistas profissionais sobrevivam a esse governo. O que seria de nós sem essas informações. Parabéns a vocês, obrigada!

  61. Enquanto isso, aqui na vida real perdemos bens materiais, empregos, família e a dignidade com o silêncio e aprovação da esmagadora maioria de brasileiros ignorantes cuidadosamente gerados desde a ditadura militar.

  62. Análise perfeita de Carlos F. S. Lima (Crusoé de 14.05.2021). STF possibilitou a reeleição do Lula. O PR ajudou-o, eliminando Moro e Lava-Jato. O povo, por ignorância e/ou comodidade não se revolta. Conclusão: ou as FFAA resgatem CF e democracia, ou o Brasil vira uma Venezuela.

    1. Não vai cair. Estes corruptos seguem sempre em pé, desde o descobrimento do Brasil. Inacreditável

  63. Grande reportagem. Mas como todos sabemos, ficamos enojados pelo teor da reportagem e, também, por saber que não vai dar em nada.

    1. Aqui pode dar em nada, o livre-arbítrio está disponível pra todos nós. Mas esses senhores esquecem da imortalidade da alma e desconhecem as Leis Universais. A hora de prestar contas vai chegar.

  64. Minha falecida avó já falava "onde há fumaça há fogo ". Porque será que este país não consegue acabar ou pelo menos minimizar a corrupção? Vou morrer, e com certeza continuaremos vítimas dos grandes ladrões da nação. Acredito ser defeito de formação. Como ouvi outro dia, o STF dará um parecer aos portugueses anulando o descobrimento do Brasil, pois Cabral tinha que ir para as Índias...

    1. Como assinante da Crusoé, sugiro que a revista, que é um produto digital, portanto oriunda da internet, aproveite esta característica para enriquecer as matérias com vídeos do Youtube, que tenham relação com o assunto.Por exemplo, nesta matéria sobre o Toffoli, poderia ter o vídeo com ele votando na sessão do TFE, na qual mudou seu voto para anular a cassação do prefeito de Volta Redonda.

    2. Parafraseando o filme Tubarão: “Vamos precisar de um tapete maior”

    3. Theo tenho de concordar ! Só chamando a Choquita para ela usar a casca da banana como roupa!

    4. O Brasil é o “tapete”, flutuando em esgoto a céu aberto (pelo STF).

    5. Faz tempo que já enterraram o país. Em Banânia só se absolve por excesso de provas do crime, condenar só quem investiga.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO