Os liberais não passaram ilesos
Sem um líder claro ou capacidade de articulação para além das vias estreitas que sobraram, o campo liberal-democrático viu seus partidos se enfraquecerem, se esfacelarem em lutas internas, e inviabilizarem a eleição de alguns dos seus melhores nomes
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Acesso exclusivo ao programa semanal LATITUDE, com discussões sobre geopolítica
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no TELEGRAM
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
A história das eleições brasileiras de 2022 foi a história do bolsonarismo contra o lulismo. Em um cenário que contava com outros nove candidatos à presidência, Luis Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro obtiveram somados mais de 91% dos votos. Suas candidaturas sufocaram os campos políticos adjacentes e transformaram parceiros fiéis em campeões de popularidade. O cenário foi ainda pior para quem disputava uma vaga nas Assembleias Legislativas ou na Câmara dos Deputados, de onde os não alinhados à polarização ficaram próximos de desaparecer.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Andersson Antônio Ferreira Porto
2022-10-31 08:30:13Gostei do artigo. É claro. Fiquei aqui me perguntando o que o governador Zema do Novo fez. Ele foi um dos que foi reeleito no 1º turno e praticou o liberalismo na administração do Estado. Com sucesso e reconhecimento dos mineiros. Porque será?
André
2022-10-13 21:55:33Precisamos cobrar e obter Planos e Propostas de Governo dos candidatos á Presidência da República e aos Governos dos Estados da Federação por escrito e assinados. Não podemos aceitar afirmações e propostas genéricas e inexequíveis! Isso deve ser cobrado com antecedência nos próximos debates na BAND, no SBT e na GLOBO.
MARCOS
2022-10-13 06:58:41Temos que mudar o sistema político brasileiro, se quisermos valorizar os votos que damos. Nesse sistema atual, vota-se em um candidato e elege-se outro. Um desatino!
Marina
2022-10-11 08:05:44Atingir esse ideal requer Educação Básica de qualidade coisa distante no momento. Texto de grande maturidade. Parabéns ao Livres.
Carlos Renato Cardoso da Costa
2022-10-11 07:18:19Nem só de economia vive o eleitorado. Nossos liberais parecem ignorar que o ideário liberal vai muito além das suas matrizes económicas.
Jair
2022-10-10 07:52:49Texto sensato e esclarecedor sem ser tendencioso. Parabéns, espero continuar lendo novos artigos desse nível. Parabéns!
José Tadeu Gomes Guimarães
2022-10-09 20:39:30Parabéns, belo texto! Vamos sim "juntar os cacos e reconstruir.. "
Dalton
2022-10-09 19:17:47Vejo o quanto somos enganados, fala-se em democracia, mas para quem? Vc bem mostrou o sistema político brasileiro é uma farsa, por isso esses caciques jamais saem do poder, nunca haverá renovação necessária tem político há 30 anos no poder. Teria que ser igual a qualquer eleição, um mandato reeleição e cair fora.. pelo mesmo tempo que legislou.
Edison Antonio Horn
2022-10-09 01:44:17O campo liberal democrático sofreu uma grande derrota nestas eleições de 2022. Isto aconteceu porque este campo ideológico tinha ideias e argumentos sólidos, mas não tinha pessoas que personificassem estes ideais doutrinários de forma clara. Infelizmente as massas de votantes tem preguiça de pensar. As doutrinas e as ideologias são muito áridas para a esmagadora maioria da população. Se não surgirem líderes que personifiquem com clareza os ideais liberais e democráticos, tudo desaparece.
Renato Garcia
2022-10-08 17:18:55Enquanto as raposas continuarem tomando conta do galinheiro, não há mudança possível ...