Pedro Ladeira/Folhapress

Os agiotas do líder

Crusoé teve acesso com exclusividade à delação premiada dos donos do avião que caiu e matou Eduardo Campos. Os depoimentos mostram como o atual líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, amealhava dinheiro irregular para financiar suas campanhas e a de seu filho
31.05.19

O relatório número 14.463 do Conselho de Controle de Atividade Financeira, o Coaf, dá o caminho para entender o motivo que uniu boa parte dos congressistas brasileiros para retirar a unidade de inteligência financeira da aba do ministro da Justiça, Sergio Moro. Muito embora os informes produzidos pelo órgão já tenham resultado em dores de cabeça para políticos de toda estirpe e coloração partidária, esse, em especial, deu início a uma investigação que resultou no acordo de colaboração premiada de dois operadores financeiros pernambucanos. Um dos citados é o atual líder do governo Jair Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho, do MDB. Justamente o relator da medida provisória cuja tramitação legislativa acabou por tirar o Coaf de Moro.

Crusoé teve acesso exclusivo a alguns trechos dos depoimentos em posse do Ministério Público Federal e da Polícia Federal. Neles, os delatores Carlos Lyra e Eduardo Leite, o Ventola, descrevem operações financeiras feitas para Bezerra, expoente de uma das principais oligarquias políticas de Pernambuco que tem no adesismo amplo, geral e irrestrito uma de suas principais marcas. Foi aliado de Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer e, agora, desponta como grande apoiador de Bolsonaro. De Dilma, ele foi ministro da Integração Nacional de 2011 a 2013.

Tudo começou quando o documento foi enviado pelo Coaf para a Polícia Federal, depois do trágico 13 de agosto de 2014, quando a aeronave Cessna Citation, prefixo PR-AFA, caiu em um bairro de Santos (SP). Uma das vítimas foi o então candidato à Presidência Eduardo Campos, do PSB. A apuração das causas do acidente não foi conclusiva. Entretanto, a revelação dos nomes dos proprietários do avião levou à produção do relatório com informações sobre operações atípicas de duas empresas deles utilizadas na compra do jato — e cujas irregularidades propiciaram, dois anos depois, a realização pela PF da operação Turbulência.

PRPRBezerra, com Lula: senador virou ministro da Integração Nacional no governo Dilma Rousseff com a benção do ex-presidente
Carlos Lyra, um dos presos naquela manhã de terça-feira da operação Turbulência, aparecia como dono do avião e, ao lado de seu futuro companheiro de delação, surgia como líder de uma rede de empresas de factoring e outras empresas de fachada que recebiam altos valores de empreiteiras e de outros operadores detidos na Lava Jato. Ele e Ventola eram conhecidos agiotas do Recife, capital do estado governado por Eduardo Campos entre 2007 e 2014. Acabariam denunciados pelo Ministério Público Federal como operadores da Camargo Corrêa e OAS. Descobriu-se que ambos eram o elo financeiro entre as empreiteiras e Campos e Bezerra, na obra da refinaria de Abreu e Lima, da Petrobras.

Na época da denúncia, Lyra e Ventola negaram atuar em operações para as empreiteiras. No entanto, diante de provas irrefutáveis, optaram por um acordo de delação premiada no ano passado, em que confirmam ter atuado tanto para as empresas como para os dois políticos. Nos depoimentos, mostram detalhes de como eram levantados recursos financeiros para campanhas eleitorais. Os fatos narrados compreendem os anos de 2010 a 2014. Basicamente, são três situações descritas por Lyra e Ventola: empréstimos pagos por empreiteiras, remessas para o operador pessoal de Bezerra e retiradas de dinheiro em espécie em empresas de São Paulo.

O primeiro caso citado é relacionado à eleição municipal de 2012, quando Fernando Bezerra Coelho Filho, atual deputado federal, ex-ministro das Minas e Energia de Michel Temer e filho do atual líder do governo no Senado, disputou a prefeitura de Petrolina. Segundo os depoimentos, naquele ano, Bezerra pai foi até o Recife e pediu à dupla de agiotas um empréstimo de 1,5 milhão de reais. Após as tratativas sobre quais seriam as taxas de juros praticadas, o repasse foi acertado. Lyra conta que, do valor total, cerca de 1 milhão de reais foi repassado por meio de transferências bancárias para empresas ligadas ao próprio Bezerra e a Iran Padilha, apontado pelo MPF como operador pessoal do político. Entre as empresas citadas como receptadoras do montante estão a Bari Veículos, que é ligada à família do senador, e outra empresa também atuante na venda de carros — que, de acordo com Lyra, é de propriedade de pessoas próximas a Iran Padilha. Os 500 mil reais restantes, diz o delator, foram entregues pessoalmente para Iran Padilha e para uma gráfica, a pedido do operador.

Reprodução/redes sociaisReprodução/redes sociaisO ex-ministro de Minas e Energia de Michel Temer, Fernando Bezerra Coelho  Filho: disputa da prefeitura de Petrolina em 2012 com a ajuda dos agiotas
Os agiotas relatam que, após o vencimento do prazo para o pagamento, começaram a cobrar Bezerra. É nesse momento que surge a OAS. Indicada pelo próprio político, a empresa aparece como disposta a honrar o pagamento da dívida assumida pelo, à época, ministro da Integração Nacional de Dilma Rousseff. Com juros e correção monetária, a empreiteira pagou a dívida de Bezerra com os agiotas por meio de contratos fictícios e outros superfaturados firmados com empresas ligadas a Lyra e Ventola. Os contratos eram relacionados com obras tocadas pela pasta de Bezerra, como a transposição do Rio São Francisco, o Canal do Sertão, em Alagoas, e uma obra no porto de Suape.

Além desse empréstimo, quitado com os juros cobrados pelos agiotas, Lyra e Ventola contam na delação premiada sobre outro modelo de operação realizado em favor de Bezerra. Ambos, entre 2010 e 2014, retiraram em São Paulo recursos em espécie de empresas indicadas por Bezerra e que também mantinham contratos de obras do governo federal no Nordeste tocadas pelo ministério da Integração Nacional comandado por ele. Como não podiam levar o montante em mãos para Pernambuco, contrataram os serviços de outra dupla de criminosos que foram alvos das primeiras fases da Lava Jato, Rodrigo Morales e Roberto Trombeta. Os dois mantinham uma rede de empresas de fachada apenas para simular contratos e esquentar valores ilícitos.

Pelo esquema, os agiotas deixavam o dinheiro em espécie para Trombeta. Ele, por sua vez, firmava contratos entre suas empresas de fachada e as da dupla Lyra e Ventola para enviar, por transação bancária, os recursos financeiros que eles levantavam em São Paulo para serem retirados no Recife. O trecho dos depoimentos a que Crusoé teve acesso não deixa claro qual o total movimentado nessas operações feitas em São Paulo. Mas o relatório da operação Turbulência dá uma ideia. “Destaque-se que há provas cabais (documentos de transferência ou depósitos bancários) de que, somente com esse esquema criminoso engendrado por Rodrigo Morales e Roberto Trombeta, João Carlos (Lyra) teria sido beneficiado em sua conta pessoal com R$ 2.850.000,00 (dois milhões, oitocentos e cinquenta mil reais)”, diz o documento elaborado pela PF.

Em 2014, quando foi candidato ao Senado, Bezerra voltou a bater na porta de Lyra e Ventola meses antes do início da campanha. O pedido era por um empréstimo de 1,7 milhão de reais que seria honrado pela mesma OAS por meio de contratos fictícios. A dupla arranjou o dinheiro. Aí se dá uma situação curiosa. Passadas algumas semanas, a empreiteira não só deixou de pagar essa dívida, como solicitou os serviços da dupla para que eles arrumassem recursos para bancar outra despesa de campanha de Bezerra, no valor de 600 mil reais. Os agiotas reclamaram, pois Bezerra estava contraindo mais uma dívida com eles sem pagar a anterior. Entretanto, para não perder a clientela, resolveram fazer o serviço. Os recursos foram entregues pela dupla ao publicitário André Gustavo Vieira, dono da Arcos Propaganda, que também já foi preso na Lava Jato (ele operava para o ex-presidente do Banco do Brasil Aldemir Bendine). Ocorre que até hoje nem o 1,7 milhão nem os 600 mil foram pagos aos agiotas. O motivo: a queda do avião colocou-os sob a mira da Lava Jato. E um relatório do Coaf levantou todas as operações suspeitas em suas contas.

Fernando Bezerra Coelho continua a levar adiante a a sua exitosa carreira pública, imune a denúncias e inquéritos. O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, por exemplo, contou à Polícia Federal, em delação premiada, que o político atuou como intermediário de uma doação ilegal de 20 milhões de reais a Eduardo Campos, na campanha para o governo de Pernambuco, em 2010. Dinheiro que foi entregue a Bezerra pelo doleiro Alberto Youssef. O acusado negou veementemente. Na semana passada, o senador viajou ao lado de Bolsonaro na primeira visita presidencial à região Nordeste. A viagem gerou um constrangimento grande para o presidente. Enquanto ambos divulgavam, sorridentes, um vídeo em que posavam lado a lado no avião, o Tribunal Regional Federal da Quarta Região determinava o bloqueio de até 258 milhões de reais nas contas do senador em razão de uma ação de improbidade administrativa promovida pela Lava Jato. O Planalto, porém, considera bom o seu trabalho no Senado. Ele obteve a liderança após uma articulação do presidente da casa, Davi Alcolumbre, que desejava fazer um aceno à ala do MDB de Renan Calheiros depois de derrotá-lo na eleição para a presidência em fevereiro. Bezerra era eleitor de Renan. Na polêmica eleição, aliás, era secretário da mesa quando houve a fraude: havia dois votos a mais na urna. A corregedoria do Senado até apurou sua participação no episódio, mas Alcolumbre tratou de abafar o caso.

No governo Michel Temer, também lá estava Bezerra a defender o presidente de plantão. Conseguiu com isso nomear o filho para o Ministério de Minas e Energia. Depois, pagou a fatura. Foi um dos que mais operaram para salvar o mandato de Temer quando o então presidente foi atingido pelas denúncias das suas ligações com a JBS. Na era petista, como já dito, foi ministro da Integração Nacional de Dilma Rousseff, com a benção de Lula. Agora, está empenhado em garantir que sejam liberados pelo Congresso os bilhões que o governo Bolsonaro precisa com urgência para tocar a máquina estatal. Todos os presidentes para quem trabalhou o consideraram um grande operador. De fato, parece ser a sua especialidade.

A defesa do senador Fernando Bezerra Coelho disse que não teve acesso à colaboração dos agiotas, mas, conforme reiteradas decisões do STF, “as palavras ou registros isolados dos colaboradores sem qualquer elemento de corroboração não são aptos a sustentar uma denúncia criminal.”  Afirmou o advogado André Callegari: “A defesa do senador confia que o caminho natural dessa investigação será o arquivamento”. Será mesmo?

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Há ainda o fator Verdevaldo, quanto mais implicado e enrolado se comprovar que ele está, mais desgastante será protegê-lo. É na realidade a demonstração cabal de como esta gente pensa, se associaram a um indivíduo sem qq escrúpulos, valores e princípios para atacar o próprio país e seu próprio povo. Quanto mais frontes forem abertos e mais fontes de desgaste forem criados, mais os CORRUPTOS terão que se expor. Não há nada sobre Renan? Este é outro ponto de desgaste óbvio.

  2. Se os CORRUPTOS querem simplesmente inviabilizar o combate ao crime no Brasil para que não estejam sujeitos a serem investigados, então todas as portas possíveis devem ser abertas para que eles sejam obrigados a fechá-las. Sobretudo, quanto mais diversos forem os crimes e a diversidade de atores que eles tiverem que salvar na base da pirâmide, mais eles terão que se expor. Não se pode duvidar de que eles acabem por ter que defender traficantes e facções, tudo depende de até onde foram.

  3. Seria no mínimo curioso depois que foi aprovada as novas regras do fundão. É bom tb que outras frentes sejam atacadas como, por exemplo, sindicatos. Neste quesito específico há um elo com a justiça do trabalho que deveria ser explorado, mesmo que não fosse possível se investigar escritórios de advocacia, seria possível então avançar para as teias em volta destes. Um dos mais óbvios são os sindicatos, sem a cooptação deles não haveria o Petrolão.

  4. Para que o sistema quebre por dentro, ele deve ser levado à exaustão, até que suas contradições sejam tantas e tão grandes, que ele se torne insustentável. Mas é óbvio que os CORRUPTOS tentarão fechar todas as portas, impedir investigação de qq crime que os envolva, assim como o restante da pirâmide. Por isto que é bom que seja aventada a possibilidade de uma CPI dos escritórios de advocacia. Se eles não podem ser investigados pelo próprio judiciário, será que não podem pelo Congresso?

  5. As entranhas da máquina devem ser expostas da forma mais crua e nua possível, para que os farsantes e impostores não possam se utilizar de ardis e mentiras para sustentar o que não é sustentável. É óbvio que a única saída dos CORRUPTOS é tentar paralisar a máquina toda e vencer pelo cansaço, isto se, diante do desespero, não resolverem apelar para a violência. No entanto, isto não é um problema, pois assim terão que se expor e forçar o sistema até seus limites.

  6. Basta um choque de demanda ou de oferta, levando a uma queda da primeira ou aumento da segunda para que os termos de troca sejam alterados e do dia para a noite um país que parecia estar indo de vento em popa comece a sangrar, como foi com o Brasil. Novilho é o símbolo de um modelo e uma cultura que devem desaparecer pq estão obsoletas. Os CORRUPTOS farão de tudo para não sair do poder e isto é bom, pois assim terão que sair das sombras e expor sua hipocrisia, fisiologia e corrupção.

  7. Os CORRUPTOS só foram exitosos em viver tanto tempo às custas da sociedade devido à abundância de recursos minerais e naturais do país, mas o tempo e o desenvolvimento tecnológico fizeram com que finalmente este modelo se tornasse insustentável. Quanto maior for o papel do componente tecnológico e do conhecimento na geração de riqueza, mais modelos baseados em abundância de recursos minerais e naturais estarão sob risco de entrarem em colapso.

  8. Pois se não há a possibilidade de um "reboot", então o sistema tende a se perpetuar e toda vez que ele ameaça entrar em colapso, os CORRUPTOS e PARASITAS logram manter a "matrix" em funcionamento, somente fechando as brechas e eliminando os pontos vulneráveis que conduziram à sua contestação. É a prova de que durante os governos do PT não houve processo de transformação algum, pelo contrário, o processo se tornou mais fisiológico e a corrupção se acelerou diante do componente ideológico.

  9. Novilho é a síntese da história da corrupção no Brasil, ela vem desde os primórdios da Brasil Colônia, foi somente se metamorfoseando ao longo dos séculos e das décadas, mas foi sendo perpetuada de geração em geração. Quando a coisa é tão entranhada e institucionalizada, se torna mais complexo se livrar dela. Sobretudo, em um país onde não há catástrofes ou não passou por eventos disruptivos, como guerras, o status quo encontra muito mais facilidade para se instalar e se sustentar.

  10. Os meandros dos podres poderes, revelam personagens de sempre, os Bezerra coelho vem a tona novamente, JB dependente da política arcaica do corrupto bode camaleão. Em comum, todos contra o Coaf, Receita, Lava Jato e tudo que demonstre seus respectivos podres.

  11. Eu dei meu voto útil ao Bolsonaro; Mesmo ele sendo do baixo clero! Ele só governa para os seus eleitores e mais tuita que governa ! E está fazendo escolhas estranhas! Eu votei em um e tenho quatro presidentes! Com ciúmes de seus ministros, anda fazendo amizades perigosas!!! Para encerrar, embora negue, vem aí um novo imposto,que é uma cópia do antigo, sem combater os privilégios! Corta as verbas do cidadão, mas acaricia os políticos e a Justiça! Será ele, um Lula do Avesso?????

  12. Sou do Recife e sinto vergonha desse Senador e seu filho. Acho que tudo deve ser apurado com rigor e que apurado os fatos, devem ser presos como os demais políticos que tiveram o mesmo comportamento.

  13. Projeto contra o Brasil, contra o pagador de impostos brasileiro tem sempre presidente da comissão do Norte ou Nordeste e Relator do Norte e Nordeste. Projeto que seria bom para o Brasil e que fica empacado no Congresso Nacional tem presidente da comissão e relator do Norte ou Nordeste. Basicamente, esse povo que vive basicamente de currais eleitorais, com o pior IDH do Brasil, que em geral já é péssimo, é que mandam no nosso país. E não, não estou sendo xenófobo, estou sendo realista. Cansado!

  14. O desfecho da matéria termina com a fala do envolvido de que a denúncia será arquivada. Infelizmente para nós os humildes pagadores de impostos, sabemos que o fato em questão, terá o mesmo final que será em arquivamento ou a nulidade de possível sentença condenatória pelo STF.

  15. Que vergonha o Congresso brasileiro. São vários os políticos delatados e que possuem codinome em lista de propina de empresas.

  16. Os políticos brasileiros sao podres, mas os do NE conseguem ser ainda piores... sao muitos estados, então eles tem muito volume. É mais oi menos como uma diarreia, vem muita m junta

  17. Infelizmente a política para alguns significa roubar. Estou lendo o livro de Rodrigo Chemim. Mãos Limpas e Lava Jato. Aconselho todos lerem.

  18. É o tal de governo de coalizão, onde os grandes canalhas se perpetuam nas tetas sustentadas por nós, os verdadeiros idiotas úteis da administração pública brasileira, tanto legislativos quanto executivo e judiciário.

  19. A hora desse aí vai chegar também. Bota uma pressão que o cara sai de banda! Já derrubamos Cunha, Geddel, Cabral, esse aí é fichinha perto dos outros!

    1. Não se iluda Lúcia É muita merda esperta junto. A genética desse bandido é de Bezerra e Coelho junto. Ñ é fácil pegá-lo. Primeiro se associa, aos poucos conseguealguns cúmplices "oficiais" e depois aguarda q os oficiais façam o serviço, p resguardar os proprios "oficiais" entende!!!

  20. É O CASO DA "RAPOSA TOMANDO CONTA DO GALINHEIRO".UM BANDIDO COMO RELATOR AFIM DE TIRAR O COAF DAS MÃOS DO EXCELENTÍSSIMO MINISTRO DA JUSTIÇA SÉRGIO MORO.POIS, TODA A ROUBALHEIRA, LAVAGEM DE DINHEIRO DO SINDICATO DE LADRÕES (DEM-CENTRÃO); EMEDEBISTA;TUCANO E CATERVAS ESTÃO COM AS VÍCERAS EXPOSTAS.O PARADOXO, AQUI, É O BOZO 🤡 TODO "SORRISOS' COM O BANDIDO.ESTÁ SE DESMORALIZANDO DIANTE DOS SEUS ELEITORES. OU É BOZO 🤡 INEPTO,OU TÃO IGUAL AO SEU LIDER NO GOVERNO NO SENADO.COM 250 MILHÕES BLOQUEADOS

    1. O BOZO 🤡 ESTÁ FAZENDO DOS SEUS ELEITORES PALHAÇOS.QUE VÃO À RUA PARA LHE DAR SUSTENTAÇÃO POLÍTICA,E ELE, BOZO 🤡, SE ALINHA COM TUDO QUANTO NÃO PRESTA EM MATÉRIA DE LARÁPIOS SURRUPIADORES DO ERÁRIO PÚBLICO. É POR INOCÊNCIA?SABE DE NADA BOZO 🤡 INOCENTE!OU NÃO SE QUER VER QUE SE MUDOU DA ESQUERDA PARA A DIREITA E O PODER NÃO MUDOU DE MÃO CONTINUA COM O SINDICATO DE LADRÕES (DEM-CENTRÃO). CONTUDO COM UM PRESIDENTE OU SE FAZENDO DE BOZO 🤡,OU FAZENDO AOS SEUS ELEITORES DE BOZO 🤡 DEFENDEM-O.......

    2. PARA QUE NOS FIQUE CLARO:BOZO TEM 3 MINISTROS CORRUPTOS PROCESSADOS PELO MPF DE SEUS RESPECTIVOS ESTADOS; E 1 PELA PGR EM BRASÍLIA:O DA SAÚDE (ROUBETTA) PROCESSADO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (ROUBO)NA SAÚDE DE MT; O DA CULTURA PROCESSADO PELO LARANJAL DO PSL EM MG; O DO MEIO-AMBIENTE PROCESSADO PELO MPFSP, O ÚLTIMO O CASA CÍVEL (LORENZETTI) RÉU CONFESSO DA PLANILHA ODEBRECHT.FECHANDO O QUINTETO DE LADRÕES.TEMOS O LIDER DO GOVERNO NO SENADO BEZERRA COM R$250 MILHÕES BLOQUEADOS PELA LAVA-JATO.

  21. Verdade é que eu procurei no dicionário informal a definição do termo "Velha Política".... não encontrei!!! preciso fazer "urgente a cirurgia das cataratas", porque não estou enxergando direito. então fiquei sem saber se isso existe mesmo: Maia, certa feita, questionou com o Presidente pra que então "definisse o que é a ",velha política"; ....e, tem como definir esse termo?

  22. Brasil, paraíso dos corruptos. Frase antiga porém apropriada, é constrangedor sim para o atual presidente da república ter um aliado mergulhado até o pescoço nos " esquemas" da política.

  23. Já estou cansada destes esquemas intermináveis de corrupção e chantagem sobre governantes de lideranças políticas do Nordeste que dos seus currais dominam o congresso e põe no bolso sempre toda nação! Muito triste este jogo de manipulação democrática que só pode ser estancado com uma justiça cega, implacável e eficaz ! Nossa única esperança é a fúria da lava jato sobre eles ! Dura lex e por favor vamos acabar com as manobras pois este pessoal sempre escapa! E sem prescrição !

  24. Vejam só, no mundo tudo se repete. Parece que temos "outro" lider do governo interessado em "estancar a sangria". E é do musmo partido...Pura coincidência...

  25. Parece ser outro Romero Jucá. A política brasileira está completamente tomada por esta gente. Sem profunda reforma institucional que retire da vida pública, os investigados, réus, condenados e até presos, muitos até legislando, o País continuara amargando crises sucessivas.

  26. A agiotagem é o colosso do lulo-roubalhismo nascido da conjunção de egos gigantescos, onde uma personalidade megalomaníaca – com profundas deformações psicológicas, e uma raiva profunda vis-à-vis os “de acima” – vis-à-vis aqueles aos que derrotaram nos experimentos armados dos anos 1960-70. Some-se a isso, uma competição oportunista entre o poder e dinheiro. Sobretudo dinheiro, mas para obtê-lo foi preciso delinquir. Capital paga a ideologia facínora.

  27. Bolsonaro e Onyx poderiam ter escolhido outro senador para ser líder do Governo. Fernando Bezerra representa tudo que há de velho, sujo e encardido na política.

    1. Suzane, o Onix foi parceiro do Bolsonaro desde o início de sua campanha...ele seria seu principal ministro desde sempre!

    2. Na minha opinião, a própria escolha de Onix já foi um erro, que sucedeu todos os demais...

  28. Conforme o digno Roberto Magalhães, ex-governador de PE, "o pernambucano somente se curva em agradecimento a beneméritos seus, jamais em atitude bajulatória a quem quer que seja ". Fernando Bezerra Coelho, atual líder da mais longeva oligarquia familiar em operação no Estado, enlameou àquela assertiva de Magalhães. Não somente se constituiu escrachado bajulador de poderosos - vassalo de Lula, Dilma e Temer - como tornou-se principal operador da ORCRIM de Eduardo Campos/PSB/PT/PCdoB e caterva.

  29. Gostaria de saber qual a taxa de juros praticada por esses agiotas. Parece que a informação foi propositadamente não informada na reportagem. Como se tem acesso a um inquérito desses e não se sabe as taxas praticadas? Qual a importância disso? Em um país onde os bancos praticam, na média, 44% de spread, seria interessante saber às taxas praticadas no submundo financeiro

  30. Canalhas desse naipe precisam ser extirpados da vida púbica. É um escárnio recolher impostos para pagar salários dessa claque. Como o povo brasileiro é roubado diariamente. ...

  31. Hmmm...contei 4 fotos e todos 4 rindo... Rindo de nós, claro, MAS, dos 4, os dois que estão quase se beijando ““JÁ”” estão PRESOS, né?...

  32. No meu entendimento, o Governo Bolsonaro errou feio em escolher esse corrupto como líder do governo no Senado. Qual o interesse de manter o Coaf com o Moro? Infelizmente essa cambada de políticos mesquinhos não pensam no bem estar da população e sim no seu bem estar. Pobre Brasil, tão rico e com um Legislativo cheio de ratazanas.

  33. Haja vista ao tema acima está bem claro - não sujeito a quaisquer dúvidas ou má-fé. Refere-se aos anos de 2010 a 2014. Nas obras bem identificadas em outros "escândalos". Faz-se necessário uma aula de massinha I? Percebo que os vieses ideológicos - são doentios. O Brasil está sendo observado e fiscalizado, patrulhado desde janeiro de 2019. Estranho!! Só agora as naus dos "cabrais" enxergaram o Monte Pascoal. Amanhã a primeira missa. Brasil inventado e nunca descoberto. Eis complexo vira-latas!

  34. Ué o Bozo não ia acabar com a corrupção? Cadê o SuperMoro que só pesou a mão no Lula para virar ministro? Olha a crise econômica e os milhares de desempregados, enquanto o governo inepto acaba com a educação.

    1. Só rindo de suas análises! Essas mazelas que você se refere está tudo na conta do novo governo? Deixa de ser tendencioso! Que coisa feia. Você não tem vergonha de falar essa bobagem? Não tenho candidato de estimação, mas essa sua afirmação não tem cabimento.

  35. Só temos a agradecer aos que deram a este homem "honrado" mais um mandato. Provavelmente não há opção melhor de onde veio. Ou há? :)

  36. Em um país sério uma figura dessas no mínimo renunciaria, para evitar o vexame. Infelizmente estamos a décadas, ou mais, de nos tornarmos um país sério...

  37. O país melhoraria bastante sua representação parlamentar com uma nova configuração,onde fossem eleitos deputados e senadores, proporcionalmente ao número de eleitores de suas cidades/estados.

    1. Penso como vc !!! E não vejo a hora disso ser realidade!

    2. Com certeza, concordo plenamente! No nosso país se continuar dessa maneira, nós seremos liderados sempre por esses coronéis nordestinos, haja vista que o número de estados nordestinos e nortistas é maior que o número de estados do Sudeste . Portanto, é necessário uma reforma. Que vença a proporcionalidade!!!

  38. Os fatos apurados e narrados na boa matéria acima, mostra o grau de dificuldade que um governante, minimamente sério,encontra para negociar projetos de reformas com um parlamento, majoritariamente, Bandido. Resumindo, não é o fato do atual presidente de mostrar, eventualmente despreparado, que emperra nosso desenvolvimento e sim o fato de possuirmos um parlamento repleto de Gangsters.

  39. Agora me diz, falam de articulação política. Num contexto como o mostrado na reportagem, a arena política é um esgoto, que tipo de articulação política nobre pode existir???? Às vezes tenho sentimento de q levará muito tempo para nos tornarmos um país honroso. Em um ambiente sujo como esse, querem um estadista como Churchill, Thatcher ou Reagan?!! Bolsonaro é o melhor q temos caros, e devemos agradecê-lo, pois ele deve remar contra essa maré de sujeira há muitos anos, desde sua época de deputado

    1. Quem é chupador de ladrão de estimação é vc. Não tem moral pra nada.

    2. Xandinha 6 meses de governo e nada. É muita incompetência!!! Chupa!

    3. Não foi ele que F#D&U o Brasil em 13 (eta número de merda esse) anos. O desemprego, a crise nas instituições e a justiça aparelhada é produto do PT.

    4. André e João são coxinhas bozistas só sabem lamber as botas do Mito, mesmo que ele esteja destruindo a democracia com seu fanatismo e constantes ataques as minorias. Pronto, falei!

    5. Suas palavras esvazia a tese de que o governo JB é atrapalhado e desorganizado. Simplesmente não há como termos uma articulação política com os líderes de organizações criminosas travestidos de políticos com foro privilegiado.

  40. Este Senador Fernando Bezerra nunca me enganou,ele próprio provavelmente deve ter articulado para tirar o COAF do Sérgio Moro. Já sabia antecipadamente o resultado da votação,votando a favor do governo para ficar bonito para a plateia. De uma coisa eu tenho certeza,se o seu voto fosse de minerva,votaria o contrário. Este é o verdadeiro político do PMDB,sempre do lado do poder,não importa se é a esquerda ou a direita.

  41. Por isso que ontem o Presidente disse, a um caminhoneiro, que está “comendo o pão que o diabo amassou”. Um homem honesto ter que engolir esses crápulas, pra conseguir salvar o País, só pode ficar doente do estômago

  42. É nas mãos desses cafajestes e escroques que o Presidente da República, seja qual for e que seja honesto, tem que ficar de joelhos para conseguir aprovar o que o país precisa para sair da crise que estamos vivendo. O povo trabalhador e honesto ainda tem que bancar seus altos salários mais benesses e mordomias. É o fim do tal foro privilegiado? Onde estão os processos contra um monte de políticos safados? Com a palavra o conivente STF onde seus membros cobram respeito do povo.

    1. Fim do Foro Privilegiado! Só assim q esses crápulas serão eliminados!!!

  43. Políticos norte/nordestinos, com sua cultura criativa e improdutiva, são responsáveis em grande parte da derrocada brasileira. As proporções de representatividades tem de serem revistas. Um senador de Alagoas não tem voto pra se eleger a vereador de muitas capitais.

    1. Está difícil aguentar tanta injustiça com o povoado Sul

  44. Bolsonaro tem que aprovar as reformas em um Congresso povoado de canalhas. Passando a Reforma da Previdência, poderá ter certa independência; mas é impossível não conversar e negociar com estes canalhas, pois o voto deles é essencial.

  45. Alguém acredita que Bolsonaro vai conseguir matar todas as serpentes duma só vez? Claro que não. É hora de aprovar as mudanças tão necessárias ao País.No devido tempo as coisas vão se depurando.É questão de tempo.

  46. O nosso Presidente cada dia que passa continua pisando na bola: palreando muito nas redes sociais e se juntando com quem não presta. Estão lembrados da recente viagem dele a Petrolina (reduto de seu lider) onde surpreendentemente foi bem recebido? Fui eleitor do JB e tenho esperança ainda que ele mude sua postura como autoridade máxima do país . Quem tem Moro , Paulo Guedes e as Forças Armadas do seu lado (além do povo), não pode decepcionar.

  47. Eu só queria saber de uma coisa: quando esse espertalhão de Petrolina fará companhia aos demais envolvidos (Lula, Cabral, Cunha e cia?

  48. Isso aqui não tem jeito. Só matando. A única coisa boa disso tudo foi que pelo menos um fdp morreu. São todos bandidos. Só exterminando essa raça de políticos bandidos, ou seja 99% de todo político brasileiro. Eles vão colocar o COAF nas mãos de algum amigo bandido, e se possível tirar o Moro da jogada.

  49. É muito difícil, e no final das contas imcomprensível admitir, que um governo que se elegeu apenas porque praticamente garantia mudanças, está se entregando em absurdos como este.

  50. Uma palhaçada de primeira grandeza. O Presidente da República tem que erradicar esse "sujeito" de perto dele. Ele não merece e, nós brasileiros, fizemos tudo para limpar o Brasil da máfia.

  51. O Nordeste é pobre. Muito pobre! Mas seus políticos e afins são bilionários. Os nordestinos votam em pessoas ou grupos "errados" eternamente. O coronelismo cibernético. O NE é um foco antigo do " cabresto". Onde o povo não tem vontade. Saiu da dentadura para quaisquer outras "boquinhas" que viciam MAIS. Sem esforço só digitar um simples número... e até daqui há 4 ou 2 anos. Um maná as municipais.

    1. Rogérinha kenga, para de vomitar besteira. O Nordeste é pobre onde? O Bozo jamais conseguirá conquistar os eleitores nordestinos pois são mais politizados que os coxinhas e bozistas da Av Paulista. Desista!

    1. li a matéria e me pergunto como acreditar em nossos políticos??? não tem como. Ainda bem que assinei essa revista com ela sim fico sabendo e entendendo a podridão política desses ordinários.

  52. Bolsonaro, abra o olho. Quem dorme com porco, farelo come e amanhece cagado. Então Bolsonaro: “DIGA -ME COM QUEM TU ANDAS, QUE TE DIREI SE VOU CONTIGO” Abra o “OLHO BOLSONARO”.

  53. Coaf nas mãos de Moro! Assim, a sociedade saberia o nome dos políticos corruptos, operadores financeiros, implicados em lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

  54. O que mais preocupa é desfaçatez de Bolsonaro em aliar-se e ficar dependente de suas ações como líder do governo no senado, um político de caráter vil com esse Fernando Bezerra Coelho, que já foi aliado de lula, dilma, temer, sem escrúpulos para obter vantagens. Haveria interesse dos rabos preso na permanência do Coaf com Moro.

    1. Até que enfim alguém sensata que vê a inépcia do Capitão Bozo!

    1. Penso ,que nosso Presidente,está dando corda p.se enforcarem.Vamos aguardar.Ele conhece todos,mto bem,não é?

  55. Está muito difícil para Bolsonaro.!!! Ele perdeu no Nordeste!!!!!!!!! Hã, mas ganhou no Sudeste e no Sul que tem quase 70 por cento da população e do PIB do país. Mas a matemática no SENADO é Ciência Exata. No Nordeste onde o “Andrade ganhou tem 9 estados ( 27 senadores) . No Sul somado com o Sudeste tem 7 estados.(21 Senadores). Se o “Andrade” tem quase 70 por cento dos senadores é mais importante que os 70 porcento da população do Bolsonaro. Na votação Nordeste 27 votos. SulSudeste 21.

    1. ta faltando regiao centro oeste e norte ai amigão. no centro oeste pode colocar do lado bolso mais 9 senadores

  56. E agora José ? Ta vendo a sujeira da "MAFIA QUE JÁ FALEI" quando ele pois que tirassem o COAF do Ministro Sergio Moro e Colocou os Jabutis nas MPs. e agora como fica ????

    1. No Senado, Se , o Nordeste não quiser..., Não passa Medida Provisória, Decreto , Emenda Cconstitucional, CPI, Investigação, nada, nada. O Andrade” ainda tem muito poder. Os votos dos Senadores valem igualzinhos. Seja de que Estado for. O Bolsonaro não tem culpa. A mídia também é quase toda Bolsonarista...,. E há interferência externa poderosa para dividir o governo e o pais. SE O POVO não for à rua uma vez por mês pelo menos por seis meses o Govrno pode perder.

  57. Não há confiança nas instituições, menos ainda no STF, os mesmos bandidos querem continuar afundando ainda mais o país, só resta a aplicação do artigo 142 da CF. E o Brasil crescerá 40 em 4 anos!!

  58. Continuem batendo nessa cambada de sequestradores dos sonhos dos brasileiros. Muitos desses corruptos nesta matéria estavam se esbaldando na TV na votação de impeachment contra a Dilma. Pau neles também! Parabéns Crusoé!

  59. PQP, será que existe algum político só meio honesto nesse Brasil, qualquer um que seja ? por inteiro, já perdi as esperanças.

  60. Bota corrupção nesta história toda. Esse Bezerra já se tornou uma Vaca. E o problema é que o governo está precisando das tetas dele para continuar tocando os trabalhos.

  61. A corrosão ética no país é maior do q imaginamos. A Lava Jato tem muuuito trabalho pela frente e precisa d todo nosso apoio. Parabéns pela matéria, Serapião

  62. Com isso, este larápio, vai enfiando as suas emendas "parlamentares" como na MP870 de retirada do COAF do MORO e aquele outro jabuti que não conseguiu se manter na árvore. Ou seja, criando dificuldades para vender facilidades. Muy amigo

    1. Seria uma grande Atitude do STF que anda em decadência juntamente com o Congresso Nacional.

  63. Caramba! A Lava Jato tem que persistir! Tem razão o ministro Barroso quando diz em entrevista concedida aos marionetes da GNews, que o câncer é a cultura de corrupção mantida por nossa inescrupulosa elite social, que coloca políticos e empresários num só pote. A lamentar, a pouca repercussão que a entrevista de Barroso teve na mídia em geral!

    1. Assisti,como assisto,todas as entrevistas do ministro Barroso!!Ele deu uma aula magistral de integridade como pessoa,conhecimento técnico apurado e consistente,e o que é mais raro ainda,BOM SENSO!!! Concordo que é lamentável a pouca divulgação!!nosso país está precisando de pessoas como ele!!

    2. Entrevista excelente do Ministro Barroso aos Esquerdistas da GloboNews!

    3. O Barroso é o cara mais sensato da política brasileira!

    1. depois que ele for usado pelo governo na certa vai pagar

  64. É compreensível que nosso Presidente tenha dificuldades em formar uma base parlamentar tar...! A corrupção é imensa, sistêmica!!!

    1. Isso mesmo.Concordo.Para fazer a limpeza de um espaço tão grande e mobília tão diversificada nas formas,vão precisar de reforço.Teremos que nos juntar em "mutirão".

  65. Bolsonaro tem sido pragmático, pois com este Congresso o país esta ingovernável. Mas em breve terá que comecar o expurgo deste bando que o cerca. Um sujeito comprometido com negociatas espúrias como este Bezerra tem que ser afastado.

    1. Espero que dpois da Previdencia a limpeza comece pra valer

  66. Não duvido não desse arquivamento... o ilustre ladrao tem foro privilegiado, seu processo ficará no STF e aí amigos .... já sabem

  67. Si a qui pensando, a Edição do AI5 teve como um dos motivos afastar da política figuras como Ademar de Barros, Carlos Lacerda, João Goulart, Leonel Brizola, Guilherme Arraes entre outros, autênticos ladrões de galinha se comparados aos políticos de hoje. Quem de nós em sã consciência pode esperar que estes citados façam algo em prol do Brasil e de seu povo?

  68. Não se pode confiar mesmo nessa raça chamada POLÍTICO BRASILEIRO. A imensa maioria só luta por interesses próprios. Entretanto, o autor da matéria exagerou (seria intencionalmente, para fazer alarde e valorizar sua escrita??) quando citou que o citado político despontava como "braço direito de Bolsonaro".Esperamos sempre da Crusoé que não seja mais uma a tentar denegrir um governo que tenta, a todo custo, combater a corrupção exacerbada, que encontrou campo fértil, nos últimos 34 anos.

    1. Exatamente isto. Após 34 anos de corrupção sistêmica, as peças do jogo são estas... não tem como se sanear tudo de uma só vez...

  69. O que fazer se os petrolinenses diz nas urnas: estamos con usted cabron.... Ah os meus tempos do tribunal do terror....le long de la révolution française....e Guiloton se satisfaria com as cabeças a rolar...Lembrem-se o proprio Guiloton experimentou de sua arma...

  70. O governo Bolsonaro apesar de ter uma falha de comunicação e ter dificuldades de articulação num ambiente corrupto está indo bem com a equipe de ministros, perderemos uma geração antes de arrumar a casa , resiliência, ele em muitos escalões só tem a possibilidade de escolher entre o mais ladrão ou menos ladrão. lamentável mas realidade

  71. O NE e N representam aproximadamente 60% do senado federal. Mesmo não possuindo esse percentual da população brasileira. Assim, podemos concluir: O Sul, Sudeste e Centro Oeste trabalham para sustentar os desmandos das outras regiões que detém 60% dos votos. Simples assim.

    1. N e NE Maria, são uma região tomada por oligarquias coronelista há muito tempo, onde a grande maioria da população sofre com a falta de acesso à educação e informações imparciais da TV aberta, difícil julgar, e essas regiões tem grande potencial econômico, só está sendo subjugada por inescrupulosos, temos que mudar a forma de libertar a região e não julgar precipitadamente

  72. BOLSONARO se articula com politicos é igual a bandido$$$$. Se nao articula, nao sabe governar. Vai entender essa mídia esquerdopata!!!

  73. Esse é um nordestino bandido corrupto que sempre encosta em quem comanda o executivo para lhe garantir governabilidade, mas na realidade, se chafurda nas benesses que consegue. Enfim entra governo, sai governo , esse tipo de cancer permanece soberano, roubando o povo.

  74. Infelizmente a grande maioria do povo brasileiro não sabe votar corretamente! Não se interessam pela política só por futebol!

  75. Pelo que acompanho há pelo menos 30 anos, cada dia mais, constata -se que o povo vive dentro de um ninho de ratos, misturado com cobras, das mais venenosas. Não terá como o atual presidente, não ser mordido por ratos e picados de cobras. A sujeira e lambança imoral, é muito grande. Meu deus.

  76. Em vez de fazer fofocas, esse é o dever patriótico da IMPRENSA. Esses Bezerra, liras e famílias tradicionais do NE já passaram da hora. Os fatos nos rememoram ao coronelismo estúpido, em que esses oligarcas defloravam as próprias filhas e lençóis verde e amarelo tremulavam nas janelas, manchados do vermelho q tanto repugnamos hoje. Temos certeza q o staff governamental não precisará desse tipo de gente pra conduzir o país doravante . Q ñ seja subst p outro indicado p mesmos bandidos.

  77. Mais um corrupto desmascarado, mais uma vez vê-se que os políticos se protegem para ficarem impunes ( presidente do senado fazendo vistas grossas e agradando o canalheiros ), a lamentar o Bolsonaro se aproximar de gentalha como esse senador bezerra. O eficiente trabalho do COAF precisa continuar e ser mais estruturado ainda como o Sergio Moro planejou.

    1. Pena que a mídia local, pertencente à família dele, nada publica a respeito. Aqui em Petrolina a mídia (blogs) são manipulados pela turma dele.

    2. "O governo não sabe articular", a imprensa não deveria culpar tanto o governo em ser incapaz de formular articulações, trata-se de um território lamacento.

  78. isso é uma vergonha um governo que prega a moralidade, se diz contra o que ele rotula de velha política, mantém um líder metido em falcatruas.

    1. Numa terra de mafiosos vc é obrigado a ficar tão perto deste lamaçal que acaba grudado em vc te lambusando, contaminando e se ftaquejar vai te contaminar, pobres brasileiros tendo em seus poderes mafiosos com esquemas criminosos tão protegidos que faria inveja a Al capone.

    2. Nosso presidente de plantão gosta de citar o evangelho. Será que gosta de seguí-lo? “Diga-me com quem andas e dir-te-ei quem és”.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO