Adriano Machado/CrusoéA mansão comprada por Flávio Bolsonaro tem mais de mil metros quadrados

O Ronaldinho de Bolsonaro

O que a compra de uma mansão em Brasília revela sobre o tino do primogênito do presidente da República para os negócios – e por que a transação lança ainda mais suspeitas sobre ele
05.03.21

Quando os aportes milionários da Telemar na empresa de jogos e entretenimento de seu primogênito ganharam o noticiário, em 2006, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva debochou daqueles que questionavam o interesse da gigante de telefonia na sociedade com Fábio Luís, o Lulinha. “Que culpa eu tenho se meu filho é o Ronaldinho dos negócios?“, disse na ocasião, referindo-se ao jogador de futebol. Talvez a retórica antipetista iniba Jair Bolsonaro de repetir agora o mesmo argumento, mas a compra de uma mansão por quase 6 milhões de reais pelo senador Flávio Bolsonaro, revelada nesta semana pelo Antagonista, fez ressurgirem as suspeitas sobre o enriquecimento do filho 01 do atual presidente. Assim como Lulinha, Flávio é acusado de usar seus próprios negócios – no caso, transações imobiliárias – para lavar dinheiro proveniente de malfeitos. Uma tese que se for comprovada mostrará que a sua evolução patrimonial é fruto também de um outro tipo de “fenômeno“, típico de quem cresce sob a sombra do poder.

A mansão no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, é o ápice de uma escalada nebulosa de Flávio no setor imobiliário. Com mais de mil metros quadrados de área construída, quatro suítes amplas – uma delas com hidromassagem –, academia, brinquedoteca, piscina e spa com aquecimento solar, o imóvel de luxo foi a 21ª transação feita pelo senador desde que ele assumiu seu primeiro mandato como deputado estadual no Rio de Janeiro, em 2003, quando declarava ao fisco possuir apenas um Gol 1.0 no valor de 25,5 mil reais. São várias as suspeitas que pairam sobre a nova aquisição do filho 01 de Bolsonaro, feita logo depois de ele ser denunciado pelo Ministério Público fluminense pelo desvio de 6,1 milhões de reais da Assembleia Legislativa do Rio, no suposto esquema de apropriação de parte do salário de assessores de seu antigo gabinete, muitos deles fantasmas – a gerência do rachid era tarefa do notório Fabrício Queiroz. Segundo a denúncia dos promotores, o dinheiro arrecadado foi lavado na loja de chocolates da qual Flávio foi sócio por cinco anos e na compra e venda de apartamentos e salas comerciais no Rio. Ele nega.

A compra da mansão por Flávio e pela mulher, a dentista Fernanda Bolsonaro, foi registrada no dia 29 de janeiro em um cartório de Brazlândia, cidade-satélite localizada a cerca de 45 quilômetros de Brasília, pelo valor de 5,97 milhões de reais. Na matrícula do imóvel, à qual Crusoé teve acesso, consta que 2,87 milhões de reais foram pagos com recursos próprios do senador, e 3,1 milhões por meio de um financiamento obtido junto ao Banco de Brasília, o BRB, controlado pelo governador Ibaneis Rocha, do MDB, aliado do clã Bolsonaro. Embora esteja às voltas com a Justiça, Flávio não enfrentou dificuldades para aprovar o empréstimo na instituição presidida por Paulo Henrique Costa, afilhado político do senador Ciro Nogueira, do Progressistas, um dos líderes do Centrão no Congresso que ganhou o apelido de 05 em razão de sua proximidade com Bolsonaro. O valor foi parcelado em 30 anos com uma taxa de juros de 3,65% ao ano, o que resulta em uma prestação mensal de 18,7 mil reais, metade da renda declarada pelo 01 e por sua mulher na escritura do imóvel. Segundo o simulador de financiamento do banco, o casal teria que ter uma renda 27% maior para conseguir o financiamento nas exatas condições que Flávio conseguiu. O BRB sustenta que foi uma “operação normal”, com “taxa de mercado”.

Reprodução/InstagramReprodução/InstagramFlávio e Fernanda: prestação de financiamento equivale a metade da renda declarada do casal
O ponto mais intrigante a ser esclarecido, porém, está justamente na parcela quitada por Flávio Bolsonaro com recursos próprios, os 2,87 milhões de reais. A mansão, encravada em um terreno de 2,5 mil metros quadrados, próximo ao Lago Paranoá, pertencia à RVA Construções e Incorporações, do empresário brasiliense Juscelino Sarkis. Ele apresentou ao Antagonista os extratos de três transferências bancárias feitas por Flávio entre os dias 23 de novembro e 11 de dezembro do ano passado que somam apenas 1.090.000 reais. Em nota oficial distribuída à imprensa na quarta-feira, 3, os advogados de Sarkis afirmam que foram pagos 4.190.278,30 reais, valor que que corresponde à soma das três TEDs feitas por Flávio com os 3,1 milhões financiados pelo BRB, que foram liberados no dia 2 de fevereiro. Isso significa que, entre o que registra o documento oficial como valor quitado por Flávio com recursos próprios e os comprovantes apresentados pelo empresário, há uma diferença de 1,78 milhão de reais. Esse valor foi pago por Flávio? Como? Se não, por que não há qualquer menção a parcelas em aberto nos documentos que registram a transação? Estranho.

Na nota distribuída à imprensa, os advogados afirmam apenas que “até o presente momento todos os termos contratados têm sido devidamente adimplidos” pelo senador, mas não fazem nenhuma menção ao valor restante. Procurado por Crusoé, Flávio não se manifestou a respeito. Juscelino Sarkis também não. Em uma das muitas coincidências do eixo que liga poder e dinheiro em Brasília, Sarkis é namorado de uma juíza, Cláudia Silva de Andrade, que entre 2018 e 2019 trabalhou no gabinete do ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça. Foi Noronha quem puxou a fila do julgamento que, na semana passada, resultou na anulação da quebra dos sigilos bancário e fiscal de Flávio Bolsonaro e de outras 94 pessoas físicas e jurídicas investigadas pelo MP do Rio no caso do rachid na Alerj. A decisão joga no lixo algumas das principais provas levantadas contra o senador. Ironicamente, foi por meio da quebra de sigilo que os investigadores puderam saber exatamente como o filho 01 de Bolsonaro fazia para quitar os imóveis negociados no período em que foi deputado estadual.

O curioso é que foi o próprio Flávio quem deu o primeiro passo para ligar a aquisição da mansão em Brasília a essas transações antigas investigadas pelo Ministério Público. Em nota oficial, logo após o Antagonista revelar a compra da nova casa, ele afirmou que pagou parte do valor com o dinheiro obtido com a venda de um imóvel que possuía no Rio. Trata-se de um apartamento avaliado em 2,5 milhões de reais na Barra da Tijuca que, ao menos até esta semana, seguia em nome de Flávio – ele sustenta que não houve tempo hábil ainda para registrar oficialmente a transação. De acordo com os promotores, o apartamento foi adquirido pelo filho do presidente em 2014 mediante uma série de pagamentos suspeitos. Quinze dias antes de ser descontado um cheque de 50 mil reais dado por Fernanda Bolsonaro como sinal ao vendedor, a conta dela recebeu 20 mil reais em dinheiro vivo, em depósitos fracionados. O próprio senador, segundo os promotores, realizou uma sequência de depósitos em espécie no valor total de 30 mil reais na conta do vendedor, para quitar a aquisição de mobiliários – isso antes mesmo da formalização do contrato. O apartamento, próximo à praia da Barra, foi adquirido depois de outra transação suspeita, envolvendo duas quitinetes em Copacabana. Os imóveis foram comprados em 2012 por Flávio pelo preço de 310 mil reais, valor abaixo do de mercado, e vendidos um ano depois por 1,1 milhão de reais, uma incrível valorização de 262%. Os investigadores foram mais além: com a quebra do sigilo bancário, descobriram que Flávio fez dois depósitos de 638,4 mil reais em espécie na conta do vendedor.

Reprodução/Facebook/Flávio BolsonaroReprodução/Facebook/Flávio BolsonaroQueiroz foi à inauguração da loja de chocolates de Flávio, em 2015
Todas essas informações vieram a público em junho de 2020, quando a polícia prendeu Fabrício Queiroz. Ele estava escondido na casa do advogado de Frederick Wassef, então defensor de Flávio e do próprio presidente da República. Tudo foi devidamente esmiuçado na denúncia por peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa ajuizada contra o senador, o ex-assessor e mais 15 pessoas, em novembro passado. A acusação formal e a superexposição de Flávio e de seus negócios, porém, não foram empecilho para executar mais uma transação imobiliária, a mais cara entre todas que ele realizou até hoje. A repercussão da aquisição da mansão constrangeu até assessores do Palácio do Planalto e virou objeto de questionamentos de parlamentares da oposição, que querem levar o caso para o Conselho de Ética do Senado. A transação já foi comunicada ao Conselho de Controle de Atividade Financeiras, porque Flávio é considerado uma pessoa politicamente exposta – por mais que o Coaf esteja sob fogo cerrado justamente por ter exposto as antigas movimentações de Flávio, bancos e cartórios são obrigados a reportar operações financeiras relevantes envolvendo ocupantes de cargos públicos. A nova compra mostrará em que medida o órgão, vinculado ao Ministério da Economia, está desempenhando o seu papel. Em condições normais de temperatura e pressão, como Flávio já era investigado por suas transações imobiliárias, seria natural que o Coaf transmitisse as informações aos órgãos de investigações, como a polícia e o próprio MP.

A loja de chocolates de Flávio virou um capítulo à parte na investigação dos promotores fluminenses, que mantiveram aberto um inquérito para apurar se o senador usou a franquia da rede Kopenhagen que ele abriu em 2015, em um shopping na Barra da Tijuca, para lavar dinheiro desviado da Alerj. Na quebra de sigilo do estabelecimento, os promotores descobriram que a loja recebeu 1,7 milhão de reais em depósitos em dinheiro vivo ao longo de quatro anos – os depósitos, estranhamente, ocorreram em um período em que os pagamentos com o uso de cartões estavam em franca ascensão no país e as transações em espécie, em franca decadência. As suspeitas sobre a origem ilícita dos valores foram reforçadas por uma “coincidência“: os valores depositados na conta bancária da Bolsotini, razão social da loja de Flávio, ocorreram no mesmo período em que Fabrício Queiroz recolhia uma parte dos salários dos assessores do gabinete de Flávio na Assembleia. No início deste ano, o senador vendeu a franquia, que tinha capital declarado de 100 mil reais.

Considerado o mais político dos filhos de Bolsonaro, desde que chegou ao Senado, em 2019, Flávio é frequentador assíduo dos convescotes que ocorrem nas portentosas casas de empresários, políticos e lobistas de Brasília. O novo dono da mansão no Lago Sul, que no passado se destacou por condecorar policiais militares ligados à milícia no Rio, hoje senta-se com empresários milionários interessados em negócios com o governo de seu pai – como Crusoé mostrou, em um desses episódios ele se reuniu com representantes da concessionária do Aeroporto de Viracopos – e também indica ministros para cortes superiores. Embora a atuação de Flávio seja, na forma, um pouco diferente da de Lulinha, os primogênitos dos dois líderes populistas que polarizam o debate político nacional carregam consigo o gosto pela vida de luxo sustentada pela máquina pública. O 01, agora, tem até um quartel-general à altura do seu papel. O mais novo Ronaldinho de Brasília também é um fenômeno, reconheça-se.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tenho uma dúvida e gostaria de elucidá-la, afinal, qual é o papel do COAF, PF, PGR, STJ e STF? Seria salvar grandes bandidos da cadeia, após a saída do Moro da magistratura?

  2. VERGONHA VERGONHA... ONDE TENHO ESSE JUROS AA.//???? O PRECO DO IMOVEL NAO ERA O DE FECHAMENTO...QUEM VAI PAGAR A DIFERENCA????? COMO O BANCO LIBERA RECURSOS PRA ESSE PROCESSADO???? POR QUE NINGUEM SE MEXE..... CADE O POVO??? MORRENDO 1700 POR DIA????

  3. Transação registrada em Brazilandia, o que significa????? Seria escriturada? Registro seria o Registro de Imóveis? O dono da casa tem histórico que parece duvidoso, mas a Crusoe está indo pelo mesmo caminho fantasioso. Voltem a fazer jornalismo sério noticiando sem tomar partido. A propósito, a pandemia acabou na Itália, o chefe foi vacinado????

  4. Família mentirosa! Usaram a sede de uma nação pra ter um país melhor para enganar o povo e agora faz o mesmo que os Lulas fizeram. O povo não vira errado. É o político que sabe justamente o que deve ser mudado e usa isso como forma de iludir o eleitor. É preciso discutir a reeleição nesse país. Discutir se não está na hora de um novo formato político. Será que não é a hora de termos Primeiro Ministro? É uma pergunta e deveria ser discutida.

    1. Nem o do Bolsonaro. Uma coisa nao justifica a outra e o que não acontece com um não deve ser usado para defender o outro. Essa resposta sua é típica de gente vassala e incapaz de pensar por si mesma. Os dois deveriam estar presos e é isso que o povo deveria exigir. Com certeza vc nao é um lavajista, pois se sujeita a ser, tão somente, um zumbi desmiolado em defesa de corruptos.

  5. Apenas para registro, sem querer ser protagonista de nada, até porque escrevo para consumo próprio, mas seria interessante que o Antagonista visse esse texto publicado em quinta-feira, 16 de maio de 2019, sob o título "O Neymar das transações imobiliárias" - https://nilosergiobezerra.blogspot.com/2019/05/o-neymar-das-transacoes-imobiliarias.html

    1. Ele não pode botar o dedo na ferida do Lula e do Bolsonaro? Ainda mais quando vemos que o Bozo é a copia perfeita de tudo de ruim q o Lula fez e ainda faz para o país? Manoel, vc odeia o PT e o Lula mas é incapaz de perceber que o Bozo não é diferente dele, nem os filhos do Bozo são diferentes dos filhos do lula. Acorda bozolulista!

    1. Será q é pq a quadrilha atual está com o governo federal em suas mãos? Será q é pq a quadrilha atual é quem aparelhou e tem todas as instituições de combate a corrupção em suas mãos? Ronaldo, bozolulista de merda, vc nao passa de mais defensor de bandido corrupto.

    2. A Revista acha os Bolsonaro mais perigosos que Lula e sua gigantesca ORCRIM.

  6. Agora existe mais um motivo de confusão para o "presidente" se interter e esquecer de governar o país. Ohhh VOTO jogado fora, no Brasil é assim Se Correr o Bicho Pega Se Ficar o Bicho Come.

  7. Por favor me corrigem se estiver errado! Sem fanatismo : bolso.22. Acabou com tomaladaca, detonou sindicato,ongs, pt, PSOL. Limpando universidades, quebrou as pernas da indústria da multa! 2 anos sem corrupção governo federal. Abriu a caixa preta (tendenciosos) globo, grande mídia! Hoje a gente sabe o q e STF(casadehorror) z.nao tem mais invasão do terreno,. Não temos greve Petrobras nem caminhoneiros parados! Sem teto está dormindo, sabem porque sou bolso.22, func.publicos somados etc.etc.etc

    1. Mostro minha cara. Não uso nomes para me esconder! Viu palhaco!

    2. Ricardo, vc não é direita nem aqui e nem na china. Seu discurso não é de direita, sua visão de mundo não é direita e vc não sabe a minima diferença do que é a direita ou a esquerda. Foque menos nas lives, blogs e midias vendidas para políticos hipócritas. Bolsonaro usou o discurso da direita para se eleger mas esta fechado de corpo e alma com todos os políticos corruptos que se fartaram na corrupção dos governos petistas. A prova disso são as lideranças do governo na camara e no senado.

    3. Não se preocupe Ricardo. O Bozo e a prole irão promover uma grande festa na mansão de Brasília. Vc estará na lista de convidados. Só entrará lá quem sabe que a família não é corrupta e que não tem relações obscuras com as milícias.

    4. Não estou nem aí para Bolsonaro, mas e único q está peitando a globolixo, a imprensa maldita, os funcs.publicos. abriu a caixa preta do STF, nenhuma denuncia de corruocao, quebrou a perna da indústria da multa ! Quem precisa do carro para trabalhar sabe q estou falando! Quem e bom pra vocês: dória, lula, witzel, Dilma , sarnei, fhc, PSOL, cara! Não ten solução! Em 22 troque o presidente, mas por enquanto deixa o cara governar!não se deixar levar pela imprensa,pois estao quebrados, querendo didim

    5. Amigo, não estou questionando a verdadeira direita. Sou a favor de muitas pautas dessa linha ideológica. Ocorre q o cara q vc insiste em defender não ta nem aí para elas, é corrupto sim, segue a mesma linha delitiva dos petralhas tmbm e sonha em se tornar um ditador brasileiro nos moldes chavistas. É um estelionatario eleitoral e, se vc diz ser de direita, não dá para continuar defendendo o presidento Dilmonaro. Mas ainda acho q vc é um mortadela petista enrustido mesmo.

    6. Definitivamente vocês não tem argumento contra alguém de direita! Somos pessoas q carregam este país nas costas: criamos empregos e recolhemos impostos e somos honestos e não aposentamos cedo, nao recebemos nada do estado ! Captou! Q diferença em!?

    7. Desvio de verba para saúde que foi parar no meio das nádegas de um senador da base aliada do governo, mesmo sanador que arranjou um cabide de emprego de R$20.000,00 reias para o priminho do Carluxo. Sem falar no desmonte e aparelhamento das instituições de combate a corrupção que impossibilitam que a corrupção do atual governo seja investigada. Ricardo, assume q vc é um mortadela petista enrustido cara. Não passa de um zumbi desmiolado deprimente. Defensor de bandido!

    8. Que mundo você vive? Vir falar de STF tudo vai para a segunda turma GM, LEW, Kassio Marques, farra da boiada e mais o STJ que animou todas as provas contra o 01, realmente é um governo desse que o Brasil precisa.. Gado é gado...

    9. Mostra.me em qual ministério (terrivelmente investigado ) q tem corrupção!? Vocês não tem argumentos! por isso ficam perseguindo a família! Inveja, ou perdeu a boquinha!? KD argumentos? Perderam a língua! Vocês são manipulados ou porque gostam ? Pela mídia canalha e falida!?

    10. Kkkkk isso só podia vir de mortadela petista desiludido q se encantou com o bolsonarismo delinquente. Não existe corrupção no governo? Kkkkkkkkkkkkkk bovino, vc é exatamente igual aos mortadelas do lula livre. Patético.

  8. E agora José, o mistério da fé move montanhas, faz milagres, ressuscita mortos...e tira todo pecado do pecador, amém!

    1. Simples, certeza da impunidade. Afinal, está explicito nesse governo o aparelhamento das instituições de combate a corrupção.

  9. Gostaria de solicitar a Crusoe que antes de acusar qualquer ser humano de corrupto provar-se o crime. Afinal os Marinho da Rede Globo estão aí, arquimilionário, e a Crusoe não os enxerga.

    1. Gados esquisofrenicos piram com a cloroquina. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🤡🤡🤡🤡🤡🤡

    2. Um looser fracassado! Deve ser um invejoso pois quem ataca todas as pessoas assim morre de inveja do sucesso dos outros. Vai trabalhar vagabundo 🤡. Um booosstttaaaa 💩

    3. 🤡🤡🤡🤡🤡🤡🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄

    4. Palhacinho idiota, você está novamente. Pelo que vejo continua mesmo. Um revolta em pessoa. Tenho pena de você.

    5. Afranio, vá lamber as bolas do corrupto senador lá na pqp!

  10. O País está como está, apesar de suas riquezas, com o povo em sua maioria na miséria, pela roubalheira de sua elite enfronhada em todos os poderes! O pior que parece ter o apoio de muitos, como se estivessem esperando a sua vez!!! Estamos num beco sem saída, até que apareça um Duterte da vida!!!

  11. Eu tinha certeza que a “PATROA” (Fernanda) tinha mania de limpeza e assim ia se prontificar na faxina da mansão e, inclusive dar conta das roupas, já que ninguém come em casa. Estou orgulhoso do casal, verdadeiros patriotas, vão entrar em numa super economia pra dar inveja a quem recebe R$250,00 por mês, chega a emocionar. O pai boso, não se aguenta de orgulho, e diz ele; “MEU FILHO VAI PROVAR AO BRASIL COMO SE VIVE COM R$250,00”. Parabéns a familicidia. Grande exemplo

  12. A prole de Jair tem qualquer coisa que lembra a de Nicolae Ceausescu, aquele que foi caçado, julgado e executado sumariamente em dezembro de1989, e ainda por ordem de seu general preferido.

  13. A prole de Bolsonaro tem qualquer coisa que lembra a de Nicolae Ceausescu, aquele que foi caçado, julgado e executado sumariamente, por ordem de seu general preferido, em dezembro 1989, no fim do comunismo na Romênia.

  14. Resumidamente. O Ronaldinho dos imóveis, no final ficará com a casa paga, o apartamento do Rio pago e a grana das rachadinhas devidamente aplicados em fundos seguros (que não tenham ações da Petrobras de preferência!)

  15. O Ronaldinho do mercado imobiliário deve explicar como vai pagar o empréstimo se seu salário não dá para isto. Provavelmente irá contratar algum escritório de advocacia “a custo zero” para se explicar. Por outro lado, a venda do apartamento dele no Rio deve ter sido vendido por um valor astronômico para que parte do valor justifique o pagto de parte da casa de Brasília. A outra parte desta venda do apartamento será utilizado fundo de investimento que irá pagar o empréstimo no banco do Ibaneis

  16. Lamentável! O combate a corrupção é o supremo objetivo daquele que ainda não chegou ao poder, já dizia Millôr Fernandes.

  17. Cada vez mais transações financeiras suspeitas acompanham o histórico do 01. Certamente, a certeza da blindagem e da impunidade misturada com um apetite volumoso pela ostentação, incentivam os bolsonaros a transferirem seus interesses materiais para o circuito de Brasília. Enquanto o Jair estiver no poder e os noronhas estiverem presidindo altas cúpulas da justiça, as rachadinhas vai se multiplicar. Mas, sempre haverá concorrência e um dia a casa cairá. Deixa estar.

  18. Kkkk inveja dos Bolsonaro! Um homem íntegro com os filhos corretos! Bem sucedidos ! Uma família banana! Parem com esse ódio! Está revista vai detonar teu cérebro! Aliás toda a imprensa faz não a saúde! Liberte.se deles, antes q seja tarde! Pense no futuro dia seu filhos

    1. Inclusive é diferente do seu dono e do filho dele, ambos abutres do dinheiro público.

    2. Sou diferente de vocês: crio muitos empregos, pago muito imposto ! Nunca vou depender de aposentadoria do estado! Tá vendo como diferente de voces

    3. Este comentário não pode ser de uma pessoa que usa o cérebro... deve ser de um robô...

    4. Este Ricardo, só pode estar trolando ou sendo sarcástico, nem o pior dos bolsolulistas pode pensar assim.

  19. Os poderes estão organizados em quadrilhas que atravessam o judiciário, stf e stj, os partidos políticos e o governo. Por enquanto somos um país quebrado e desmoronando e uma democracia falida. Onde isso vai dar, só Deus sabe.

  20. Incrível... porém o filho do Mula Livre era um limpador de bunda de elefante. O filho do Bolsonaro é senador. Não estou abonando e nem mesmo referendando. A Receita Federal irá apurar.

  21. De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. Rui Barbosa

    1. Frase verdadeira que retrata a alma do brasileiro.

  22. Mais um talentoso filho de presidente para negócios. E todos unidos contra a Lava Jato por um Brasil melhor com Deus acima de tudo!!!

  23. Todos os ladrões deveriam estar na cadeia, seja qual for a tendência ideológica mas infelizmente estão todos unidos na frente ampla pela impunidade.

  24. Se investigar a fundo, todos os políticos são bandidos. Uns mais outros menos. A bola da vez, o que vende hoje é a família bolsonaro. Só pra lembrar. Onde está o Lulinha, a Dilma, e milhares de outros bandidos, que vocês esqueceram?

    1. Só um passador de pano para bandido para fazer um comentário mediocre como esse. Todos os outros bandidos não são filhos do atual presidente da República e nem estão usando a influência e o poder da maquina governamental federal para se proteger.

  25. O Brasil 🇧🇷 parado na pandemia, na falta de vacinas por extremo descaso de seu chefe máximo, o país sendo execrado mundo afora pelos crimes ambientais, desgovernado por causa da incompetência, da imperícia de Jair Bolsonaro, seu herdeiro enroladíssimo com maus passos e com a justiça amiga e camarada tem a cara de pau e compra uma casa nababesca, sem quaisquer provas nem sintomas de licitude...

    1. É bem por aí, Sílvia2. Deve ter muito rolo nessa negociação. Vamos aguardar. 👍👏👏👏😷😷😷

  26. "Quanto mais muda, mais fica a mesma coisa". Famoso ditado que se adpta perfeitamente ao governo do pai Bolsonaro. As propostas da campanha foram para as cucuias. Bolsonaro é o político de sempre.

  27. Gostaria de sugerir a Crusoe uma avaliacao independente do custo do metro quadrado residencial na região dessa casa, pois me parece que $5,7 milhoes por uma casa de 1.900 m2 da o equivalente a $3 mil reais o m2 alto padrão. Valor esse muito inferior ao preço do M2 em qualquer capital do país comparando-se padrão, zona residencial e outros aspectos relevantes. O Buraco é mais em baixo. O preço dessa casa deve a valor real de mercado ser de +/- $12 milhões. Tem maracutaia nessa transação. Abrs

    1. A casa já estava a venda por esse valor tem um tempo, mais importante é verificar essa discrepância de valores.

    2. Amigo, além disso, vale lembrar o principal, a conta da transação não fechou. É mais de 1 milhão sem comprovação.

  28. Olhamos umas tralhas repugnantes dessas e pensamos: que bom que os mandatos findam e que o planeta pode contar com a INTERPOL!!!!! 😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆

  29. Olhamos umas tralhas repugnantes dessas e pensamos: que bom que os mandatos findam e que o planeta pode contar com a INTERPOL!!!!! 😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆

    1. Enquanto lula tem um Ronaldinho, Bolsonaro tem 04, 01 e 04 Ronaldão e Ronaldinh, 02 e 03 Bira Biro do meu baba

  30. Os canalhas com certeza estão envolvendo o Banco do Brasil nas falcatruas, é só a imprensa correr atrás que vai achar, as mentiras, empréstimos que com certeza não existem, ou não serão jamais pagos! Pilantras milicianos canalhas!

  31. jornalista Fábio, por favor, "malfeito" é algo que não foi bem executado, algo imperfeito, uma tarefa ou ação que destoou do padrão habitual, mas que passa distante do código penal. Em qualquer área será sempre um trabalho que deixou a desejar. Quando estivermos falando de crime contra a administração pública jamais devemos suavizar o ato denominando-o de "malfeito", como fazia a ex-presidente Dilma.

  32. É impressionante como ele movimenta pessoas e instituições para abafar o caso da rachadinha. Tenho a sensação q somente depois q o inominável deixar a Presidência o caso poderá ser honestamente conduzido. Que importância tem esse verme pra conseguir tantas benesses? Ser filho de um Presidente desmoralizado?

  33. Membros dos três poderes, que têm a obrigação de fiscalizar, vão pegar essas informações e sentar em cima. Infelizmente. Ou vão barganhar suas ações em troco de benesses... Uma vergonha o que acontece em Brasília.

  34. Enquanto a lava jato e seus personagens sangram em praça pública, a corrupção ganha espaço diariamente na república bananeira. a lava jato tem seus pecados, merece freio e reparos, mas o que estamos vendo nas últimas semanas é um escárnio.

    1. Erros da Lava Jato? se fosse assim, o que fazer com os bilhões desviados de corrupção que foram repatriados? devolver para os bandidos e pedir desculpas? As mensagens hackeadas pelos criminosos não provariam nada nem se fossem aceitas como provas em um processo. Mas, sabemos que com nossos superiores e supremos da justiça, totalmente aparelhados por vermelhos e bovinos, rasgaria-se a constituição para subverter a lógica, a moral e a ética, para prender o mocinho e absolver o bandido.

  35. Não haverá qualquer investigação. A Justiça e o Congresso são aliados do presidente e protegem seus filhos. O Brasil ainda tem jeito?

  36. Até agora ninguém se atentou ao fato de que esse movimento visa apenas proteger o patrimônio dele. Independente da forma como ele ganhou, desde que não tenha vindo do trafico de drogas, a justiça NUNCA poderá retira-lo de seu unico imovel. É simples assim, se ele tive 3 imoveis, poderia perder algum, como esse é o unico, não tem como ele ficar sem teto.

  37. Hipócritas! Fofoqueiros. Pobres de espírito! Qualquer destas bostas de jornalistas aqui devem ter uma mansão destas! Hipócritas ! Vão trabalhar, seus vagabundos e.perem de encher o saco do presidente! Não tem mamata seus bostas !

    1. Ricardo, existe uma diferença muito grande em ter uma mansão dessas com base no "suor de seu próprio trabalho" e com base no "suor do trabalho de milhões de brasileiros" que foram surrupiados pelas rachadinhas e outras formas de corrupção. A que ponto os bovinos bozistas chegaram, desceram tanto que conseguem ser mais retardados e submissos que os mortadelas petistas do Lula Livre.

    2. Abaixou o nível. Aqui não tem vez para fake news e desonestidade intelectual. Não aguenta, bebe leite. Vai chorar noutro lugar.

    1. Ricardo, quem despreza o Bolsonaro? Os esquerdistas cretinos que querem a volta do Lula corrupto. Os esquerdistas legítimos, que acham que teremos um Brasil melhor com uma agenda progressista, que podem votar em outro candidato, além do Lula. E os brasileiros como eu, que desprezam o Bolsonaro e o Lula. Quem apoia o Bozo? Você, que faz parte do gado irracional.

    2. Ricardo o bozolulista q adora ser usado e roubado.

    3. Trabalhando,trabalhando,trabalhando!sabem bem o q e isso!? Parem pra pensar (se pensam né) quem não gosta bolso.22. -. Petistas e satélites , imprensa, funcionários públicos, jornalistas, artistas e pessoas q não gostam de trabalhar! Tá vendo por q eu apoio bolso.22

    4. Conta para nós como conseguiu? O cara do Habibs passou fome e talvez possa comprar. Ele é empreendedor, e arrisca o seu pescoço nos negócios. Um senador que tem o seu salário certo, precisaria ter um mandato de dezenas de anos para poder comprar. É matemática. Mas gado irracional pago, que também deve ser vítima da rachadinha, não sabe fazer conta. Cognição não é o forte de gado.

  38. Falou em milhão esquerdista começa a tremer e se coçar , é uma cifra mítica . Não cabe na cabeça de nenhum desses que seja possível conseguir sem roubar . Entendo

    1. Heider, as provas do crime estão sendo mostradas, a conta não fecha. Para de agir feito mortadela petista e assuma de vez que você idolatra um político corrupto!

    2. Quanto pesa 1kg de chumbo? Quanto pesa um kg de algodão? Quanto vale um milhão para o Lulinha? Quanto vale 1 milhão para o Flávio Bolsonaro?

  39. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  40. Por que vocês insistem em escrever "malfeitos"? Não é mais fácil e claro chamar as coisas do que elas são? Usem CRIME, por favor.

    1. Nathanael, Dilma criou o eufemismo para justificar gente do seu governo e todos, imprensa inclusive, até hoje têm dificuldade em chamar a coisa pelo nome correto: CRIME.

  41. O general Villas Bôas tornou público a pressão que fez ao STF no julgamento do habeas corpus do Lula. E agora, o que às Forças Armadas acham do STJ ter jogado no lixo, às provas contra o Flávio Bolsonaro? E da compra da mansão, cujo pagamento divulgado, leva a crer que foi uma maracutaia? Do outro lado do balcão, comendo na mão do capitão como cachorrinhos, aproveitando às mordomias do poder, às coisas mudam. Às FA no Brasil, hoje, é como o Judiciário e o Congresso, uma puta bem paga.

  42. No sentido figurado, pode-se comparar o Brasil com a mais modesta e radicional montaria brasileira. E assim, dizer que o burro e o mesmo, só troca os montadores!

  43. E vamos só reclamar? Temos que bater panela diariamente pra chamar atenção do mundo (já que a falta de ética se institucionalizou por aqui). Temos que acreditar, unirmos força e não ficar esperando por um "escolhido" que possa nos redimir. O que esses seres das sombras querem é a polarização mesmo, dividir para derrotar.

    1. Ó, Karla! Vivemos um outro momento, liberte-se das panelas!

    1. Paulo, assume de vez que você defende e idolatra um político corrupto. Bozistas são mortadelas petistas enrustidos.

    2. Registrada num cartório 40 km distante de Brasília. Comprou e diz ter pago com uma venda, que ainda não foi registrada. Cadê a movimentação financeira da venda do apartamento? Foi em dinheiro? Negócio de milhões de boca. Eu nasci a noite, mas não ontem a noite. Para gado irracional que é pago como você, caberia pelo menos melhorar o argumento. Tem rachadinha também no seu ganho? Por isso só conseguem contratar indivíduos intelectualmente medíocres?

  44. Agora a moda é “roubar na cara dos brasileiros, passar por cima da constituição, como está fazendo o STF, inverter valores”, triste assim!!

  45. A famiglia Bolsonaro foi a pior coisa que aconteceu ao Brasil nos últimos tempos. Destruiram a Lava-jato, imobilizaram o Ministério Público e a Polícia Federal, sabotaram as vacinas e roubaram como os Lulas. Uma desgraça. Aguardem as urnas, cafajestes!

    1. Concordo com tudo menos roubas como os lulas No roubo os lulas são insuperáveis

    2. Não sabe de nada fica vomitando besteiras! Aposto q a maioria aqui tem ligação com órgão público; não oroduz na asa e aposenta com 50 anos.cai ver!

  46. Tem um ladrao de galinha aqui na rua e tem o Fernandinho beira-mar . Tem o jornalista desonesto que coloca os dois na mesma escala .

    1. Heider, parafraseando eu digo: Não existe pecadinho e pecadão, pecado é pecado e pronto! Usar do erro de um para justificar o erro de outro é de uma estupidez sem tamanho, só entendível quando vinda de um bovino desmiolado.

    2. Lulinha,Flavinho,Renazinho,Barbalhinho etc etc...Tudo vagabundo,filhos de PAI LADRĀO. VERMES q cagam pro BRASIL. O pior é q nosso judiciário,Tá JUNTO e misturado. Estamos nas mãos de VERMES da pior espécie.

    3. O ladrão de galinhas construiu um galinheiro de R$ 6.000.000,00. Onde ele guarda os ovos?

  47. Enquanto isso, caminhamos p 300 mil mortos, o mundo preocupa-se c o foco brasileiro de covid e a família imperial baila. É preciso romper isso aí.

  48. Seria o Bolsonaro seguindo os passos do Lula ou o Flavio pegando conselhos com o Lulinha? Alguém acredita que houve mudança com a eleição de 2018? Puro estelionato eleitoral e o resultado disso está ai para qualquer um ver. Mais de 260 mil mortos pela falta de moral, ética e total desumanidade desses párias que se vestem de cordeiros e arautos em defesa do povo, desde a estrema esquerda até a emporcalhada extrema direita.

    1. Essa raça de políticos,é o CANCER da NAÇÃO. Tudo LADRĀO sem VERGONHA,sempre pensando em se dar bem...O POVO q c F.

  49. É de dar nauseas, a história se repete, histórias que deveriam acabar na Papuda, mas como a justiça é conhecida por mal feitos, não vejo luz no fim do túnel...

    1. SÉRGIO MORO, sabemos que você não quer, mas, POR FAVOR !!! Só você para salvar o Brasil, candidatar-se .

    1. Não é, são farinha do mesmo saco, só que agora a imprensa é contra o Ronaldinho do Bolsonaro, enquanto que com o Ronaldinho do Lula, a imprensa ganhou muito dinheiro pra ficar calada.

  50. O que assusta é a desfaçatez. A certeza da impunidade. A segurança jurídica, dessa gente... enquanto isso, capital estrangeiro fazendo as malas. Obviamente.

  51. Nós cidadãos de bem, pagamos impostos altos. trabalhamos uma vida inteira para termos um privilégio de comprar um apartamento de classe média. Que vergonha dessa gente, como conseguem dormir? Pobre País.

    1. Essa família Bolsonaro tem que ser enxotada do P. do Planalto. juízes de várias instâncias incluindo do STF, PGR, MP, Ministro da justiça e etc. Estão dando cobertura a eles. Os bozofãs os apoiam e acham que se aqui virar uma Venezuela eles terão privilégios.Coitados desses fãs idiotas e burros.

  52. C. Parabéns a O Antagonista e a Crusoé. A corrupçāo é uma instituiçāo nacional. Quem manda no Brasil sāo as organizaçōes criminosas. As transaçōes ilegais com dinheiro público explicam a perseguiçāo que as lrganizaçōes criminosas movem contra MORO.

  53. Pessoal eu não tenho mais estômago para ler essas notícias. Airton Lira reeleito Renan Calheiros reeleito Color reeleito , etc etc etc etc Nós merecemos fui.

  54. Interessante como a impunidade e a total isenção da ilha da fantasia que é Brasília fazem que os exemplos antigos não ensinem nada ! Não apreendem com o passado ! Acham sempre que estão numa torre de cristal qdo chegam lá ! O poder enebria a razão, moral não existe e não conseguem ver 1 milímetro a frente! As Maria Antonieta aparecem novamente! Só mesmo o paredão para estes lorpas !

  55. Esse é um Ronaldinho do setor imobiliário... Ganhos de quase 300%!!! Wow!!! Não sei pq perdem tempo com a política e salário chinfrim de 35k reais!!! Aí passa vergonha na hora de pegar empréstimo imobiliária!!!

    1. A política é a ponte do sucesso desses que se apossam do dinheiro publico

  56. Que ""tino"" pra bandidagem tem o repugnante.... e é impressionante como, por determinação da natureza da marginalidade, "uma gambá" cheira "outro", da mesma subespécie! É igualmente impressionante como bandidos costumam ter as caras formatadas de bandido: é só olhar a do ""mandante"" e a do ""gerente"" dos crimes para mandá-los direto para a cadeia, que se acerta no alvo sem dar trabalho para a Polícia, num típico caso de que "quem vê cara vê crime e contravenção"!

    1. Ótima sugestão, Nelson. Mas certamente ñ farão isso.

  57. Obrigada Crusoé por escancarar esse submundo do poder e corrupção. Os pagadores de impostos seguem impotentes , indignados e sem esperança a cada pilantragem revelada

  58. O ótimo jogador de futebol, Ronaldinho Gaúcho, ficou um tempo engaiolado no Paraguai, onde há Justiça. Se aqui houvesse, os Ronaldinhos Fajutos, Lulinha e 01, deveriam ficar no xilindró por um bom tempo.

    1. Enquanto o Lula só tinha um ronaldinho, Bozo tem 04, 01 e 04 craques de primeira Ronaldinho e Ronaldão, 02 e 03 Bira e Biro, do meu baba

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO