Reprodução/YouTubeComboio do Exército leva caixões de vítimas da Covid-19 de Bérgamo, na Itália: demora para tomar medidas

Até quando aguentaremos?

O Brasil e o mundo tentam se equilibrar entre o combate eficiente à pandemia e o desafio de evitar a quebradeira geral na economia
27.03.20

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quando passarem os arroubos, e ,se um dia vier à tona as verdadeiras intenções dos exageros propositalmente e ostensivamente divulgados choraremos compulsivamente por nossa pouca capacidade de leitura intelectual.

  2. Primeiro- A China é mentirosa; segundo- O estudo britânico deve ter sido coordenado pelo Vardevardo (que sumiu); terceiro- nem todo mundo pode ficar no quentinho falando pra Globo News como o Mainardi. Mas a reportagem foi ótima!

  3. O maior Doutor em pandemias do Brasil, OSMAR TERRA, dá uma aula magistral na JOVEMPAN sobre o tema covid19: estamos num calor de 35 graus em Brasília e no Brasil, e então a disseminação do covid será MUITO MENOR, bastando prestar absoluto socorro aos que apresentarem falta de respiração. Hoje são apenas 260 mortos em todo o Brasil. ONDE ESTÃO AS ESTIMATIVAS DOS ESPECIALISTAS???!!!!! VAMOS TRABALHAR E TOMAR TODO O CUIDADO CONOSCO E COM OS OUTROS!!!!!

  4. Em geral gostei muito deste artigo. Entretanto, confesso, que o ultimo paragrafo, que faz parte do artigo do "The Guardian", merece uma critica contundente, inclusive de vocês, da Crusoé. Citar a China como evidencia (exemplo) para se tomar qualquer atitude/ação, é no mínimo muita inocência....

    1. Ah é? Você lê o artigo inteiro tão bem baseado, pinça uma frase discutível e dá essa conclusão incoerente. Por favor, leia o artigo inteiro. Quem sabe você tenha uma conclusão mais sábia para nos ensinar.

    1. Concordo ! Não foi preciso nenhuma bomba nuclear o armas sofisticadas. A unica arma deve ser o uso da inteligência para salvar a humanidade.

  5. A violação da ética do governo acontece a todo momento. A começar pela distorção de salários dos servidores públicos quando comparados a nós simples mortais da iniciativa privada. Onde está a ética envolvida em um sistema de governo que privilegia os seus em detrimentos de parte da população? Onde está a ética no governo quando se vê as mordomias e diferenças de tratamento entre o setor público e o privado? Besteira, quem vai pagar a conta somos nós idiotas da iniciativa privada. Bosta de país

    1. Isto prova que no Brasil quem manda não é o povo, que paga a conta, mas o setor público que vergonhosamente se locupleta de nossos sofridos tributos.

  6. Nunca esteve tão em evidência o velho chavão: “se correr, o bicho pega; se ficar, o bicho come”. Sinceramente, estou com dó dos governantes. Estão, todos, perdidinhos, aqui, lá e acolá.

    1. gente passando aqui só pra dizer que: tô fora da cuzué. o que não faltam são opções. TL/BSM/OESTE. a Ana Paula está na oeste. 😎😎😎

  7. Nos governos dos últimos anos (federal, estadual e municipal), houve um inchaço nos gastos públicos. Assim como um chefe de família tem a responsabilidade de suprir as necessidades dos seus (saúde, alimentação, educação, cultura, lazer, transporte, vestuário, etc., e reservas para tempos difíceis), os governantes também. O bem público é de todos os cidadãos. Governo vem do povo para o povo. Eleitores são os únicos responsáveis pelos seus governantes.

  8. Não sei, mas a sensação que tenho é que aqui no Brasil fizeram as contas e viram que sai mais barato assumir a conta dos idosos mortos do que o fracasso da economia. A recessão virá! O mundo foi afetado com esse vírus. Precisamos de estratégias de enfrentamento! Chega de jogadas políticas vergonhosas. As eleições só irão acontecer em 2022! Então politicada, TRABALHEM!

  9. Quais "evidências" do PCChinês "seguir" inclui a geração e facilitação da disseminação do comunovírus mundo afora ?

  10. Trump acaba de estimar entre 100 e 200 mil mortes, na melhor das hipótese; 2 milhões sem isolamento “HORIZONTAL”. Grande parte dessas mortes se deve a Trump que, como Bostonaro, desmantelou setores chave do governo, como o sistema de detecção, prevenção e combate a pandemias e ao tempo precioso perdido enquanto negava a existência do vírus. Por outro lado, republicanos alijaram milhões do sistema de saúde, tentaram, a todo custo, bloquear e depois destruir o Obamacare. Em breve...

    1. ...veremos, em números, o resultado das políticas conservadoras tão defendidas por aqui. O que dirão agora os neo-conservadores, jovenzinhos arrogantes, lacradores de internet, que sempre endeusaram Trump, como Felipe Moura Brasil, Rodrigo Constantino, Kim Kataguiri, Joel Pinheiro, Adrilles, Kuster, Paula Marisa, Arthur do Val, Allan dos Santos; e outros, não tão jovens assim, como Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo etc. O conservador REAL é mal, ganancioso, corrupto, desumano e incompetente.

  11. Estatística Macabra: Em 2018 Tivemos no Brasil : - 1.279.948 óbitos de acordo com IBGE parte desse total: - 51.558 - de assassinatos (G1/NEV-USP/FBSP) - 38.281 - de acidentes de trânsito (DPVAT); - 383.916 - de doenças cardiovasculares (SBC); - 80.496 - Influenza - Gripe/Pneumonia (svs.aids.gov.br). Nem por isso a população fica em casa, cuida mais da saúde etc... o COVID19 é mais um problema e paralisar a economia talvez irá agravar a todos eles. Fato é que temos que buscar o equilíbrio.

    1. Isso é óbvio, mas tem que começar a trabalhar e rápido!

  12. Os Governos Estaduais e Municipais devem abrir frentes de trabalho àqueles que desejarem trabalhar até passar à peste: certamente haverá muito que fazer especialmente nos setores de Infraestrutura é sabido que esse Vírus abate os mais debilitados e a fome, poderá ser vetor causal da matança, pois enfraquecera milhões de brasileiros. Melhor morrer trabalhando e útil que desnutridos e encarcerados. As Elite sempre estarão protegidas com o suor de nossos rostos.

    1. Exato Nelson, muita coisa precisava estar sendo organizada. Mas temos uma elite corrupta, egoista, incompetente e desumana.

  13. A China conseguiu isolar apenas uma área, de modo que o vírus não se espalhou e o país todo não deixou de funcionar. Issó não é curioso? Parece que se sabia de antemão. Muito macabro.

    1. China escondeu muita informaçao. Pode ter certeza q morreu muito mais la

  14. A quarentena atual é suicida. Estamos empurrando o problema para o Inverno. Como não há vacina, a imunidade só pode ser alcançada pela infecção. Trata-se, pois, de gerenciar o processo de infecção da população, para que os casos mais graves não superem a capacidade hospitalar. Assim, quarentena localizada e curta, quando necessário frear o ritmo em determinada cidade. Naturalmente, quarentena sine die para os grupos de risco e temporária para os infectados identificados.

    1. Sim, mas com o sistema atual de resultado de exame de covid durante 15 dias fica o inviavel. Governo dormiu no ponto, tivemos tempo suficiente para nos prepararmos mas Bolsonaro encasquetou q é só uma gripinha né.

  15. Ninguém fala nada da responsabilidade da China na quebradeira e mortes dos países ocidentais, afinal o vírus é chinês e provocou uma guerra biológica sem precedentes. Aí fica mais fácil se instalarem em todo o mundo Sem um único tiro!!!!! Vamos deixar????

    1. É imperativo um tribunal nos moldes de Nuremberg, após a passagem da Peste Chinesa. O PC Chinês não pode sair disso impune.

    1. Realmente o editorial está criticando o governo e não fazendo isso de forma construtiva. isso fez eu cancelar minha assinatura. Triste pq tanto Minard e FMB eram referência de bom senso e conectado com a realidade. Agora só resta Agusto Nunes e José Maria Trindade..

    1. Revista Oeste chegou. A Crusoé é o Aécio Neves antes da gravação do Joesley. Simples assim.

  16. A Crusoé está ficando uma merda! Depois que deram cartaz para o discurso de gabinete do ódio, estão em franca decadência? Será que alguém do grupo queria ter recebido algo do Governo e está se vingando por não ter recebido? Será que alguém tem interesse na queda de Bolsonaro ou na eleição de alguém do Centrão em 2022? Por que Ana Paula não escreve mais para a Revista? Será por ser a única direitista? Estou de saco cheio! Muito melhor baixar o aplicativo do Conexão Política?

    1. Pô cara. Tá com a síndrome da rejeição transitória? E o que é que a gente tem a ver com seu "chilique"? Cai fora e não vem com a manha de fazer propaganda subliminar de um site fajuto. Falou? apscosta/df

  17. Crusoé dançando no fio da navalha para se manter na isentolândia. Taleb, mas mais genial que seja, falhou na matéria publicada no Jornal inglês ultraesquerdista. Pessoas, muitas pessoas, vão morrer pelo prejuízo econômico. Suicídio, depressão, divórcios, educação falha dos filhos, deterioração do Estado por perda de arrecadação e aumento de gastos gerando piora da saúde, educação, saneamento básico, etc.

    1. Pelo jeito você sempre teve uma preocupação enorme com a saúde, meus parabéns poucas pessoas vislumbraram essa enorme deficiência no País. Mas Rafael continue assim, sem hipocrisia preocupado com a população carente e não com o grande empresariado.

  18. Também deveriam beste momento fazer uso da aviação civil para transportar comida, remédios e aparelhos médicos de um lugar a outro do Brasil Seria uma forna de manter as companhias aéreas trabalhando. recebendo dinheiro do governo, resguardando os caminhoneiros para viajar menores distâncias e garantindo que tifos os estados recebam com maior rapidez comida e remédios.

  19. Concordo que é sine qua non priver muito maior número de testes, fazer um plano com sistemas de horários diferentes para trabalhar em uma mesma empresa, de modo a facilitar o distanciamento físico entre um e outro empregado da empresa, permitir que aqueles empregos administrativos que podem ser feitos de casa, devem continuar sendo feitos de casa, colocar policiamento para controlar o número de passageiros no metro de São Paulo e Rio e só depois permitir que alguns trabalhadores voltem a ativa.

    1. Kkk. Eles vivem em outro mundo. Tem de relevar né, tipo café com leite sabe?

  20. Quem financia esse Imperial College? A China não está por trás desses estudos que guiam as políticas públicas?? Com a intenção de destruir as economias ocidentais, suas concorrentes? Por que na Rússia os casos são tão poucos? São vizinhos da China e com temperaturas baixíssimas ness época, auge do inverno (dezembro) ??? É tudo muito cabuloso Não deu para engolir ainda e não sei se dará algum dia

  21. Na China morrem em média umas 14.000 pessoas por dia. Nos últimos quatro meses, desde o início da epidemia, apenas duas em cada mil mortes tiveram diagnóstico de Covid-19 - uma parte destas por outras causas. Na Itália apenas 12% das mortes registradas por Covid-19 têm relação direta por esta doença.

    1. Então faz o seguinte, quando um ente querido seu ficar doente, não faça nada, deixe ele morrer, depois não chore ou sofra. Afinal de contas, morre gente todo dia.

  22. Uma coisa é morrer *_por_* Covid-19, outra é morrer *_com_* Covid-19. Na China até hoje houve 3.298 mortes por Covid-19 oficialmente registradas, ou seja 0,000234%, da população, ou pouco mais de duas em cada 1 milhão de pessoas - menos do que a gripe comum de todos anos.

  23. Para entender o sucesso da Coreia do Sul no combate à pandemia, busquem no YouTube, “Asian Boss”, e verão uma entrevista com a maior autoridade sobre o assunto do país. Para quem não sabe inglês, destaco os seguintes fatores: experiência com epidemias anteriores, como Sars, Mers etc.; hábitos de higiene e uso de máscara; testes em massa, 338.000 até agora. Vocês vão perceber que esse negócio de isolamento vertical não é tão fácil assim. Quem defende essa saída para o Brasil, não sabe o que diz.

    1. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/secao/reportagem/ate-quando-aguentaremos/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

    2. Antes um doido como presidente, que uns normais que não fizeram porra nenhuma a não ser roubar o país. Não fizerem nenhuma reforma estrutural para nos amparar financeiramente agora para combater essa situação dramática... é muito mi mi mi. Enquanto isso Luladrão, Dilmanta e a corja todinha estão aí isolados e desfrutando do bom e do melhor.

    3. Meu Deus eu me pergunto sempre cadê o Bozo ? Eu votei nesse cidadão mas não me arrependo pq não quiz votar em um aloprado Hadad . Mas o Bozo nem tem amor a pátria e um maluco de verdade um doido sem noção.

  24. O Imperial College admitiu ontem erro grosseiro em seu cálculo inicial ! No Reino Unido por exemplo , ao invés de 500 mil mortes pelo Corona Vírus , seriam 25 mil! Notícia detalhada no site The Daily Wire!

    1. Obrigada Frederico por responder minha pergunta. Era exatamente essa a minha questão. Essa Imperial College , além do erro grosseiro( coisa difícil de engolir), ainda deve ter como patrocinador anônimo a China Aí fica tudo explicado, visto que é em cima desses estudos que as políticas públicas são definidas

    2. Contanto que nesses 25 mil não tenha nenhum ente querido meu, tudo bem. Podem morrer. Certo?

  25. Excelente matéria. Um problema Global, Local e complexo no sentido do termo compreendido pelo sociólogo francês Edgar Morin. Não há uma solução. Há uma infinidade de variáveis precisam ser ponderadas. Ninguém se arrisca a dar uma solução, no entanto, se temos um fenômeno complexo é preciso que haja diálogo entre as diferentes perspectivas de análise que no limite da contradição, tem elas suas verdades e precariedades explicativas. O Caminho é o do Equilíbrio entre a Saúde e Sobrevivência

  26. Estas pessoas têm filhos, pais e avós idosos, pessoas doentes nas famílias, mas continuam se arriscando e o pior, arriscando suas famílias. Por que eles devem se arriscar e outros não? Quem deve escolher qual é a vida mais preciosa? Quem deve escolher os que devem ficar protegidos e os que devem se arriscar? A imprensa deve escolher? O presidente deve escolher? Os governadores, políticos ou juízes devem escolher? Será que por alguém adotar determinada profissão ele deve se arriscar? Por quê?

  27. Esta situação que o mundo está passando é realmente muito complicada, e, para mim, sem resposta sobre o que fazer. Alguns, diante do vírus, acham que todos devem ficar em casa, já, outros, entendem que se deve liberar todas as atividades. Mas, a questão principal é que todos se esquecem dos que continuam trabalhando: médicos, enfermeiras, as pessoas que recolhem nosso lixo, os produtores rurais, caminhoneiros, empregados de fábricas, caixas de supermercado e vários outros.

  28. Parando para refletir: - Somente a China sairá ilesa com essa pandemia? Ou algum outro país aliado também será beneficiado?

  29. Estou começando a achar que ninguém sabe de nada. As pesquisas científicas são todas contraditórias. Agora uma coisa é certa, se perguntar a uma pessoa da área de saúde, claro, ele vai defender o isolamento. Mas quero ver quando o Corona vírus se debater com o barriga vazia.

  30. Uma pergunta que não quer calar: por que a China ao invés de divulgar vídeos de obras faraônicas para exibir seu desenvolvimento ao mundo, não divulga vídeos de combate ao comércio de animais vivos e exóticos nas diversas feiras no seu país, que são os causadores das últimas duas pandemias e milhares de mortes no mundo?

  31. Duda, você expõe e explica tudo muito bem. Artigo longo, bom para reler e entender vários trechos. Parabéns, continuo tua fã.

  32. Não tenho dados... apenas o desconfiômetro. Não acredito em praticamente nada que venha da China. De automóveis até informações. Falsificam tudo e não iriam omitir dados? Nada contra pessoas chinesas, mas tudo contra regimes comunistas e totaliários.

    1. Concordo com você. Não é a população chinesa, mas seus governantes e esse regime fechado, sem nenhuma transparência. E a imprensa silenciosa em relação a isso, com receio da xenofobia.

  33. O interessante nisso tudo é que, os que vivem as suas próprias custas, trabalham por conta, micro, pequenos e grandes empresários, etc. Querem que o país não pare. Os sanguessugas esquerdistas e muitos de direita que vivem do dinheiro público, "defendem as vidas humanas", não enxergam a tragédia que está sendo criada. Não quero ver a hora em que não haverá recursos para pagá-los sem trabalhar.

    1. Existe um tênue linha entre trabalhar ou ficar em casa. Neste ínterim, sem impostos, corre-se o grande risco de não ter dinheiro para manter a hiper-super-giga folha de pagamento de estado brasileiro. Como ficará, além do trabalhador de empresas privadas, a falta de salário do funcionário público? Lembra-me a Rússia/União Soviética, que para derrotar Napoleão e Hitler utilizou a tática de terra arrasada...

  34. Muito sensata a matéria! Esforços devem ser carreados tanto da parte do Estado quanto do cidadão para que consigamos sair dessa sinuca de bico. É lógico que não vamos ter a mesma desenvoltura econômica das grandes potências, aí que entra o poder de criatividade de todos os setores. O bom de tudo isso é que - ao final de tudo isso - teremos aprendido uma grande lição principalmente no sentido de alijarmos a corrupção e o descaramento da nossa política! A conferir!

  35. A taxa de mortalidade no Brasil é de 0,6% a.a., o seja, normalmente morrem 1.267.852 habitantes/ano ou 3.473,6 hab./dia. Estão morrendo 15/dia de Coronavírus e outras causas não identificadas, e Doria e outros histéricos do poder público estão se desesperando, asfixiando a economia.

    1. Quem entra em conversa e tem medo de se identificar, ou melhor, se identifica como "palhaço" não tem nenhum credibilidade, porque não passa de um palhaço mesmo.

    2. Ricardo, nao sou esquerda, mas nao defendo essa pseudo direita debiloide q é uma copia perfeita da esquerda mortadela. Meus argumentos foram solidos, como vc nao tem capacidade para contra argumentar vem com esse mimimi de retardado. Vá comer capim e deixe a gente em paz!

    3. lidar com esquerdopata é difícil, como não podem ser questionados e lhes faltam argumentos, apelam com agressividade e xingamentos. Liga não, amigo, a fúria é porque acabou a bocarra.

    4. Amigo Asno, o baixo contagio se deve exatamente pelo isolamento imposto, mas haverá um momento que essa taxa vai aumentar de forma assustadora, o resto do mundo prova isso. O que vc chama de "histeria" eu chamo de "isolamento antecipado", o governo do Estado antecipou o isolamento para ter tempo de preparar os orgaos de saude para atender a alta demanda de cidadaos procurando os hospitais por causa do covid. Se informe melhor, nao perca tempo com blog bolsonaristas e live do presidente...

  36. Morreram dois maestros em São Paulo que deram concertos no Teatro Municipal de São Paulo (LOCAL FECHADÍSSIMO), em 13 e 14 de março, quando os oposicionistas gritavam e esbravejavam contras manifestações, EM LOCAIS ABERTOS, a favor do presidente. NOJENTOS. Não estão nem aí para os vírus e mortes, só querem o quanto pior melhor. PÁTRIA AMADA BRASIL.

    1. Jose (gadelha) você não engana mais ninguém com seus vários apelidos. Por que não vão você e sua mãe tomar onde a galinha toma ?

    2. Vc é um retardado ideologico q nao entendeu ainda q o momento é de uniao das pessoas em prol da soluçao de.um problema. Continua martelando na tecla retardada da ideologia como se fosse o outro lado o culpado. Na questao politica esta claro q Dorianas e Palhaços Bozos tem suas parcelas de culpa nessa crise, mas nao adianta ficar agora fazendo defesa idiota de qualquer um dos lados.

  37. A omissao e negligencia inicial contribuem para o nosso dilema atual. Enquanto o mundo via um escalada no contagio, no Brasil nossos governantes estavam preocupados em reunir o povo nas ruas, uns para alimentar o comercio e o turismo por meio do Samba e outro querende levar uma multidao as ruas para lhe defender de seus desafetos. Irresponsaveis todos, Doria, Witzel, Bolsonaro e muitos outros. O povo pagará caro por essa negligencia. Pior é ver nosso presidente insistindo no erro.

    1. Me parece muito com os artigos da Folha, infelizmente.

  38. Outra sugestão! Proponha aos gestores anteciparem as férias prêmio dos servidores públicos para não gerar custos já que a maioria nem tem mesmo oportunidade de goza-las!

  39. Sugestão! Vocês podem usar como indexador dos custos de propaganda político eleitoral seja do Bolsonaro ou do Dória o preço de um respirador! A veja e a Isto é dessa semana tem propagandas de duas páginas da campanha do Dória fora as outras tantas de divulgação das ações espetaculares! Esses hospitais improvisados custam quantos respiradores que poderiam ser instalados nas AMA’s de SP onde morreu algumas das vítimas da Covid19?

  40. Concordo mas dos pequenos aos grandes donos de negócios neste país a ideia de continuarem fechados não é né De longe unanimidade, aí contra, querem voltar a abrir seus negócios. E seja lá o que nos reserva ....

    1. Mas a intençao nunca foi parar o virus, mas sim retardar o maximo possivel esse processo de contagio para que os doentes possam ser devidamente tratados em hospitais quando necessario. É para evitar um colpso em nosso sistema de saude.

  41. O entendimento do que disse o autor Nassim Taleb ficou prejudicado. O oração final do último parágrafo sugere que o autor defende o bloqueio das atividades (econômicas?), o que contradiz a afirmação de que "deixar um segmento da população morrer belo bem da economia é uma dicotomia falsa".

    1. Perfeito O problema desse raciocínio é desconsiderar as mortes decorrentes do colapso econômico decorrente que se avizinha

  42. Essa pandemia veio a calhar para enuviar nossas esperanças de reerguimento e melhorias para nossa Patria! z Deus nos proteja ampare e abençoe. Deus é Maior!

    1. Eu vejo o contrario, a dor e o sofrimento serão o estopim da grande mudança, nao essa falsa mudança q se avisinhava, mas uma verdadeira mudança (revoluçao) capaz de alterar todo o nosso sistema politico. O unico heroi e salvador da patria é o proprio povo se unindo...

  43. Como assinante desta revista desde sua estréia e assinante de Antagonistas+, como fã de vcs, sinto-me no direito se pedir uma coisa: por favor, abram esta matéria para todos os leitores de vcs em todas as redes sociais. Permitam o compartilhamento. Pelo alor de Deus . Óbvio que fanáticos continuarão a criticar, mas muitas pessoas necessitam ler List. Por favor. Sou assinante e não me sentirei, em absoluto, lesada por abrirem tal matéria. Pelo contrário , sentirei orgulho de vcs!

    1. Muito bem colocando! Estamos em tempos de FakeNews assolando os celulares e aTVs. E mesmo meus amigos mais críticos estão por vezes acreditando nessas manipulações de opinião, aumentando caos e pânico. A sociedade está sedenta de Boa Informação. ABRAM ACESSO LIVRE, mesmo que parcial, AS PUBLICAÇÕES COMO ESSA QUE PODEM NORTEAR AS PESSOAS!

    1. Também não confio no Guardian. Mas a matéria foi escrita pelo Nassim que é uma pessoa com uma visão apurada do mundo e, até onde sei, sem viés político.

  44. Não aguentarão. Vamos todos dar as mãos com o saco de comida na mesa para dividir entre os irmãos dos outros estados. SP é que vai surpreender o Brasil. Força ao pulmão do Brasil!

  45. Não se sabe o que vem pela frente, futuro muito incerto. A prevenção ainda é o melhor remédio. Teste pra todos no Brasil, sem chance. Isolamento total do grupo de risco e seguir a passos lentos pra não travar tudo. Deus tenha misericórdia.

  46. Excelente e explicativa a reportagem de Duda Teixeira, fazendo um aparato critico e geral da situação atual no mundo dessa pandemia e as decisões equivocadas de alguns governos.

  47. Que jamais ninguém se esqueça de que bilhões de reais foram mal administrados e desviados do governo da esquerda. Milhões de reais deixaram de ser investidos na saúde pública. JAMAIS SE ESQUEÇAM DISSO! Não há caminho fácil.

    1. O governo atual ia diminuir o repasse para a saude tmbm, logico q foi antes do Covid bater na nossa porta. Os governos anteriores foram muito omissos e negligentes com a nossa saude. Mas em paralelo podemos dizer tmbm que nosso mandatário atual foi deveras omisso e irresponsavel tmbm com o começo de pandemia no mundo e consequentemente no Brasil. Nao se preocupou com o potencial destrutivo do covid por alimentar ignorantemente a ideia de q era apenas uma gripinha. Era não, ele ainda acha isso...

  48. Se Aladim ressurgisse de sua lâmpada na minha frente, pediria a ele que reunisse numa grande mesa os presidentes das instituições deste país - PR, STF, Câmara, Senado -, ministros, governadores e prefeitos, para estudarem esse artigo e as fontes consultadas pelo autor. Deveriam então refletir em conjunto sobre tudo, de maneira desapaixonada, inteligente, sensata. O foco? Buscar soluções para impedir o avanço da doença sem destruir a economia brasileira. E aí, Aladim, vai encarar?

    1. Eu modificaria o final da história: uma vez reunidos os líderes, pediria a Aladim que os transportassem para uma ilha deserta no Pacífico Sul para nunca mais serem encontrados.

  49. Precisamos seguir as recomendações médicas, para evitar um mal maior. Mas ao mesmo tempo, já que todos sofrerão com a retração da economia, pressionar a corja ( câmara, senado, STF,Stj, magistrados em geral) a diminuírem drasticamente seus vencimentos e acabar com as mordomias(penduricalhos) , e exigir uma reforma ampla da economia. Só assim poderemos nos recuperar desta catástrofe mais rapidamente, para não levar 20 anos lutando para “sobreviver”.

  50. Ola!!! Então nossos governantes estão no dilema que os médicos fazem diuturnamente tomar decusao em quem morre e quem vive ! Tive um AVC a 9 anos, estava na UTI e escutava a passagem de uma equipe a outra. Tinha uma sigla SPP, falavam entre eles. Quando sai do hospital totalmente recuperado fui ver descobriria tal SPP. Nada mais era do que SE PARAR PARO!!.,Tudo já tinga sido feito naquele leito/paciente

  51. Como assim? Neil Ferguson baixa a estimativa inicial de mortos de 510 mil no UK e 2,2 milhões nos EUA para menos de 20 mil no UK e, segundo o jornalista, isso pouco importa? Ferguson estimava o lockdown em 18 meses. Agora são 2 ou 3 semanas. Para um comentário sobre o mudança de Ferguson, é bom dar uma olhada em https://threadreaderapp.com/thread/1243133211011690499.html.

  52. Para piorar, neste momento tão difícil, não temos um líder no comando do Brasil. Estamos na mão de um tosco inútil. Deus nos ajude!

  53. A falsidade verdadeira está em se introduzir uma visão puramente ideológica, criando um hipotético conflito radical diante das incertezas da atual pandemia: salve-se primeiro as pessoas (falso discurso humanitário) e depois culpe-se a insensível economia capitalista debilitada por sua incapacidade de evitar a fome, a miséria e mortes em escala muito maior que a preexistente.

  54. Que entidade é essa que se convencionou denominar economia? Será ela produto de seres alienígenas? Ou será que ela representa o conjunto de ações de seres humanos e se manifesta, ainda que de forma imperfeita e desigual, gerando bens e serviços por e para seres humanos? Qual governante do mundo democrático deixará , por decisão pessoal, um segmento da população (qual?) morrer pelo bem dessa economia (alienígena?)?

  55. Deveríamos mudar a forma de cáculo de letalidade do Covid 19.Uma vez que não estamos fazendo testes em toda a população não deveríamos dividir o número de mortos palo número de infectados. Deveríamos calcular o número de mortos dividido número de pessoas da população (cidade,estado,região e país).Poderia também dividir por semana de epidemia e comparar com outros países. Espero que um epidemiologista ou pelo menos um estatístico “neutro” agarre essa idéia

    1. Concordo. Fiz a conta ontem do total de infectados com a população mundial, o factor foi 0,00004 e alguma coisa. Outra informação que deveria ser dada é a média de morte diária que existia antes do Covid19, para acalmar um pouco a população.

  56. Crusoé voltando as raízes ... milagre ..voltaram ao eixo .. até que enfim uma matéria parcial.. fazia tempo que não lia alguma lá coisa boa aqui... vamos aguardar pra ver se não é só pq estão apanhando do Bolsonaro de goleada todos esses demogogos e oportunistas mais uma vez pegando carona no pronunciamento do bolsonaro

    1. Q chato. Saia logo e não nos incomode. Ninguém está preocupado se você gosta ou não desta revista. Se toca!

  57. Quatro são os cavaleiros do apocalipse: a peste, a guerra, a fome e a morte. Um deles, a morte, é inerente ao ser vivo, a peste (covid-19) e a fome (quebra da economia) já estão instalados. Não há como evitá-los e sim como conviver com eles. Isso talvez nos obrigue não a "deixar um segmento da população morrer", mas sim aceitar que isso irá acontecer e ao mesmo tempo lutar com lucidez e razão que menos indivíduos sofram, inclusive pelo luto. Não é uma tarefa simples, mas só resta enfrentar.

  58. Quanto a deixar morrer, no Brasil já e praticado pelos políticos a muitos anos. Não é novidade que se rouba dinheiro de remédio pra câncer em criança. Verbas pra alimentação infantil em creches. Se gasta milhões em show pra inauguração de hospital que não tem soro. caso do Gomes no Ceara. e por ai vai. Com certeza os políticos estão vendo uma forma de levarem grande vantagem com essa dinheirama toda que vai ser disponibilizada.

    1. Com certeza! E também tem a Gleisi e o ex marido, que roubavam de aposentados, que em sua maioria usam o dinheiro com remédios...

  59. Excelente sínteses. Não sabia desse estudo de Oxford. Li, como leigo, o estudo do fim do mundo do Imperial College. Não sou entendido em estatísticas mas ele traça previsões catastróficas em cenários de "supressão" (ou isolamento horizontal draconiano) e de "mitigação" (do qual faz parte o isolamento vertical), sem considerar que o número de leitos hospitalares, UTI´s, etc. , numa resposta rápida dos governos pudesse aumentar, como tem sido feito no Brasil, nos EUA, etc.

    1. Eles querem é ter pano de fundo pra cancelar a cagada do Brexit...

  60. 🇧🇷 Sou a favor de um salário mínimo a cada família carente e a autônomos, e a volta ao trabalho seria um choque de bilhões na economia revertendo a tendência de depressão. 🇧🇷

  61. Continuo chocado com a omissão de Crusoé/Antagonista em relação ao que acontece nos EUA, em especial, com relação ao comportamento de Donald Trump, republicanos e mídia direitista (FoxNews). Para o analista atento, ou honesto, está patente a influência de Trump sobre Bolsonaro. Quem sempre elogiou e citou Trump como exemplo a ser seguido, tem a obrigação moral de expor as falhas grotescas de sua administração, sem falar no mau-caratismo de seus aliado que, a cada dia, causam a morte de milhares.

    1. 🇧🇷 Todos nós estamos na mão de DEUS na vida e na morte. 🇧🇷 Agora não tem mais ninguém debochando da imagem de nosso Senhor Jesus Cristo? Não tem ninguém profanando a CRUZ SAGRADA? Façam mais não acreditam em castigo coletivo?

  62. a CHINA, que fabricou o virus em laboratorio vai crescer 4% este ano ??? Mais um sinal da intenção dela ao fabricar o virus: destruir a ECONOMIA OCIDENTAL !!! quero VER a resposta do OCIDENTE á CHINA ,boicotando seus produtos e fazendo seus ditadores mergulhar no naufragio economico que caracteriza as ECONOMIAS dos sistemas politicos comunistas, , mesmo sendo sua ECONOMIA claramente Capitalista !!! a CHINA CRETINA precisa pagar o preço !!!

    1. Parece que o Eduardo não suporta ouvir verdades sobre os comunas. A esquerda nunca enxerga seus erros e manobras espúrias

    2. E o porquê e para quê surgiu na China? Para venderem suas quinquilharias de má qualidade? Ou é por outro motivo, por exemplo, o seu excesso de população? ou....

    3. Amélia, a terra é plana e infestada de comunistas. O homem nunca foi à lua. Nunca tome vacinas, pois elas fazem mal à humanidade.

    4. Oswaldo e Rômulo, Trump também escondeu de seu povo, e aí? Estão vendo o resultado?

    5. 🇧🇷 Não interessa se foi criado ou apareceu espontâneamente, certo é que deliberadamente esconderam, censuraram e espelharam a doença em todo mundo. 🇧🇷 O partido comunista chinês ☭ matou milhões de escravos chineses para ocultar a praga da china.

    6. Eduardo, nessa você está enganado, não foi fabricado, mas, foi deliberadamente escondido!! É tão ruim quanto!!

    7. Amélia, guarde sua ignorância para si. Já há estudo comprovando que o vírus não foi fabricado.

  63. Nosso modelo atual tem gde chance de dar errado Nosso sistema de saúde já está falido( ou alguém pensa diferente disso) e o desastre financeiro com custo social pode levar ao caos total. E nossos políticos continuam tentando lutar por grana e poder

  64. Acho totalmente imprudente copiar isolamento de China , Coreia do Sul ,EUA ,Espanha e Itália São potências econômicas. O Brasil é um caso à parte, sócio economicamente totalmente diferente destes. É simplesmente impossível fazer isolamento em uma favela. Quem já foi em uma sabe Precisamos parar de fazer política baixa , adequar isolamento na nossa realidade é retirar grupos de riscos dos bolsões de miséria Sairia mais barato e talvez pudesse dar cero

  65. Muito bom artigo. Mas sem novidades. Seguir a China, impossível, on números são totalmente manipulados. Rússia também tem números incertos. Singapura, Coreia do Sul e Japão, cabem dentro de Minas Gerais. Os EUA estão na nossa mesma toada. Fizemos isolamento e já tem demissão tão incontável como morte na China. Tá na hora de abrir o caixa do BNDS, dos bancos estatais, do Congresso, e comprar kits para detecção do vírus ( nada de kits chineses), testar a população em massa, e Plano Econômico.

    1. Concordo plenamente! Ja adiantaria muito se as autoridades (e população), com apoio das mídias, deixassem de politizar o tema e trabalhassem de forma profissional para encontrar o ponto de equilibrio entre Saúde e economía.

    2. Correto. Testar, testar e testar. Assim teremos a noção correta do efeito do isolamento social, quando interrompê-lo , quando fazer o isolamento vertical e se fazê-lo ...

  66. 🇧🇷 Eu tenho 61 anos nunca fumei e tenho boa saúde já retornei ao trabalho, quarta feira tem contas muitas para pagar, semana que vem serão milhares de demissões depois milhões tudo na conta do irresponsável do Dória e Witzel vagabundos e parasitas políticos de galinheiro até a organização criminosa e terrorista PT já indica a quarentena vertical. 🇧🇷

  67. Muito bom, Duda. Agradeço sua sempre útil e fértil produção. Mas faltou bordoadas na OMS - Organização Mundial da Saúde - e China. A complacência da OMS e o descaso reiterado da China com a total falta d higiene d seus mercados tornaram um problema local em global.

    1. 🇧🇷 Perfeito Silas, OMS virou uma entidade política há muito se vendeu aos interesses do partido comunista chinês ☭ dono da China e dos seres humanos que lá habitam. 🇧🇷 Quarentena igual a desabastecimento, desemprego, fome, violência e o caos.

  68. Ao invés de teorias e contas macabras vamos as ações rápidas e eficazes: 1- dinheiro fruto de roubo de corrupção e bens de corruptos - confisco judicial e destino para saúde e auxílio dos necessitados 2- infraestrutura liberada para escoamento da produção - monitoramento contínuo através da testagem 3- escolas devem voltar a funcionar 4- comércio liberado nas regiões não atingidas (obs fluxo de pessoas restrito) 5- reativar indústrias para produção de medicamentos e químicos para combate e

  69. Até quando aguentaremos tanta baboseira histérica sobre essa gripe? Até quando toleraremos ser submetidos a restrições contrárias ao texto constitucional do direito de ir e vir apenas para que políticos e ministros sejam blindados de manifestações e gozem da placidez de seus gabinetes refrigerados pouco se lixando para a sorte do povo, coniventes que estão sendo com os coveiros do Brasil?

    1. 🇧🇷 Chegamos a um estado de coisas em que os bandidos foram soltos na rua e o cidadão proibido de trabalhar e preso em casa. 🇧🇷 Dória é Witzel serão respobilizados pelo caos que virá. 🇧🇷 Os dois promoveram o carnaval 🎭 mesmo sabendo que o vírus já circulava agora impedem os cidadãos de trabalhar. Vírus só não ataca folião é isso Dória?

  70. xadrez é um jogo de estratégia. Quem ficar lúcido e analisar todo o tabuleiro ganha. Conclusão, concordo que o equilíbrio é a solução, contingência vertical mostra-se como a solução mais próxima da realidade

    1. Temos as autoridades constituídas ( competentes ou não) dispostas a nos orientar ( somos uma democracia ) mas, as decisões finais sempre serão nossas. Surge a pandemia e somos jogados de lá pra cá e de cá pra lá, hj não temos o direito em decidir se trabalhamos ou não, obrigam-nos a nos isolar e não nos tratam com dignidade. Os q estão na batalha tbm estão desprotegidos, se deslocam e se misturam aos infectados sem apoio logístico e social. Rever nossas atitudes de cidadão.

  71. Quando a água sobe, a gente dá o máximo. Por que não fazermos sempre tudo o que importante? Por que vivermos resolvendo emergências? O cão não ‘caga’ na própria casa!!

  72. Queria saber onde estavam todos do estes políticos que só pensam na vida da população nós últimos 30 anos , onde o dinheiro da saúde sumia no embrólio burocrático, onde bilhões eram roubados , onde estavam eles quando a merenda escolar era substituída por alimentos com prazo de validade vencido e as vezes roubavam tudo. A teoria do presidente é lógica dentro de muitos dos melhores professores das melhores universidades do Brasil e do mundo. A imprensa sesta com o centrão.

  73. Boa matéria, em meio a bobagens e textos indigentes de boa parte da mídia brasileira. Parabéns a Duda Teixeira. Sugiro acrescentar mais dados dos estudos epidemiológicos avaliando estratégias de contenção dita vertical.

Mais notícias
Assine
TOPO