A volta dos cubanos
O governo vai anunciar em breve a recontratação dos doutores do Mais Médicos que se recusaram a voltar para Havana após o fim do programa brasileiro
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Mais de 1,8 mil médicos cubanos proibidos de atender a população preparam o jaleco e o estetoscópio para voltar à ativa no Brasil. Criticados pelo presidente Jair Bolsonaro, que na campanha prometeu expulsá-los do país com a exigência de revalidação de diplomas, os profissionais serão reconvocados para atuar nos rincões do país -- a preferência será para os locais de alta vulnerabilidade ou de difícil acesso. Um edital de chamamento destinado exclusivamente aos cubanos será publicado até o fim do mês pelo Ministério da Saúde. Ainda não há definição de quantas vagas serão abertas, mas a expectativa é a de que a convocação alcance boa parte dos médicos da terra de Fidel que ficaram no Brasil. Eles poderão voltar a clinicar, sem a exigência de revalidar seus diplomas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Mauro
2020-03-24 13:03:30Será retrocesso lamentável, a menos que validem seus diplomas. Os que validarem, merecerão nosso respeito e admiração.
Uira
2020-03-12 01:11:31Quanto MAIOR a CAPACIDADE do MINISTÉRIO DA SAÚDE em RECONHECER e TRANSMITIR as CARÊNCIAS e GARGALOS que existem na OFERTA DE SERVIÇOS DE SAÚDE, teoricamente MAIS ATRATIVO se tornaria um SEGMENTO para as FORÇAS DE MERCADO, pois as OPORTUNIDADES ficam MAIS CLARAS e IDENTIFICÁVEIS, o que FACILITA a ELABORAÇÃO DE SOLUÇÕES ADEQUADAS e FINANCEIRAMENTE VIÁVEIS.
Uira
2020-03-12 01:02:06Quebrando-se a CADEIA e valendo-se da LOGÍSTICA, fica MAIS FÁCIL criar-se SEGMENTAÇÕES DE MERCADOS e atrair PROVEDORES DE SERVIÇOS NOVOS ou já ESTABELECIDOS para que assim se possa AUMENTAR a ABRANGÊNCIA e CAPACIDADE da REDE DE SAÚDE, além da EFICIÊNCIA. Onde há CARÊNCIAS, há OPORTUNIDADES e é destas que o MERCADO se ALIMENTA. ACOPLAR as CARÊNCIAS do SETOR PÚBLICO com as FORÇAS DE MERCADO poderia trazer INOVAÇÃO e GANHOS DE EFICIÊNCIA para a GESTÃO DA SAÚDE.
Uira
2020-03-12 00:49:14Inclusive, um PROGRAMA AMPLO e ABRANGENTE poderia CRIAR as CONDIÇÕES DE MERCADO para que EMPRESAS, preferencialmente em CONJUNTO com o MINISTÉRIO DA SAÚDE, desenvolvam EQUIPAMENTOS para se ELEVAR O ALCANCE e A POTÊNCIA da MEDICINA PREVENTIVA. Outro PONTO é tb se DESENVOLVER uma REDE LOGÍSTICA que ATENDA REGIÕES REMOTAS. Mesmo que em uma CIDADE PEQUENA não haja um LABORATÓRIO, isto NÃO IMPLICA que não se possa DISPONIBILIZAR EXAMES DE SANGUE e outros serviços.
Uira
2020-03-12 00:45:41O ACESSO À INTERNET não precisaria ser em TEMPO REAL, bastando que haja PONTOS DE ACESSO onde os MÉDICOS possam se CONECTAR com um BASE DE DADOS MÓVEL que pudesse TRANSMITIR as INFORMAÇÕES sobre os PACIENTES. Hj um CELULAR já é um COMPUTADOR, pq EQUIPAMENTOS PORTÁTEIS não poderiam ser CRIADOS e DESENVOLVIDOS para se OFERECER DIFERENTES NÍVEIS DE ESCALA? Parece haver uma CARÊNCIA em relação à MEDICINA PREVENTIVA que pode ser SUPRIDA futuramente via MERCADO e FABRICANTES DE EQUIPAMENTOS.
Uira
2020-03-12 00:40:54Hj TESTES GENÉTICOS já podem determinar MUTAÇÕES GENÉTICAS que AUMENTAM as CHANCES de DETERMINADAS DOENÇAS. Uma MEDICINA PREVENTIVA poderia ser DESENVOLVIDA para que CADA INDIVÍDUO tenha um ACOMPANHAMENTO de acordo com suas CARACTERÍSTICAS e NECESSIDADES. Em um FUTURO PRÓXIMO não é IMPOSSÍVEL que sejam CRIADOS EQUIPAMENTOS de TAMANHO REDUZIDO e que permitam uma MEDICINA PREVENTIVA MAIS TECNOLÓGICA e EFICIENTE mesmo em REGIÕES REMOTAS, bastando o ACESSO À ENERGIA.
Uira
2020-03-12 00:35:34A SITUAÇÃO ANTERIOR que existia no GOVERNO DO PT é que NÃO PODIA SER ACEITA, usar RECURSOS PÚBLICOS para FINANCIAR uma DITADURA ESTRANGEIRA, em alguns casos até em DETRIMENTO de PROFISSIONAIS BRASILEIROS, já que nem todas as REGIÕES ATENDIDAS pelo MAIS MÉDICOS eram exatamente REMOTAS e certamente teriam PROFISSIONAIS BRASILEIROS DISPOSTOS a trabalhar lá. Não é difícil IMAGINAR um FUTURO onde CADA INDIVÍDUO terá uma NUTRIÇÃO e ACOMPANHAMENTO MÉDICO específicos só para ele.
Uira
2020-03-12 00:27:17Se fosse possível TRANSMITIR a EXPERIÊNCIA e EXPERTISE para os MÉDICOS BRASILEIROS, o país poderia se VALER destas para DIMINUIR a LACUNA entre as REGIÕES MAIS POBRES e as MAIS RICAS. Além da EXPERIÊNCIA e EXPERTISE, com certeza os CUBANOS devem ter uma GANA MAIOR e uma RESISTÊNCIA BEM MENOR em irem para REGIÕES MENOS DESENVOLVIDAS do que os MÉDICOS BRASILEIROS, sobretudo aqueles que cresceram em GRANDES CENTROS URBANOS e não estão ACOSTUMADOS com PRECARIEDADE.
Uira
2020-03-12 00:22:10Não faz qq SENTIDO MONTAR um HOSPITAL MODERNO em um CIDADEZINHA PEQUENA do INTERIOR de qq país, mas isto não quer dizer que os MORADORES dela não podem ter ACESSO À SAÚDE DE QUALIDADE. Para isto não é preciso MAIS do que MEDICINA PREVENTIVA e PROFISSIONAIS QUALIFICADOS. Até mesmo, considerando-se a EXPERIÊNCIA DOS MÉDICOS CUBANOS, pois VÁRIOS não só ATUARAM em Cuba, mas em OUTROS PAÍSES com INFRAESTRUTURA PRECÁRIA, a EXPERTISE deles pode ser INESTIMÁVEL.
Uira
2020-03-12 00:16:13Um SISTEMA EFICIENTE e ABRANGENTE de SAÚDE precisa ser CAPAZ de RECONHECER estas DIFERENCIAÇÕES e ter uma ESTRATÉGIA que permita ALTERNATIVAS e SOLUÇÕES que sejam VIÁVEIS ECONOMICAMENTE e se ADAPTEM às REALIDADES de CADA REGIÃO. Cada MUNICÍPIO, estado, FEDERAÇÃO possui NECESSIDADES PRÓPRIAS e ESPECÍFICAS dadas suas CARACTERÍSTICAS e ESTADO ATUAL da REDE DE SAÚDE. Considerando as DIMENSÕES do país e as NECESSIDADES DOS GROTÕES, DEMANDA por MÉDICO é que NÃO DEVE FALTAR.