Pedro Ladeira/Folhapress

A maldição de Toffoli

Os investigadores que tentaram apurar as suspeitas sobre o ministro do STF têm em comum uma triste sina que deve se repetir, agora, com o delegado responsável pela delação de Sérgio Cabral
21.05.21

De forma discreta, o Supremo Tribunal Federal julgará a partir desta sexta-feira, 21, um recurso que pode anular toda a delação premiada de Sérgio Cabral. A ofensiva contra o acordo celebrado pelo ex-governador do Rio de Janeiro com a Polícia Federal e homologado no próprio STF foi deflagrada pela Procuradoria-Geral da República há mais de um ano. Na semana passada, o ministro Edson Fachin, relator do caso, decidiu levar a discussão para o plenário virtual, sistema pelo qual os ministros votam por escrito, sem a realização de uma sessão, longe dos olhos da opinião pública. A decisão de submeter a validade do acordo ao crivo dos demais ministros foi tomada dias após a revelação de que, em um dos capítulos de sua delação, Cabral acusou um deles, José Antônio Dias Toffoli. O desfecho do julgamento ainda é uma incógnita, mas nos bastidores do Supremo não há dúvida de que ao menos a parte relativa a Toffoli será solenemente mandada para o arquivo. Algo, aliás, que é bastante comum sempre que surgem suspeitas envolvendo o ministro. A história é sempre a mesma. Com um detalhe inquietante. Além de não virarem apurações formais – nem que seja para, ao final, feitas as averiguações necessárias, concluir que ele é inocente –, os casos quase sempre se viram contra os investigadores que ousam tentar verificar as acusações contra o ministro.

Dos pedidos feitos pela Lava Jato para investigar a relação de Toffoli com as empreiteiras Odebrecht e OAS à apuração da Receita Federal sobre os vultosos pagamentos recebidos pelo escritório de advocacia de Roberta Rangel, mulher do ministro, as suspeitas envolvendo o ex-presidente do Supremo costumam ser acompanhadas de duras reações, seja para sustar as investigações, seja para punir quem as conduziu. Como mostrou Crusoé na semana passada, Sérgio Cabral acusa Toffoli de ter recebido 4 milhões de reais para dar duas decisões favoráveis a prefeitos cassados, quando foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral, entre 2014 e 2015. O ministro nega. Diz que nunca recebeu valores ilegalmente. Para além de o caso estar fadado ao arquivo, já se espera um contra-ataque aos policiais que trabalharam na delação. Na própria Polícia Federal, entre as equipes que acompanharam de perto as tratativas com Cabral, é dado como certo que haverá algum tipo de retaliação ao delegado Bernardo Guidali, que assinou o ofício enviado em 30 de abril ao STF, pedindo a abertura de um inquérito na corte para apurar as acusações do ex-governador do Rio de Janeiro.

Os prognósticos têm se confirmado. Na semana passada, sob forte pressão interna, Edson Fachin não apenas negou o pedido feito pelo delegado, como proibiu a PF de investigar os relatos feitos por Cabral até que o tribunal decida se a delação é válida. De perfil discreto e técnico, Guidali é daqueles investigadores que não costumam se intimidar diante de poderosos. Em 2019, ele chegou a pedir a prisão temporária da ex-presidente Dilma Rousseff e de outros nomes de peso da política, no curso de um inquérito sobre pagamentos ilícitos de 40 milhões de reais da JBS nas eleições de 2014. O delegado alegava que, soltos, Dilma e os demais envolvidos na trama poderiam interferir na coleta de provas. O pedido foi negado pelo mesmo Fachin, mas Guidali seguiu trabalhando no Serviço de Inquéritos Especiais da PF, o Sinq, grupo especial cuja missão é investigar autoridades com foro privilegiado nos tribunais superiores. Nem mesmo a permanência dele na equipe está assegurada.

Reprodução/IDPReprodução/IDPO delegado Bernardo Guidali Amaral em uma live: expectativa de punição
Assim que o pedido de inquérito sobre Toffoli veio a público, a chamada ala garantista do Supremo começou a disseminar a versão de que a investida do delegado era uma “retaliação” à nomeação do novo diretor-geral da PF, Paulo Maiurino, que assumiu o comando da corporação em abril após intervenção feita pelo presidente Jair Bolsonaro. Próximo de Toffoli, Maiurino foi secretário de Segurança do STF a convite do ministro. Até em razão dessa relação, ele não foi informado previamente por Guidali sobre o pedido de investigação encaminhado a Edson Fachin no fim de abril. O retrospecto dos casos envolvendo Toffoli mostra que a punição costuma ocorrer exatamente no sentido inverso: quem ousa investigar o ministro não fica impune.

O caso mais emblemático envolve os três procuradores do antigo grupo de trabalho da Lava Jato na PGR que solicitaram ao procurador-geral Augusto Aras a abertura de duas investigações para apurar a relação de Toffoli com as empreiteiras Odebrecht e OAS. Como Crusoé mostrou em setembro do ano passado, o trio decidiu colher um novo depoimento de Marcelo Odebrecht após descobrir que, para além do apelido “amigo do amigo de meu pai”, nos arquivos secretos das duas empreiteiras havia outras menções ao ministro. No depoimento, Marcelo explicou em detalhes o esforço da empresa para que Toffoli atendesse aos interesses da companhia em 2007, quando ele era advogado-geral da União do governo do ex-presidente Lula. Em outra frente, a da OAS, os procuradores disseram ter encontrado em uma planilha “robustos indícios” de que a empreiteira bancou uma reforma na casa do ministro, além de registros de encontros de Toffoli com Léo Pinheiro, antigo dono da construtora.

Os procuradores colocaram tudo no papel e encaminharam o material para Augusto Aras pedir autorização a Edson Fachin para investigar as suspeitas. Como Aras não topou levar a história adiante, o trio pediu para deixar o trabalho na PGR. Logo depois eles passaram a enfrentar apuros dentro da própria instituição. Os indícios que os procuradores reuniram foram simplesmente ignorados e a única apuração que avançou no caso foi contra eles próprios: ainda no ano passado, Hebert Mesquita, Luana Vargas e Victor Riccely viraram alvos de uma sindicância que apura o vazamento de informações sigilosas nos procedimentos relacionados a Dias Toffoli.

Reprodução/MPFReprodução/MPFMarcelo Odebrecht fala a dois dos três procuradores que pediram investigação sobre Toffoli: agora eles respondem a processo disciplinar
Após meses de apuração, a corregedoria do MPF concluiu, no início deste ano, que não havia provas do envolvimento dos três procuradores nos vazamentos. Aras não se deu por satisfeito e fez uma manobra para que a apuração prosseguisse, desta vez no Conselho Nacional do Ministério Público, o CNMP, presidido por ele próprio. Aliado do PGR, o corregedor do conselho, Rinaldo Reis, chancelou a manobra. No CNMP, a investigação volta praticamente à estaca zero e se reabrem os caminhos de punição para os procuradores que queriam ver investigadas as suspeitas sobre Toffoli. Além de ter que responder aos processos administrativos, os procuradores passaram a atuar bem longe de Brasília, cuidando de casos comezinhos. Se antes se debruçavam sobre o petrolão, o maior escândalo de corrupção já descoberto no país, agora eles trabalham em processos ordinários que correm em Arapiraca (Alagoas), Paracatu (Minas Gerais) e São João do Meriti (Rio de Janeiro). A apuração disciplinar não representa apenas uma ameaça permanente de punição. Enquanto estiver em curso, ela também atrapalha qualquer tentativa de reacomodação do trio na carreira. Recentemente, a PGR usou a sindicância como argumento para vetar a ida de Luana Vargas para o grupo de procuradores que substituiu a extinta força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro.

A “maldição” de Toffoli também atingiu auditores da Receita Federal que esbarraram no escritório de advocacia da mulher do ministro em uma apuração sobre possíveis fraudes tributárias. Em 2019, veio à tona a notícia de que a banca da advogada Roberta Rangel estava na relação dos 134 alvos de investigação do Fisco relacionados a agentes públicos e que apresentavam movimentações suspeitas, como evolução patrimonial e transações com dinheiro em espécie em valores significativos – a advogada Guiomar Mendes, mulher do ministro Gilmar Mendes, também estava na lista. Em agosto daquele mesmo ano, o ministro Alexandre de Moraes suspendeu a investigação da Receita e afastou do cargo os auditores Luciano Francisco Castro e Wilson Nelson da Silva, alegando “graves indícios de ilegalidades” e “direcionamento das apurações”. A dupla, que atuava na equipe especial de combate a fraudes tributárias, criada pela Receita justamente para fiscalizar agentes públicos, só foi reintegrada ao órgão três meses depois.

Como mostrou Crusoé no ano passado, três meses depois que a Receita começou a pedir explicações às empresas que contrataram o escritório de advocacia da mulher de Toffoli, o próprio ministro assinou uma liminar paralisando todas as investigações do país que estivessem utilizando dados compartilhados pela Receita Federal e pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf. Além de proferir a decisão, que só seria revertida tempos depois pelo plenário do Supremo, Toffoli aproveitou para angariar informações sobre as apurações que estavam em curso: ele determinou ao Banco Central que lhe enviasse todos os relatórios de inteligência financeira produzidos nos três anos anteriores e, assim, recebeu mais de 19 mil arquivos com dados sigilosos de 600 mil pessoas. No Brasil, a depender das circunstâncias, quem tem a caneta não apenas consegue saber o que há contra si, como pode, sem muito esforço, transformar investigadores em investigados. A mensagem por trás dessas medidas é a de que, antes de investigar um poderoso, é preciso pensar nas consequências.

Atualização — Até a tarde desta segunda-feira, 22, cinco ministros já haviam votado no plenário virtual do Supremo. O placar provisório estava em 3 a 2 pela anulação da delação premiada de Sérgio Cabral, segundo o STF. O relator Edson Fachin acolheu preliminarmente o recurso da PGR defendendo que o acordo feito com a Polícia Federal deveria ter tido anuência do MPF, o que torna sem efeito o ato dele que homologou a delação em fevereiro do ano passado. Gilmar Mendes também votou para derrubar a delação de Cabral e ainda pediu que o delegado responsável pelo caso seja investigado por abuso de autoridade e violação de sigilo profissional. O voto de Gilmar foi acompanhado pelo ministro Kassio Marques. Os ministros Luís Roberto Barroso e Marco Aurélio Mello votaram pela manutenção do acordo celebrado com a PF.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O amigo do amigo do meu pai, fez novas amizades e uma notícia como essa, fica restrita a essa ilha do jornalismo, que será bem difícil encontrar por ai, nos denominados "grandes jornais"

  2. Tofolli, amiguinho de Zé Dirceu, é uma maldição. Kassio, amiguinho de Bolsonaro, é uma maldição. Lewan, amiguinho de Lula, é uma maldição. Gilmar, amiguinho de FHC, é uma maldição. Kakay, amiguinho desta turma toda, é uma maldição. Azar do contribuinte, sem "amiguinhos", condenado a sustentar esta estrutura podre, cara e injusta!

  3. Esse tipo de matéria que diferencia a Crusoé dos demais veículos. Parabéns. Que os agentes públicos corajosos também sejam creditados aqui.

  4. Nenhuma surpresa em relação a este eterno adEvogadozinho da máfiaPT. Uma máfia, que sob as ordens do analfabeto corrupto de 9Dedos e do Zé Dirceu, mandou [email protected] 2 prefeitos e diversas testemunhas dos casos. Uma máfia que é aliada do PCC, das Farcs, Hamas e outros grupos terroristas, como o MST e MTST. Vide o que esta máfia faz em Diadema em conjunto com sindicalistas... um banho de [email protected] toda semana.

  5. Somente o Senado é capaz de julgar os membros do STF, portanto porque a CPI da LAVA TOGA não anda? Alguém tem o rabo preso no Senado e tem medo de sofrer retaliações do STF? Não devia ser assim, honrados senadores!

  6. Temos q focar nas eleições do Senado, só com um Senado poderemos mudar essa situação..!!! Senadores de rabo preso nada farão..!! Tempo de mandato é a palavra, e toda decisão tem q ser do plenário. STF é uma corte constitucional. Processos criminosos têm q parar no STJ, última instância.

    1. Corretíssimo! A pergunta é, tendo como foco as próximas eleições: Como levar aos eleitores, em tempo hábil, esse entendimento?

  7. Uma pessoa decente e honrada jamais fugiria de ser investigada; pelo contrário, ficaria satisfeita em ver que nada tem para esconder. Quem não deve não teme. O pior é que no Supremo todos devem. O triste é que não temos a quem apelar; poderíamos apelar ao Senado, mas o Senado e composto, na maioria, de senadores com rabo preso no STF. uma vergonha! Uma tristeza!

  8. Agora começo a entender porque alguns países possuem grupos para-militares que combatem o governo. É tanta revolta de ver situações como esta, e que não se vê uma solução adequada ao caso, somente conchavos e mais conchavos, que cidadão de bem transforma sua revolta em luta armada. Se Brasil tivesse uma Farc, acho q estes ministros não dormiriam mais um paz

  9. Amigo do Amigo do Meu Pai mais sujo que pau de galinheiro, mas tendo o DNA do PT encrustado em sua derme, nem com soda caustica, ficará limpo

  10. Esse país infelizmente, só com sangue, mais muito sangue desses vermes da república. Sem o extermínio tipo vírus chinês, morte em massa dessa raça desgraçada que dominou os 3 poderes, jamais seremos uma nação.

  11. Brasil é um país às avessas por obra e consequência deste STF! Toffoli pensava q ficaria posando d santo e protetor da Constituição ao mesmo tempo q age como um demônio? Cedo ou tarde a verdade vem à tona e desnuda a todos! As sujeiras do STF não são mais segredos há muito tempo! Querem continuar apagando incêndios? Acabem d vez c/ as carreiras d juiz d primeira instância (q o juiz d garantias já tratou disto mesmo), mais as carreiras d Delegado da PF e d Procuradores da Justiça!

  12. Informações gravíssimas, não podemos viver num país onde a maior corte do Judiciário composta por Ministros sejam impunes à investigações. O Poder Judiciário após a CF/88 passou a ser "blindado" tem quase uma "caixa preta". A sociedade deseja que as denúncias sejam apuradas e que os investidores não seja intimidados a ponto de passarem a ser investigados. O STF tem que conduzir e garantir que a Constituição Federal seja cumprida inclusive aos seus pares, afinal eles como "guardiões da CF/88".

    1. Suzete, lá naquela pocilga, apelidada de "Instituto Lula II" não tem ninguém ético não, Barroso é só mais um dos mesmos.

  13. Não sei nem o que pensar. Parece que não há solução. Meu receio é que essas coisas virem alimentos para os bolsomínios. Abre chance para nosso PR falar mais despautérios.

    1. é o jogo da.chantagem mutua e todos socorrem uns aos outros visto que todos tem pecados a pagar isso não vai acabar nunca. O mais inteligente a fazer é deixar o navio entregue aos ratos, não existem mais homens de verdade no comando desta navio.

  14. Esse tipo de notícia nos trás uma sensação de desolação do nosso país pela corrupção. A sensação de que quem opta pelo caminho do mal caratismo está vencendo. Só minha fé, minha crença de que o mal jamais vai vencer o bem e que tudo nesta vida passa, inclusive os corruptos, é capaz de me trazer o otimismo de viver nesta nação. Nós seremos vitoriosos! O mal não vai vencer o bem! O corruptos terão o que merecem! E será aqui! Na terra!

  15. O Mecanismo. Única forma de acabar com esta festa é elegermos senadores ficha limpa, sem rabo preso, para que abram processos de impeachment dos ministros criminosos, alias bons senadores nunca teriam aceitado esses criminosos no STF. STF deveria ser encarreiramento, sem indicação política, independência total.

    1. cabe esclarecer que a luta era.contra Renan Calheiros e precisaríamos atacar Matrix infelizmente o mundo não é o que parece .....esta dominado pela justiça injusta nada mais surreal. todos vamos ser triturados pela realidade virtual ...já era

    2. Alcolumbre foi escolhido para se “evitar” o Romero Jucá. De modo geral, comemorou-se que o Jucá não se reelegeu. Mais: muitos consideraram uma “prova” de q o brasileiro estava tentando “depurar” o sistema ao “dar um pé na bunda” do Jucá. Enfim, sem uma ampla reforma ELEITORAL e PARTIDÁRIA não há a menor esperança (VOTO DISTRITAL PURO, recall, FIM de todo verba pública para partidos, candidaturas independentes, entre outras medidas).

  16. Com toda essa canalhice desvaiarda do STF , ainda o Presidente abilolado esta prestes a escolher um terrivelmente evangélico...Vai perder mais uma chance de por alguém capacitado no Supremo. E esta é a história do Brasil.Os " amigos" se fortalecem e o povo fica à mercê de seus desmandos. Ja perdi a esperança de ver o Brasil nos eixos. Pois os canalhas se perpetuam no poder . Por isso estamos sempre patinando.

  17. Só nos resta lamentar a Corte Suprema que temos. A PEC da Bengala é a solução, já que temos um Senado comprometido com o mal feito.

    1. É solução nada. Basta ser indicado um tranqueira após ao outro. Continuaremos com maus elementos do mesmo jeito, só vai trocar mais rápido a “foto do time”. Pode ser até pior, com “pouco tempo para se dar bem”, os futuros tranqueiras sejam mais sacanas e mais “espertos” que os atuais.

  18. Incrível! Não se sabe quem será o enforcado nessa trama de maldades. Chafurdam todos na lama do chiqueiro , queimam-se na fogueira das vaidades!

  19. Fogueira de vaidades: todos os órgãos públicos envolvidos põem-se a tecer cordas para enforcamento de algum integrante. Quem será o enforcado? Não se sabe.

  20. Fogueira de vaidades existente todos os órgãos que se entrelaçam para tecer cordas de enforcamento . Só não se sabe quem será o enforcado em praça pública.

  21. Só fico no Antagonista em respeito a Lava jato e as denúncias dos ladroes e criminosos que estão no poder e governam o país

  22. Cachorro ovelheiro só matando ! Este dito da campanha era preconizado pelo meu professor de direito penal nos idos dos anos 80 para falar que assassinos tem recuperação ,mas ladrao nao! Isto vale para qualquer tipo de ladrao inclusive os das altas esferas que se protegem ! Quem protege criminoso criminoso é!

  23. que suplantam as provas materiais dos crimes. Quando o STF quer anular um processo penal basta invocar alguns princípios, como da ampla defesa, da imparcialidade do Juiz, da competência do foro e anular tudo, até mesmo após o trânsito em julgado, como foi o caso de Lula e em sede de habeas corpus, o que só admissível no Brasil. Sem dúvida o sistema de indicação de ministros do STF tem que mudar. Deveriam ser escolhidos pelo povo a cada 3a. eleição de PR da república para mandado de 12 anos.

  24. A conclusão a que se chega é de que simplesmente não há meios dentro do sistema jurídico brasileiro de combater a corrupção dos poderosos.

  25. Com respeito, a sensação geral é que crescem às críticas contra a nossa Suprema Corre de Justiça. A desconstrução da Lava Jato foi um tiro de canhão no pé. A perseguição ao ex-Juiz Sérgio Moro e aos Procuradores só contribui para a deslegitimação do STF perante a população. As mudanças de entendimento dos ministros Fachin e Carmen Lúcia foi demais pq passam a nítida impressão de que combater a corrupção nunca será uma prioridade na Justiça que tudo anula com base em formalismos anacrônicos que

  26. Eu só espero que O Anatagonita não pare de informar toda essa sujeira praticada por essas autoridades que se acham Deuses, e que a sociedade tome uma iniciativa contra tais práticas jurídicas. Só a sociedade de autoridade para certas mudanças.

  27. Todas as instituições estão podres , só a terceira via para fazer uma faxina....e nós brasileiros vamos ter que votar certo, somos a nossa única chance!

  28. Leiam o artigo do Dr Sérgio Moro, nesta mesma edição. A criação de um Tribunal Internacional Anti Corrupção seria de máxima valia para o Brasil, onde a Suprema Corte é a MATRIZ do crime organizado nacional.

    1. Moro entreguista. Que tal dar o governo do Brasil a algum gringo? Moro é um tonto que acreditava (talvez acredita ainda) que bastaria “cumprir a lei” que as coisas dariam certas. O tonto está aprendendo da pior forma possível: sendo perseguido e criminalizado. Talvez chegue a cogitar a hipótese que aqui, “cumprir a lei” não funciona, pois a lei foi escrita para manter a burocracia e a oligarquia política escravizando a Nação.

  29. E roubados com o apoio da imprensa tradicional. Essa verdade esta dita pelo Sr. Emilio Odebrecht no livro a Organização quando historia que o Grupo Globolixo e o Folha de São Paulo o estorquiram para lhe tomar individualmente um Parque Gráfico . E o nosso velho Juca Chaves quando diz que pagando a imprensa é capaz de publicar a verdade!!!!!

  30. A maior mentira brasileira e de suas leis nasce na própria constituição na afirmativa: TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI! se isso fosse verdade não existiria nenhuma proibição de se fiscalizar aquele que precisa de se mostrar como a mulher de César. Íntegro, honesto e fiel ao cumprimento das Leis. Essa grande potoca distancia nosso pais de todos aqueles que se mostram no mundo como prósperos e com seu povo apresentando graus de desenvolvimento inatingíveis para os brasileiros sempre enganados

    1. Realmente é nojento e corrupto.. Vejam que praticamente só temos CRUSOE para ler. Outros órgãos de imprensa não publicam a perseguição aos delegados da Polícia Federal.

  31. Tenho muito nojo do STF ,um órgão público, pago com o nosso dinheiro, e que não tem um pingo de verdade ou decência em si. Se o povo continuar acovardado assim, não sei onde vamos parar. MS

    1. Mas é o Arras na PGR ?? O que me diz? Criminoso que protege criminoso criminoso é!

    2. 'A pior ditadura é a Ditadura do Poder Judiciário. Contra ela não há a quem recorrer.' Nunca as palavras de Rui Barbosa foram tão verdadeiras. Estamos nas mãos dos mais poderosos gangsters, sem a menor chance de reação - nem a arma da democracia nos é oferecida. As cúpulas do Judiciário e Legislativo se protegendo, mutuamente, descaradamente.

    1. Nem precisa investigar... BASTA UM COAF E CAEM TODOS ! SÃO TODOS CORRUPTOS, BANDIDOS

  32. STF, que vergonha, ministro Barroso, eu não queria nunca na minha vida estar no seu lugar. Essa corte composta por alguns bandidos não merece a sua companhia. Você é digno, você representa o povo brasileiro. Se você como presidente da corte está impotente diante desses abutres, agora fique imaginando nós, brasileiros, simples mortais. Que Deus guie o seu caminho, porque sabedoria nós sabemos que você tem. Um dia o povo acorda.

    1. Jucemir o Barroso é presidente do TSE, o presidente do STF é o Fux.

  33. Porque não deixam apurar pra provar suas inocencias, ao invés de destruírem as investigações? São uns calhordas!!!

  34. Mais uma vez, o petista-ministro sairá incólume das acusações de que é "vítima", já que nada será investigado. Alguém duvida?

  35. Tudo escrito por Fábio Leite, Crusoé-21Mai21, A Maldição de Tofolli, nos leva a crer piamente que estamos diante da maior e mais poderosa quadrilha já formada nas hostes do Judiciário desse Brasil. Não seriam poderosos gangsters com domínio sobre este ou aquele juiz de plantão. Estaríamos vivendo a situação em que esses poderosos gangsters seriam os próprios juízes. Aqueles que mandam prender e mandam soltar à sua própria conveniência. sem limites ou barreiras. É, simplesmente, assustador!!!

  36. E ainda me cobram imposto de renda para sustentar essa corja. Nunca tive renda. Sempre fui assalariado. Disso ninguém fala e nem atualizam a tabela do IR. mais de 100% defasada. "Justiça" no Brasil é como Marinha na Bolívia.

  37. Fato: STF institucionaliza a corrupção e a impunidade reinantes no país. Antro de corporativismo explícito exercido com poder ilimitado e atuação perversa de seus integrantes. Haverá de ter um fim esta, que é a pior de todas tiranias.

  38. Se podemos vislumbrar algo de positivo no nosso STF, é saber que nem todos os ministros se curvaram ao espírito de corpo. Como saber se o Toffoli é inocente, se já correm para blindar o "colega", "amigo", parceiro?

  39. Suprema ou pequena corte??? Um descalabro atras do outro???? É repugnante assistir tantas aberrações que nos causa revolta como cidadãos. Isto pode ser chamado de justiça???

  40. Inacreditável a desfaçatez da maioria dos ministros do STF. Já não se constrangem de acobertar mal feitos uns dos outros. Triste.

    1. Verdade. Porém essa desfaçatez é incentivada por nós, que assistimos a tudo passivamente!

  41. A verdade cedo ou tarde se imporá. Toffoli nunca mereceu estar no STF. Ele compromete a credibilidade da mais alta corte do país. Será que o STF continuará a ser dominado pelo corporativismo vergonhoso que lhe tira sua autoridade moral e ética? Fachin de novo dá voto de dúbia covardia. Será que somente Barroso honrará a toga?

    1. Difícil cenário. Quando vivemos um governo corrupto, incompetente, criminoso, indigno e desclassificado; seria importante ter uma suprema corte. competente e confiável para contrabalancear. O que vemos porém é uma suprema corte prostituida, de baixíssimo nível, de qualidade igual ou pior que o presidente da República e ainda do lamaçal de corrupção representado pelo congresso.

  42. Com todas as vênias possíveis, como dizer que neste país há igualdade de todos perante a lei?! Nunca se viu tantas suspeitas de maus feitos relatadas por órgãos de imprensa contra ministros do STF e outras autoridades como agora. É de arrepiar! Infelizmente quem devia julgá-los nunca exerceu esse mister, o Senado Federal. Apelar a quem? Sem dúvida nossas instituições carecem de revisão e adaptação ao Século XXI de modo nada fique escondido debaixo dos tapetes persas dos gabinetes de Brasília.

  43. Obrigada a Crusoé por mais esta excelente matéria. Ao mesmo tempo que ficamos satisfeitos ao lê-la, nos dá nojo e asco ao saber mais um ato de corrupção desses vermes do STF.

  44. E a pergunta se impõe: pq será que a mídia geral não solta uma linha sequer sobre essas canalhices do altos poderes? O único veículo que tem coragem de divulgar essas patifarias é a Crusoé e o Antagonista.. logo logo vão amordaça-los. País de m.e.r.d.a esse..

  45. O acobertamento, a impunidade, e desfaçatez de algumas altas autoridades públicas, disfarçam suas desonestidades, fazendo girar a máquina do poder que eles encarnam, para triturar os que, corajosamente, os denunciam. Este país é a vergonha descarada dessas canalhices. Isso nunca vai mudar. Essas forças do mal ainda vão conseguir acabar com a Crusoé. Anotem. apscosta/df

  46. Fachin e Carmen Lucia foram abduzidos, Toffoli, GM, Lewando sempre foram do mal...so mudando a vigência dos mandatos deles via lei

  47. Só com uma Boa reportagem e a liberdade de imprensa para sabermos os bastidores da corrupção na República e até nas altas cortes que interpretam a Constituição a seu bel prazer . Enquanto o corporativismo enriquecem os corruptos, a massa de brasileiros na miséria aumenta na mesma proporção e a história mostra que isso sempre acaba mal.

  48. todas as decisões do STF q foram contra a vontade popular e sem respaldo técnico, se deram neste momento. em.q a população decente e honesta está assustada e com medo da covid. Aproveitando deste momento, pois sabem q não haverá qualquer repercussão nas ruas. Já q os apoiadores da esquerda e da direita estão satisfeitos com estas decisões. aqueles q não são de seguir o rebanho, somente se lamenta com seus botons. A imprensa também corrupta e ideológica somente defende o seu lado.

  49. Fábio, mais uma vez, como as anteriores, reportagem excelente! Meus cumprimentos e agradecimentos à Crusoé e ao grande Rodrigo Rangel !

  50. Vamos soltar o Cabral. Trazê-lo de volta ao Palácio da Guanabara. Coerência senhores. Coerência! Lula está quase garantido no seu terceiro período de roubos, digo terceiro mandato presidencial. Por que não o cabralzinho?

  51. Alguém acredita que não existam corruptos no STF e na Justiça em geral? Não resistiriam a uma investigação séria. Por que Cabral mentiria em relação a Toffoli ? Que vantagem levaria com isso ? Adivinhem quais Ministros serão contra a homologação da delação de Cabral...rss Os 4, com certeza...rss

  52. É preciso alterar o mandato vitalicio para 5 anos e acabar com as indicações, criar uma lista com os próximos que irão assumir com base em tempo e serviços prestados e a cada ano substituir 2 deles.

  53. Contra os "INTOCÁVEIS " tudo fica fadado ai insucesso ! Incrivel ! Quem vai punir esta corja ?so Deus mesmo .Coitados dos investigadores !como investidores vão colocar dólares aqui ? Justiça só para ladrões de galinha,sampoo,absorventes etc ! Lamentável.

  54. Mais um exemplo do poder absoluto dos ministros do STF, o que caracteriza uma ditadura do judiciário. Estão literalmente acima da lei, e não podem ser investigados por ninguém. Nosso arcabouço jurídico foi cuidadosamente projetado e é permanentemente aperfeiçoado para defender privilégios e a delinquência, sendo que neste último caso, quanto mais alto o nível social e de poder do investigado, maior é a rede de proteção. Não vejo saída para solução deste "problema estrutural" de nossa democracia.

  55. O STF é outra vergonha da Nação brasileira, todos sabem das vendas de sentença na Suprema Corte. Hoje, o STF é uma instituição cooptada pelo corrupção e pela má política praticados no Brasil.

  56. A equipe de Crusoé merece sempre os parabéns pelo excelente trabalho, mas ser assinante é duro. Cada semana é um novo chute no saco, murro na barriga e paulada na nuca. O poder no Brasil é um esgoto a céu aberto, jorrando chorume sem cessar.

    1. É inestimável o trabalho feito pela revista ! As pauladas , chutes e socos não pertencem à revista que só faz denunciá-los ... estes que são deferidos sem clemência pelos detentores do poder , impunemente !! Mesmo assim , preferível saber que fazer de conta que tudo está azul com bolinhas cor de rosa ! Há revolta e sofrimento . Imagine os servidores que no cumprimento da missão são perseguidos . Mas estes sentimentos plasmam nossa consciência e resistência . Aguentaremos !#2022 está logo ali

  57. Mendes até entendo, afinal a esposa dele também deve estar envolvida na delação. Já o Facchin, cada dia mais me surpreendo. Parabéns ao Barroso por aceitar o inquérito. Mas já sabemos como vai terminar, para a tristeza de todos nós, ou quase todos!!! Pobre Brasil!!!😪😪😪🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  58. A cada dia mais eu me envergonho desse stf. Ao fim da atuação desses crápulas as pessoas decentes são perseguidas e punidas. É nojento.

  59. É triste, Fábio, mas o brasil, desgraçadamente, é a terra dos privilégios, do corporativismo do favorecimento a interesses escusos. A ditadura do judiciário é a pior pois não temos a quem recorrer. A desgraça começa na CF88 com o malfadado foro privilegiado. Tamo f...

  60. Conclusão da Crusoé, 21.05.: S. Cabral denunciou Toffoli e foi mal; STF destruiu a CF, soltou Lula, para sua reeleição, engavetou denúncias contra seus aliados corruptos; J.M.B. comprou senadores para se blindar. Os Generais das FFAA covardes! O Brasil se ferrou!

  61. Com base no comportamento de determinados Ministros, o STF deveria mudar sua sigla para ScqTF: "Sabe Com Quem Tá Falando???"- aquela frase usada por gente prepotente, que se considera ACIMA das Leis e ignora o "Somos Todos Iguais" da nossa Constituição. Quando gente dessa laia frequenta um Tribunal dito "Supremo", a INSTITUIÇÃO e o conceito de JUSTIÇA SE DESMORALIZAM COMPLETAMENTE.

  62. Óbvio que, se fosse inocente, deveria pedir aos outros ministros do STF concordassem que fosse investigado e pediria afastamento da magistratura enquanto durassem as diligências!

  63. Deixa eu entender, um réu condenado por corrupção usa um dispositivo legal, a delação premiada, para tentar diminuir sua pena e acusa um cidadão de praticar crime igual ao seu, aí um tribunal decide anular a delação sem dar ao delatado o direito de provar sua inocência e processar o delator por injúria e difamação, é isso? Não me estranha que o Brasil esteja sendo considerado a latrina jurídica do mundo.

    1. Excelente comentário. Parabéns, concordo plenamente com sua opinião Sr. Velho na Janela.

  64. Já não somos uma nação. Todas, invariavelmente todas, as instituições de Estado estão controladas, em favor do modelo econômico q privilegia empresas q lucram através do erário sem precisar competir. Essa proteção é paga, claro, aos agentes públicos q os protegem. A Lava Jato balançou o esquema, mas não mudou o poder político. Voltaram com mais força, com a ajuda do Bolso, q limpou a área. Lula retorna p colocar ordem na casa, já q tem apoio popular, controla sindicatos, etc. Tristes trópicos.

  65. Os brasileiros honestos são massacrados por bandidos de toga.Se estas togas falassem...triste Brasil.não temos em quem acreditar..os poucos corajosos são punidos...

  66. Mais do mesmo quando se trata de investigar os 'intocáveis". Como digo sempre, a Roda da Fortuna gira, não fica parada: hoje em cima, amanhã embaixo. Esses senhores hoje julgam. Amanhã serão julgados.

  67. É uma VERGONHA!!! Qualquer membro dos três Poderes que tivessem quaisquer indícios de crimes, deveriam ser imediatamente afastados e investigados até que tudo fosse esclarecido. Enquanto permitirmos que denunciados, investigados e até réus participem, especialmente, do Legislativo e do Judiciário, nunca teremos justiça!!!

  68. Pobre país que tem um STF chinfrim, muquirana, como este de Tofolli e Gilmar. Alguns ministros, que ainda gozavam de certo prestígio, acabam sugados pela máquina, enquanto o contribuinte é obrigado a bancar todo este horroroso circo!

  69. No Brasil essa historia de votar certo já não vale mais. Está tudo corrompido. É estrutural. Pode votar no mais "honesto". Vai ser enquadrado. O sistema enquadra. A corrupção venceu no país. Seguimos firmes para um gigante irrelevante frente ao mundo.

  70. Existe uma quadrilha no STF, ninguém esta acima da lei........ só o Tofoli, Gilmar Mendes e sua turma............ uma vergonha.

    1. A quadrilha do STF está acima da lei e vai continuar assim até começar a morrer ministro.

  71. os EXEMPLOS EXCECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  72. Deve ser terrível trabalhar séria e eficientemente e ver o resultado do seu trabalho ser destruído por motivos espúrios. É revoltante e desanimador constatar a que ponto chegamos. Nos tornamos uma Rússia, onde a bandidagem se sobrepõe à probidade e, à torto e à direito, indivíduos “somem” por se contraporem ao sistema.

  73. É uma vergonha! Bando de corruptos descarados! A própria proibição de investigar é uma confissão de culpa. Quem não deve não teme. E ficam lá se chamando de Excelência.

  74. Será que conseguiremos livrar o Brasil desses corruptos? Não deve ser fácil para esses Servidores que cumpriram com suas obrigações Constitucionais ver todo o seu trabalho ético ser destruído por esses bandidos sem escrúpulo!

  75. Muito triste ler esse tipo de reportagem. A sensação de impotência é enorme e crescente. O Brasil não tem jeito, são quadrilhas em todos os poderes da República que se retroalimentam, garantindo proteção eterna e a perpetuação de crimes de toda sorte. Aqui neste país a lei só vale para quem é pobre, sem recursos para pagar os advogados amigos de quem decide. Quem poderia investigar os ministros da corte suprema? O Senado! Quem investiga os senadores? Eis a origem de todo o mal. LIXO!!!!

  76. A esperança da nação brasileira seria se todos os procuradores delegados policiais e juízes que tentam e não conseguem combater esse mecanismo podre , pois o estado todo foi tomado pelos grandes marginais , esse pessoal deveria saírem candidatos principalmente ao senado que se fosse limpo já teria dado andamento aos diversos processos de impeachment contra os ministros que estão no meio de denúncias que são paradas pela canetada, uma nação não pode viver refém de poucos nomeados.

  77. Esse Brasil obscuro, sujo, repugnante não podemos aceitar, como é bom investigar os outros, escondendo-se da competência de seu cargo no principal tribunal de um País, mas espero que a justiça divina não os deixe escapar.

  78. Ha um grupo de procuradores que deveriam se candidatar p mudar essa farra que existe no STF e outros órgãos da federacao. Estou cansada de bancar esses ladroes... é o nosso dinheiro que paga toda essa canalhada

    1. Maria corremos o risco de 2022 ter q escolher entre dois corruptos Lula e Bolsonaro (eu me nego a votar em qq um dos dois) com o apoio da maioria dos brasileiros pelo q estou vendo. Esses políticos corruptos q bancam esses ministros então vai continuar como está.

    2. Maria, esse é meu sonho também. Ocorre que há no serviço público brasileiro uma classe de servidores apelidados de "Os intocáveis". São gente da pior espécie, pagos com nosso dinheiros e envolvidos em crimes que, em países sérios, se condenados pegariam prisão perpétua. A maioria deles estão nos tribunais superiores, CNMP e PGR. Gente séria no Congresso Nacional se perdem na multidão e viram comida dos ratos que infestam aquele lugar.

    1. Ele só relatou fatos. Que política! Você está no bolso do Toffoli, por acaso?

  79. Um país sério com o povo determinado em estar bem governado jamais ficaria inerte ante tantos atos de má gestão, de corrupção explícita vinda daqueles que deveriam trabalhar para dissipá-la. Deveríamos todos, mesmo com a pandemia, ir às ruas e mostrar que temos força e razão para, quiçá, acabar com tantos atos que matam por via indireta o povo tão sofrido.

  80. Sem fazer juízo de valor, mas parece que a fonte da Crusoe é o próprio delegado. Uma reportagem mais responsável traria detalhes da delação e ouviria os envolvidos. Trata-se de Sérgio Cabral o delator, um mestre na arte da manipulação.

    1. Esse aí é o protótipo do brasileiro-cúmplice..90% do povo do país tem esse mesmo perfil..

    2. Márcio, está achando que todo esse movimento é porque o ministro é inocente??? Não é uma só acusação de corrupção, são inúmeras e o corrupto usa do nosso estado para agir como se fosse o rei.

    3. A deleção está sob sigilo, sendo assim, a Cruzoé não pode ouvir as partes. Além do mais é assegurado o sigilo da fonte. Ótima reportagem.

  81. Eu ficava indignado quando estudava história e lia sobre Tiradentes. Como fazer para vingar os algozes que o esquartejaram. Kkkkk vivemos a mesma situação hoje. Só tem algozes. Revoltante

  82. Tofolli vende facilidades com certeza porque são muitos os relatos apontando contra ele, agora o que não se consegue entender é porque o STF o protege apesar do desgaste para o tribunal. Será que vale a pena desmoralizar o tribunal para defender um ministro que volta e meia aparece em delações?

    1. Depois da última votação marcante da Carmen Lúcia, ficou claro que são todos iguais. Corruptos e vendidos!

    2. Neste STF um protege o outro. Ninguém está preocupado com a imagem e descredito da instituição que deveria ser a mais admirada do país, como um exemplo de defesa da garantia dos direitos dos cidadãos via Constitucao Federal. Parece que nem presidente o STF tem porque Fux é uma imensa decepção. Quem preside de fato é o asqueroso Gilmar Mendes, libertador-mór de corruptos!

  83. Desde que "nasceu" para o mundo, o Brasil está fadado a ter todas as falcatruas, cometidas pelos poderosos, abençoadas por uma "justiça" bajuladora e corporativista. Este é o Brasil ainda hoje. Talvez, isso só comece a mudar daqui a uns 50 anos, quando uma geração, que ainda está por ganhar corpo e movimento, começar a demonstrar seu repúdio a este caos, porque muitas crianças já revelam ter nobreza de caráter e princípios éticos universais. Só crendo nas futuras gerações, pra não enlouquecer.

  84. Em empresasmdo setor privado, retaliar gera demissão, ou seja, Tofolli estaria na rua, assim como Gilmar. Qdo o STF comete abusos, a quem reclamar? A integridade deveria falar mais alto que espírito de corporativismo

  85. Há sim esperança! Basta saber o que queremos. Já passamos do ponto de apontar as trevas cumpre-nos fazer luz! Que venham o Parlamentarismo Clássico com Voto Distrital e a alteração da composição do STF para 27 membros, um por cada unidade federativa eleitos por colégio eleitoral, para mandato de 10 anos. Os que lá estiverem poderão permanecer pelo tempo que faltar ao cumprimento deste prazo. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    1. Vc parece que está vivendo na Nova Zelandia, meu chapa.. asui é [email protected] de ni guém.. manda quempode, obedece quem tem juízo..

    2. O STJ tem 33 Ministros e não há nenhum crítica quanto a isso! Namastê!

    3. Chaves aumentou o número de membros, mas não com mandatos e muito menos eleitos por Colégio Eleitoral independente. Namastê!

  86. agente ler essa noticia e fica a pensa o como pode tudo isso pobre de nos tao honestos comprido nossas deveres e vê tudo isso e triste

  87. A cada reportagem Crusoé prova ser o órgão de imprensa mais independente que há no Brasil. Continuem assim, moçada. A história lhes dará o merecido reconhecimento.

    1. Quaqyaqua.. só rindo mesmo.. no devido tempo, meu chapa, vão dar um jeito de calar a revista... ou inventando um artifício para intimidá-los. Nao há solução no horizonte..

  88. Chega a dar náuseas a sujeira da suprema corte do Brasil, ou se toma uma atitude rigorosa contra esses "semideuses caídos" através de uma revolta popular ou como melhor opção democrática renovar através do voto os integrantes do senado. Vamos conscientizar o povo para nas próximas eleições não votarem em políticos com o rabo preso através de intensa divulgação na rede de seus atos e fatos a favor da corrupção.

    1. Realmente foi o maior fraude eleitoral, covarde, mentiroso, arrogante e comprometido com os corruptos, resumindo um "cavalo de troia " que colocamos no poder.

    2. O problema é que quem quer se revoltar contra o STF também defende um presidente que, contra sua própria narrativa, fez de tudo para a impunidade continuar. Se foi obrigado ou não, não importa. Quem votou nele se iludiu achando que ele teria coragem para ir contra.

  89. Fique claro: ao cidadão honesto cabe pagar impostos, lagostas e super-salários. Investigar, saber? Necatibiriba!. No máximo, ler a Crusoé, mas sem citar nomes supremos nos comentários.

  90. Só mesmo um raio caindo na cabeça… Uma vergonha escandalosa que é difícil até de acreditar! Lamentável.

  91. Tenho uma idéia. Colar uma placa nas costas dos corruptos com o seguinte:Eu sou do Hamas e avisar Israel. Acredito que o problema será resolvido em tempo Recorde

  92. Nesta altura do campeonato, não há mais idealismo. Só mesmo sendo um completo idiota para achar que vale a pena investigar poderoso, muito menos um deus supremo. Muito melhor e promissor praticar a traficância política, passaporte fundamental para ascensão nas carreiras.

  93. Este é sem, dúvida, o maior e melhor veículo de comunicação a serviço do Brasil e da democracia. Deus queira que por muito e muito tempo. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    1. Pois meu chapa.. e de que adianta isso? P.or.r.a nenhuma.. zero..

  94. Isso aqui é terra sem lei, e eles ainda falam nos discursos de posse que a lei é para todos!! Esse tipo de democracia sem vergonha não interessa!!

  95. Isso é a prova real de como não temos salvação...quem escolheu Aras sabia o que ele estava disposto a fazer...imagine no STF...talvez nem seja só o poderoso cargo que vislumbre. Poder fazer o que quiser e nem investigado ser...isso é o principal.

  96. A velha sacanagem continua e parece que tudo, como sempre, termina em nada; pobre país; talvez meus bisnetos, um dia, se orgulhem do Brasil em que viverão

    1. Jairo, tenho inveja desse seu otimismo. Irão passar gerações e gerações para, quiçá, o Brasil ter uma luz no fim do túnel. E olha que esse túnel é quase sem fim diante de uma elite política tão imensamente vergonhosa que temos. Triste futuro para nós simples mortais.

  97. A corvolândia desses moleques da s.alafrária t.ripudiadora f.arsante daqui, comporta-se pior do que os seus pares venezuelanos: lá eles estão sob ameaças e pressão de um ditador facínora declarado, aqui eles são marginais que se vendem de livre e espontânea vontade, àààààà vontade aos outros e uns aos outros!!!!!!!!!! CANALHADA!!!!! Com 3 raríssimas e honrosas exceções. E o senado que poderia fazer, faz o quê em relação à facção desses marginais???????? Nada. SÃO CÚMPLICES.

    1. Gilmau e esse advogadinho do pt . Não consigo entender a utilidade desses dois estrumes contaminados para a sociedade.Apenas para fazer o povo sofrer, ter sentimentos que não vale a pena sermos honestos . E sempre estão por cima. Um médico plantonista, um bombeiro , soldado entre outras profissões nobres são ignorados e muito mal remunerados. O povo precisa ir às ruas novamente, não pró bozo e sim apoiar os defensores da sociedade ( Dr Moro, Lava Jato e delegados do bem)

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO